TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer RELATÓRIO PARCIAL – PROINTER II

Por:   •  4/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – PÓLO SOBRAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO PARCIAL – PROINTER II

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) NA BONÉS E ART. TEXTIL PROMOCIONAL.

Francisco Claudecir Porfírio de Sousa -RA: 8321771878

Cristina de Paula Lopes   RA: 1016371119    

Jeane Cristina Duarte  Barbosa           RA: 7926678069

Rafael Nascimento Hermindio             RA:                                          

                              Maysa Karla Sousa de Araújo          RA: 1016446183                    

SOBRAL/2015

SUMÁRIO[pic 4]

  1. APRESENTAÇÃO ......................................................................................................03

  2. SITUAÇÃO PESQUISADA – DADOS E CONSOLIDAÇÃO ..................................04

  3. VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL .......................................................................................................................................12

  4. CONCLUSÃO..............................................................................................................14

  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................15

  1. APRESENTAÇÃO        

        Este trabalho acadêmico tem por objetivo analisar e levantar dados de uma empresa a fim de implantar um Sistema de Gestão Ambiental. A empresa escolhida foi a Bonés e Art, localizada em Sobral, Ceará e tem como atividade principal, produção de brindes promocionais. Seu produto de maior vazão é o boné promocional, de onde inclusive vem o nome da empresa.

        Constituída por 12(doze) funcionários, Bonés e Art é uma empresa que está no mercado desde 1994, e desde sua fundação até os dias de hoje não houve nenhuma educação ambiental ou mudanças que pudessem auxiliar o meio ambiente.

        Tendo todos os dados obtidos, o objetivo agora é desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental consciente, que envolva não somente o descarte correto, reciclagem e aprimoramento da eficiência energética, mas também que seus colaboradores tenham acesso a informações sobre o meio ambiente e a forma correta de preservá-lo.

  1. SITUAÇÃO PESQUISADA – DADOS E CONSOLIDAÇÃO

Nome do Negócio: Bonés e Art Indústria e Comércio Ltda.

- Razão para a escolha do Nome.

Bonés e Art foi escolhido a partir da forma de fabricação do produto mais evidente na empresa, que são bonés promocionais. Art por que além do trabalho ser produzido artisticamente, existem em alguns pontos da produção de um boné que exige a perícia artística dos funcionários.

- Nomes e qualificações dos proprietários.

Lucia Maria Menezes é a idealizadora do projeto, está nesse mercado há mais de 15 (quinze) anos. Ensino médio completo e pretende se especializar em Empreendedorismo.

Reginice Menezes Furlani é a pessoa responsável pela parte administrativa da empresa. Formada em História e Geografia pela UVA (Universidade Estadual do Vale do Acaraú) com pós-graduação em Psicopedagogia.

- Lista detalhada dos pontos fracos e pontos fortes da organização.

Pontos Fracos:

  • Não existe um plano de marketing para empresa;
  • Poucos fornecedores de matéria prima especializada;
  • Maquinário antigo, fazendo que o custo da energia elétrica seja superior ao que seria padrão;
  • Descarte de resíduos de forma inadequada.

Pontos Fortes:

  • Excelente localização na cidade que está situada;
  • Capacidade produtiva levemente superior à demanda;
  • Prazo de entrega sempre é respeitado;
  • Funcionários engajados com a empresa;
  • Capacidade de inovar produtos;
  • Parcerias que funcionam efetivamente;
  • Clientes cativos;
  • Única empresa que fabrica bonés na cidade de Sobral.

- Breve histórico

Bonés e Art foi fundada em 1994, com o antigo nome Sobral Caps. A especialidade antigamente era exclusivamente fabricar bonés promocionais. Com a clientela crescendo e se diversificando, sempre existia a procura por produtos promocionais diferentes, tais como aventais, bolsas, sacolas e essa demanda não era atendida. A partir disso, com a ajuda de órgãos como SEBRAE e a ANPEI, o modelo de negócio foi mudado. Não se produz mais um produto específico. De empresa fabricante de bonés a empresa começou a fabricar brindes promocionais.

- Fundamentos da Organização: Missão, Visão, Objetivos, Valores e Princípios.

  • Missão:

A Bonés e Art tem como missão produzir produtos de qualidade para que haja satisfação plena não somente de seus clientes mas, também para o cliente de seus clientes, parceiros e funcionários.

  • Visão:

A Bonés e Art tem como visão de negócios ampliar suas instalações para atender não somente a demanda que existe na cidade de Sobral, no estado do Ceará ou na Região Nordeste, mas sim para todo o Brasil e países do exterior.

  • Objetivos:

Os objetivos da Bonés e Art é em primeiro lugar atender de forma adequada seus clientes e lucrar com seus produtos e serviços prestados.

  • Valores:

Os valores da Bonés e Art estão sedimentados em cima do princípio bíblico de semeadura e colheita, se a empresa semear respeito, honestidade e ética aos seus clientes, parceiros e colaboradores, certamente será recompensada da mesma forma.

  • Princípios:

Negociar com honestidade e ética, visando lucro de forma justa e coerente.

- Fatores Críticos (ou Chaves) de Sucesso.

O fator chave de sucesso é que a empresa Bonés e Art tem uma equipe de vendas empenhada em vender não somente os produtos para os clientes e sim vender aquilo que pode ajudar o cliente vender ainda mais. Outro fator é ter a equipe interna integrada com cada projeto que está sendo realizado tornando os colaboradores essenciais para o sucesso de cada projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (412.9 Kb)   docx (213.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com