TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Processos Gerenciais

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

     UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

      CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

 

 

 

   

 Tutor EaD Adriana Barbosa Gonçalves

BELO HORIZONTE  / MINAS GERAIS

2014

TEMA DO TRABALHO – PROINTER II

                           

                         

                    O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES

                   EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE        

                                   

                              [pic 2]

SUMÁRIO

Introdução                                                                                         

Desenvolvimento (Contextualização)                                                

Parte 1 :

Conclusão                                                                                         

Referências                                                                                         

   

                                  

                             

                               

                                   

                          Introdução

     

   Um dos fatos do meio ambiente estar tão poluído é devido a industrialização das empresas que acabam poluindo sem se preocupar com as medidas que devem ser tomadas para afetar menos o nosso meio.

Surgiram novas regras impostas pelos programas em apoio ao  meio ambiente para produzir sem degrada-lo como o : Fórum econômico mundial  ,Protocolo de Quyoto , Protocolo de Annapolis. O SGA – Sistema de Gestão Ambiental, que corresponde a um conjunto inter-relacionado de políticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos de uma empresa que tem como objetivo um melhor desempenho ambiental.

As empresas poluem todo o habitar natural, afetando o nosso ecossistema, aumentando o aquecimento global e poluindo o ar e as águas que jogam através de canos impurezas químicas que resultam na morte de peixes.

E também para uma poluição sonora devido a barulhos muito elevados.

Muitas delas já são adeptas a essa gestão ambiental que a cada dia se torna mais poderosa.

   

                     

                       

                       Direito comercial nas organizações

      A partir de 2002 com a edição do novo código civil NCC foi revogado a primeira parte do código Comercial que tratava justamente da matéria de empresas, pessoa jurídica. Ou seja o reconhecimento da Teoria da Empresa que passou a considerar empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços ( artigo 966 do código civil).

Desde então o Direito Comercial passou a ser denominado Direito  Empresarial, mas esta unificação de legislação não significou a perda da autonomia do Direito Empresarial que se mantém inalterada, com princípios e regras próprias.

Mesmo com a teoria da empresa persiste a separação entre atividade comercial e civil trazido pelo código napoleônico.

         Com isso veio também a necessidade de proteger o Meio Ambiente, preservando e ecossistema de forma ampla e geral. Criando leis e organizações específicas para interagir com todos os setores da sociedade, governamentais, empresariais, Institucionais e até mesmo individuais para que realmente a eficácia seja eficiente principalmente  na Responsabilidade Social.

         Por meio da legislação vigente as organizações contam com o apoio do governo, como mostra a Lei 9.985 de 18 de julho de 2000 que  regulamenta o art. 225 1 Incisos I, II, III e VII da constituição da Natureza e dá outras providencias.

   Houve uma evolução do comércio surgindo os grandes conglomerados econômicos, por exemplo o Mercosul, a União Europeia e suas variadas formas de negócios , como as importações e exportações para todas as partes do mundo.

Com o grande volume de negócios determinou um crescimento exagerado na indústria causando todo tipo de poluição e danos ao meio ambiente,como vimos hoje por toda parte. As queimadas, a emissão de gases  cada vez maior aumentando  o  efeito estufa, o degelo das calotas polares resulta nas mudanças climáticas  gerando o aparecimento de constantes furacões como o El Nino. que aumenta cada vez mais o nível dos oceanos que      

           

            [pic 3]                                         

                                                     

                                 

                                     Costumes Domésticos

 Os costumes domésticos também precisam ser mudados , no sentido de conscientizar as pessoas como reciclar e recolher o lixo doméstico, evitando a sujeira dos esgotos,  canais pluviais para não poluir os mananciais e também evitar o entupimento das bocas de lobo, provocando  enchentes nos grandes centros urbanos, causando sérios transtornos à toda população e principalmente às autoridades. E isto está se tornando uma prática por todo o planeta. Pois a alteração de um ecossistema acaba alterando os demais, tornando um ciclo global. Onde resulta o que estamos vivendo hoje, catástrofes atrás de catástrofes, causando prejuízos não só financeiro  mas a perda de pessoas. De projetos, de estudos, de Leis e de tratados que se firmam entre as nações sempre que necessário para resolver estes problemas que são consequências das nossas  irresponsabilidade sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (252.1 Kb)   docx (167.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com