TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Saude Segurança No Trabalho

Artigo: ATPS Saude Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 10

Atividade Prática Supervisionada

(ATPS)

Saúde e Segurança do Trabalho

Belo Horizonte MG

2014

Saúde e Segurança do Trabalho

ATPS apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD Carolina Guzmán.

Belo Horizonte MG

2014

RESUMO

No trabalho a seguir vamos nos familiarizar-nos como o conceito de segurança no trabalho, aspectos da higiene ocupacional. De equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de Ergonomia.

Vamos questionarmos também os elementos relativos ás segurança no trabalho que devem fazer parte de uma organização da qual a proposta seria uma a implementação de uma pizaaria.

SUMÁRIO

I. Conceito de Segurança do Trabalho

1.1. Elementos relativos á segurança, profissionais que atuam no setor de risco, prevenção.

II. Plano de Ação: Segurança do Trabalho

2.1. Ações que podem ser realizadas, para garantir a Saúde e Segurança do trabalhador, estando dentro das normas e Leis estipuladas pelos órgãos Competentes.

III. Riscos Ambientais

3.1. Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade

I. Conceito Segurança do Trabalho

Elementos relativos à saúde e segurança no trabalho deveriam ser considerados durante a implementação da pizzaria

1- Confecção do Mapa de Risco.

2- Implantação do EPIs utilizados conforme cada função.

3- Criações do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

4- Criação do PCSMO ( Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

Conceito: Acidente de Trabalho; profissionais que atuam em setor de risco.

Conceito de acidente de trabalho

De acordo com o artigo 19 da lei 8.213, publicada em 24 de julho de 1991, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, oupelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente". Essa lesão pode provocar a morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho. A lesão pode ser caracterizada apenas pela redução da função de determinado órgão ou segmento do organismo, como os membros.

Os acidentes de trabalho são caracterizados em três tipos:

Acidente típico – decorrente da característica da atividade profissional que o indivíduo exerce; Acidente de trajeto – acontece no trajeto entre a residência do trabalhador e o local de trabalho, ou vice-versa;

Doença profissional ou do trabalho – desencadeada pelo exercício de determinada função, característica de um emprego específico.

Equipe de funcionários que mais correm risco de acidentes do trabalho:

1- Cozinheiros:

Risco de queimaduras, cortes e quedas.

2- Lavadores de louças:

Risco de cortes, quedas e projeção de substâncias como sabão, corduras, etc.

3- Serventes de Limpeza:

Risco de quedas, intoxicação com produtos de limpeza e processos alérgicos a esses produtos.

4-Motoboy:

Risco de quedas, fraturas, colisões.

Prevenção:

Prevenção de acidentes A conscientização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho são a melhor forma de prevenir acidentes. A isso devemos acrescentar a aplicação das medidas de segurança coletivas e individuais inerentes à atividade desenvolvida. Até porque, os custos dos acidentes de trabalho, para os trabalhadores acidentados e para a empresa.

Diálogo de Segurança- DDS  O que é: É um programa destinado a criar, desenvolver e manter atitudes de prevenção na Empresa, através da conscientização de todos os empregados.  Onde: Tem como foco principal a realização de conversações de segurança nas áreas operacionais, possibilitando melhor integração e o estabelecimento de um canal de comunicação ágil e transparente.  Quando: Diariamente, antes do inicio da jornada de trabalho, com duração de 05 minutos, com leitura de temas relativos a segurança e saúde no trabalho.  Como: Em reuniões setoriais, com a participação de cada setor crítico.

O empregador deverá solicitar uma avaliação de um profissional de Segurança do Trabalho regularmente, promovendo treinamentos, palestras e verificação dos EPIs se esses possuem certificação do MTE.

O empregador deverá não só evitar acidentes para os funcionários como também para os clientes. Deverá ser colocadas sinalizações em escadas e rampas, corrimão nas escadas, iluminação suficiente para que todos possa transitar dentro e fora do estabelecimento.

Durante a limpeza sinalizar quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com