TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação e controle de produção

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 10

EDMILSON PEREIRA PENHA 8869420128

PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

PPCP

Projeto Interdisciplinar realizado na UNIAN Universidade da Anhanguera São Paulo, com requisito no curso de Tecnologia em Logística.  .

Orientador: Profº Jesus Ramon/Robinson

SÃO BERNADO DO CAMPO

2015

Resumo

        Elaboração de um relatório de Planejamento e Controle de Produção para a empresa KTM Rodas e Rodizios, com base nas ferramentas e fases do PCP, com seus conceitos e funcionalidades. Primeiramente precisamos analisar os tipos de empresas  quanto a sua propriedade, tamanho  e os tipos de linha de produção.

Tipos de Empresas

        As empresas podem ser classificadas por:

  1. Estatais – propriedade do Estado, setor publico, objetivo é o bem estar social;
  2. Privadas – propriedade Particular, iniciativa privada, objetivo é o lucro;
  3.  Mistas – são sociedades por ações de participação publicas e privadas, onde o Estado deten a maior parte das açoes.

Tamanho das Empresas

        São classificadas por tamanhos tipo:

  1. Grandes – grandes instalações, detentora de altos volumes quantitativos e de capital, acima de quinhentos funcionarios;
  2. Medias – porte intermediario, volumes consideraveis de recursos, de cinquenta a quinhentos funcionarios;
  3. Pequenas – porte pequeno, volumes de recursos reduzidos, numero de funcionarios inferior a cinquenta.        

Tipos de linhas de Produção

        As empresas tambem são classificadas pelos tipos de linhas de produção:

  1. Primarias ou Extrativas – atividade de extração (mineração, pesca,petróleo, salinas, decidadas a retirada de materia-primas;
  2. Secundarias ou Transformação – processadoras das materias-primas, transformados em produtos acabados ou semi-acabados, destinados a diversos fins;
  3. Terciárias ou Prestadoras de Serviço – empresas prestadoras de serviços específicos, especializadas, ligadas a profissos liberais.

Tipos de Linhas de Produção

  1. Encomenda – produz somente após ter recebido um pedido ou encomenda;
  2. Lote – produz uma quantidade limitada de um produto a cada vez;
  3. Continua – produz um determinado produto, sem mudanças, por um longo periodo de tempo.

[pic 1]

        Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.105.

O departameto de PCP é responsavel pela assessoria, planejamento, controle em uma organização empresarial, forma uma inter-relação entre os diversos departamentos, do mesmo modo que produz incessantemente diversas informações, afim de decidir a melhor utilização dos recurso, assegurando a execução do que foi previsto, com melhor eficiência na utilizçao desses recursos para atingir a eficácia que é o lucro e satisfação dos clientes.

A empresa KTM Rodas e Rodízios trabalha com um sistema de produção sob encomenda, onde o Departamento Comercial faz a captação de pedidos, e mediante o pedido é feita toda a programação, confrontando com a capacidade de produção já ocupada e sua capacidade disponivel para executar, a partir dai, calcula o prazo de entrega do produto.

Para funcionar satisfatoriamente o PCP trabalha com uma enorme volume de informações, nesse sentido, apresentaremos as quatro fases principais

  1. Projeto de produção;
  2. Coleta de Informações;
  3. Planejamento da Produção;
  4. Controle de Produção.

[pic 2]

Fonte: – As 4 fases do PCP. CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.107.

PLANO DE PRODUÇÃO

        Denominado de pré-produção ou planejamento de operações, onde procuramos definir o sistema de produção (encomenda, lote ou continua), neste caso encomenda, já definido.

        Figura do plano de produção sob encomenda abaixo:

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

        

[pic 7][pic 8][pic 9]

        Fonte: Chiavenato, 1990, p. 53.

O Projeto de Produção se fundamenta nos seguintes aspectos :

        - quantidade e caracteriscas das maquinas e equipamentos – a baterias de maquinas e equipamentos afim de conhecer a capacidade de produçao e seções da empresa;

        - quantidade de pessoal – o efetivo de mão-de-obra, uma ideia da força de trabalho existente;

        - volume de estoques e tipos de matérias-primas – para conhecer a disponibilidade de insumos de produção e sua real necessidade de compra a curto e medio prazo, afim de garantir a produção;

        - metodos e procedimentos de trabalho – bem como cálculos dos tempos de execução das tarefas dos boletins de operação (BO), para conhecer como o trabalho deve ser realizado e qual a sua duração.

        Procura oferecer um quadro geral de toda o conjunto do sistema de produção da empresa e suas possibilidades de operação, bem como suas necessidades e requisitos para se produzir, visao estatica e inerte do sistema de produção.

[pic 10]

Fonte: Projeto de produção - CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.109.

Coleta de Informações

        È preciso levantar informações necessarias, detalhar a primeira fase (Projeto de Produção), dar subsidio para a formulaçao do plano de produção, que engloba os seguintes fatores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (694.1 Kb)   docx (304.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com