TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Qalidade 5s

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 9

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S

Resumo: Apresenta os detalhes e a importância da implementação de um sistema da qualidade, e seus resultados para uma melhoria do ambiente de trabalho em uma organização.

Palavras Chaves: 5S,Qualidade Total, Implementação.

  1. INTRODUÇÃO

O Programa 5S consta de cinco passos para auxiliar na melhor organização do local de trabalho. Cuidar da limpeza, usar bem os materiais, evitar desperdícios e tomar uma série de atitudes, mas indispensáveis para alcançarmos uma qualidade de vida, tornando o nosso ambiente de trabalho saudável e produtivo.

  1. OBJETIVOS

Preparar o ambiente para a implantação do 5S, através da mudança de atitudes e comportamentos, isto é, melhorando a qualidade, aumentando a produtividade, prevenindo acidentes, incentivando a criatividade, reduzindo desperdícios e otimizando o tempo das tarefas.

  1. JUSTIFICATIVAS

O Programa 5S tem o objetivo de organizar o ambiente de trabalho em todos os sentidos. Para que seja implantado, é preciso que os sensos da Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina sejam seguidos e utilizados de maneira eficaz.

Visando essa eficácia, a monografia que irá ser apresentada esclarecerá as funções de cada um e seu desenvolvimento ao longo de seu aperfeiçoamento.

  1. O QUE E O PROGRAMA 5S

O chamado "Programa 5S" é apresentado como sendo indicado para aplicação em qualquer ambiente. É apresentado, nos manuais e nas palestras proferidas nas empresas, como sendo o próprio bom-senso, mas de um modo que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional, segundo os seus apologistas, que também afirmam que convém que o 5S venha a se tornar um hábito, sendo que em algumas empresas é chamado de "Cultura 5S", justamente por ter sido tornado um costume. 

É a  mudança de atitudes de pessoas, através da assimilação de 5 conceitos simples, conhecidos como 5S, considerados como requisitos básicos mantendo-os sob a concreta realidade das Empresas.

A pesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva não constitui uma tarefa simples. O Programa 5S se enquadra nos conceitos de Gestão pela Qualidade Total, na medida que se centra em nova maneira de administrar empresas e gerir uma organização pela qualidade.

 De repente, ao tomarmos conhecimento destes conceitos tão óbvios, nos sentimos seduzidos a iniciar já a sua implantação. Mas certamente, as atitudes e hábitos decorrentes da prática do 5 S vão se chocar com os nossos hábitos e atitudes incorporados na nossa maneira de ser e agir constituindo assim um aspecto crítico da implantação. É a dificuldade de romper com os conceitos e pré-conceitos arraigados em nós.

Portanto, a Implantação do Programa 5S precisa ser sistematizada e planejada em todos os passos, se quisermos garantir a longevidade da mudança incorporada pela adoção daqueles conceitos simples. Quanto maior e mais complexa a organização, maior será a necessidade desta estruturação e mais detalhada ela devera ser.

Assim sendo, o Programa 5S tem sido considerado como o "Jardim de Infância da Qualidade", a escada pra se chegar a implantação de um sistema de qualidade como ISO 9000, já que engloba as etapas iniciais do Programa de Gestão pela Qualidade Total e também é utilizado como instrumento para alcançar programas mais avançados de qualidade nas empresas.

  1. ORIGEM E SIGNIFICADO

O Programa 5S de Qualidade Total teve suas atividades iniciadas no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial (anos 50), a fim de auxiliar a recuperação econômica e a reestruturação do parque industrial deste país.

Assim sendo, o termo "5S" deriva de cinco palavras japonesas – todas iniciadas com a letra S – as quais definem os cinco conceitos simples em que se baseia o programa.

No Brasil, foi formalmente lançado em 1991, através da Fundação Christiano Ottoni e, as palavras de origem japonesa foram traduzidas para o português utilizando-se da expressão senso de; não somente para que se mantivesse o nome original do programa, mas principalmente porque a mesma reflete a idéia da profunda mudança comportamental que ele implica, um exercício da capacidade individual de observação, análise e crítica.

Senso

Japonês

Português

Primeiro S

Seiri

Senso de Utilização

Segundo S

Seiton

Senso de Ordenação

Terceiro S

Seisou

Senso de Limpeza

Quarto S

Seiketsu

Senso de Saúde

Quinto S

Shitsuke

Senso de Autodisciplina

Fig 1[1]

Significado do Primeiro "S": Senso de Utlização

A existência deste senso prescinde de uma etapa de classificação de materiais, equipamentos, informações e dados; analisando o quanto os mesmos agregam valor para o bom andamento das atividades realizadas em dado local. Desta forma, deve livrar-se do hábito de acumular objetos e informações desnecessárias, ou seja, sem uso potencial. Afinal, ter senso de utilização significa aproveitar-se dos recursos disponíveis de acordo com a necessidade e adequação, evitando excesso e desperdício. Ainda podemos observar que é insuficiente apenas identificar tais excessos e/ou desperdícios sem agir a fim de apontar e bloquear a causa destes.

Significado do Segundo "S": Senso de Ordenação

O Senso de Ordenação complementa a atividade desenvolvida pelo primeiro senso, pois após realizada a classificação, necessário x desnecessário, é mais que natural dispor o material útil segundo uma ordem que facilite seu manuseio.

Assim, ter senso de ordenação representa a capacidade de estabelecer critérios apropriados (como freqüência de uso) para guardar equipamentos, informações e dados, de modo a eliminar a dificuldade de seu uso, procura e localização. Ou seja, organizá-los de forma racional, utilizando uma excelente comunicação visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (956.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com