TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de saude e seguranca para pequenas organizacoes

Por:   •  26/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  5.022 Palavras (21 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 21

Índice

1. Introdução        1

1.1. Objectivos        1

1.2. Problema        1

1.3. Hipotese        2

1.4. Metodologia        2

Capitulo II        3

2. Segurança do trabalho        3

2.1. Conceito:        3

2.2. Programa de saude e seguranca para pequenas organizacoes        6

2.3. Prevenção de acidentes        7

2.4. Razões para um programa de seguranca        8

3. Estatisticas dos acidentes        9

4. Identificação das causas dos acidentes        11

4.1. Custos directos e indirectos dos acidentes        12

5. Prevenção de roubos        12

6. Prevenção de incêndios        14

6.1. Classificação de incêndios        14

6.2. Métodos de extinção de incêndios        15

6.3. Tipos de extintores        15

6.4. Os sitemas fixos de combate a incêndio.        16

7. Administração de riscos        16

8. Conclusão        17

9. Referencias bibliográficas        19


1. Introdução

Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho. Logo, a análise de factores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.

Neste presente trabalho de pesquisa iremos abordar sobre o tema Segurança no Trabalho. Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adoptadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

1.1. Objectivos

O presente trabalho teve como objectivo descrever um sistema de gestão da segurança, através de um estudo de caso, que busca um ambiente livre de acidentes com lesões a partir de uma mudança de comportamento. Deve ainda, estar alinhado a um amplo programa de prevenção de acidentes, ou seja, a meta foi passar pelo sistema de gestão da segurança da Votorantim Metais – Unidade de Juiz de Fora, apresentando as diretrizes da organização na busca pelo “acidente zero”.

1.2. Problema

Sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam factores extremamente negativos para a empresa,  para o trabalhador acidentado e para a sociedade. Anualmente, as altas taxas de acidentes e doenças registadas pelas estatísticas oficiais expõem os elevados custos e prejuízos humanos, sociais e económicos que custam muito para o País, considerando apenas os dados do trabalho formal. O somatório das perdas, muitas delas irreparáveis, é avaliado e determinado levando-se em consideração os danos causados à integridade física e mental do trabalhador, os prejuízos da empresa e os demais custos resultantes para a sociedade.

1.3. Hipotese

Actualmente, segurança no trabalho é um tema trabalhado e disseminado em todo o mundo, ultrapassando fronteiras, mesmo que ainda em estágios diferentes em cada continente. Independentemente do porte da organização, este assunto é destaque na rotina de qualquer empresa visto que a responsabilidade social e a preocupação com o bem estar dos funcionários e de seus familiares são assuntos muito discutidos actualmente. Diante dessa situação, torna-se necessário priorizar acções e adoptar políticas mais contundentes para a prevenção dos fatores de riscos incidentes nos locais de trabalho. Estudos demonstraram que em mais de 96% dos acidentes, o comportamento de risco é a causa principal. Para mudar o comportamento de risco deve-se identificar as causas e corrigi-las. Um ambiente seguro deve existir no local como suporte para as pessoas trabalharem com segurança. Por buscar melhores resultados em segurança do trabalho por meio de um caminho inovador, que une as ferramentas aplicadas na gestão da segurança a um novo programa que busca mudar os preceitos comportamentais dos empregados e por estar inserido num ambiente em que a preocupação com a segurança vem antes até mesmo da importância que se dá à produtividade.

1.4. Metodologia

 Para elaborar o trabalho, inicialmente foram analisados os melhores meios para se pesquisar e apresentar as informações levantadas das quais consideramos como sendo a mais adequada a pesquisa descritiva. Em seguida, partiu-se para uma análise teórica do material disponível para consulta relacionado ao assunto trabalhado, verificando dessa maneira, os aspectos mais relevantes e os mais recentes directamente ligados ao tema. Todos os dados e informações foram levantados mediante pesquisas de referências bibliográficas de textos extraidos do manual de recursos humanos. Após isso seguiu-se a compilação do trabalho.

Capitulo II

(Revisão bibliográfica)

2. Segurança do trabalho

2.1. Conceito:

Segurança e higiene do trabalho são actividades interligadas que repercutem directamente sobre a continuidade da produção e sobre a moral dos empregados.

Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, seja eliminando condições inseguras do ambiente, seja instruindo ou convencendo as pessoas da utilização de práticas preventivas. Ela é indispensável para o desempenho satisfatório do trabalho. E é cada vez maior o número de organizações que criam seus próprios serviços de segurança. Dependendo do esquema de organização da empresa, os serviços de segurança tem finalidade de estabelecer normas e procedimentos, pondo em prática os recursos possíveis para conseguir a prevenção de acidentes e controlando os resultados obtidos. Muitos serviços de seguranças não obtêm resultados, e ate mesmo fracassam porque não estão apoiados em directrizes básicas delineadas e compreendidas pela direcção da empresa ou porque não foram devidamente desenvolvidos em seus vários aspectos. O programa de segurança deve ser estabelecido partindo-se do princípio. Que a prevenção de acidentes é alcançada pela aplicação de medidas de segurança adequadas e que só podem ser bem aplicadas por meio de um trabalho de equipa. O rigor, a segurança é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Em outros termos cada chefe é responsável pelos assuntos de segurança de sua área, embora exista na organização um órgão de segurança para assessorar as chefias em relação a esse assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (68.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com