TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS – (PROINTER III) RELATÓRIO PARCIAL E FINAL

Por:   •  24/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.707 Palavras (15 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 15

ANHANGUERA

UNIVERSIDADE – ANHANGUERA UNIDERP –

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

POLO– CORUMBÁ/MS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS – (PROINTER III) RELATÓRIO PARCIAL E  FINAL

Acadêmicas:

  • Katiucia da Silva Martins – RA: 9573413672
  • Paula Helena de Morais Barros – RA: 9509359546
  • Miellen Reis Pereira de Arruda – RA: 1299110858
  • Suellen Nunes Torres – RA: 9748444408

Sumário

ANHANGUERA        1

Introdução        3

Objetivo        4

Desenvolvimento do planejamento estratégico        5

3.1 – O Planejamento estratégico Plataforma Teorica:        5

3.2 – Estrutura da empresa:        5

3.3 - Implantação Inicial        5

O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos        6

O Papel do RH        6

Cronograma de Aplicação        7

Definição dos Papéis de RH        7

Modelo de Pesquisa        8

Swot Realizado após Pesquisa        10

1.        Pontos Fortes        10

2.        Pontos Fracos        10

3.        Oportunidades        10

4.        Ameaças        10

Objetivos Estratégicos        11

Considerações Finais        12

Bibiografia        21

 Introdução

Neste Trabalho estaremos desenvolvendo a primeira parte do planejamento estratégico para a implantação do setor de Recursos Humanos da nossa empresa Rede econômica de mercados do ramo alimentício.

Entende-se que a Administração estratégica de recursos humanos como gestão que privilegia como objetivo fundamental dentro de uma organização otimizando os resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõe.

Queremos mostrar que a área de Rh não é uma área apenas burocrática, estatística e executora de atividades rotineiras, neste trabalho buscaremos apresentar uma visão diferenciada do RH , destacando sua importância no planejamento estratégico da organização da nossa empresa e mais que isso demostrar seu papel fundamental para sucesso da mesma.

 Objetivo

Nosso foco é mostrar que a partir da implantação do planejamento estratégico de Rh o gestor de cada área terá uma postura diferenciada ao executar suas atividades diárias e passará também a influenciar positivamente nos resultados da empresa.

“Stoner e Feeman (1994, p. 276) afirmam que: "O planejamento de recursos humanos, projetado para assegurar que as necessidades de pessoal sejam constante e adequadamente atendidas, é realizado através da análise de fatores internos, como necessidade de qualificações, vagas, expansão e redução departamentais atuais ou esperadas e fatores no ambiente externo, como o mercado de mão de obra.”

Desenvolvimento do planejamento estratégico

3.1 – O Planejamento estratégico Plataforma Teorica:

Para que a empresa seja competitiva, obtenha sucesso e alcance seus objetivos é fundamental que planeje cuidadosamente seus negócios e faça uma estratégia para a sua organização.

É justamente no planejamento estratégico que definiremos aonde queremos chegar e o caminho que seguirá para chegar ao nosso destino, assim poderemos analisar todas as variáveis e optar onde nos trará melhores resultados.

3.2 – Estrutura da empresa:

A empresa de Rede econômica de supermercados possui uma estrutura familiar: .

Sendo :

01  Gerente Geral

01  Departamento

01  Gerente de Compra

03  Supervisores de Área

02  Supervisores de caixa

06  Operadores de Caixa

05  Repositores

01 Gerente Administrativo Financeiro

06  Serviço de Limpeza

02  Açougue

02 Padaria

03 Entregadores

01 Cobrador

Tendo como estilo predominante da empresa o estilo centralizador.

3.3 - Implantação Inicial

Começaremos implantando um modelo de gestão que traduza a missão e estratégia da empresa em objetivos e medidas organizados em quatro perspectiva diferentes: Financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado, tentando criar indicadores para mostrar aos funcionários sobre o futuro e o sucesso atual sobre a nova estratégia.

O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos

Alinhado ao planejamento geral da empresa, o planejamento estratégico de recursos Humanos (PERH) surge como um diferencial competitivo da empresa em meio ao cenário de retração de custos, downsizing, fusões e competitividade do mercado. A adoção do PERH possibilita diferenciais competitivos reais à organização, dentre os quais podemos destacar:

Diminuição dos custos específicos relativos à gestão e manutenção de Recursos Humanos; Aumento da motivação, iniciativa, produtividade e potencial criativo em todos os níveis hierárquicos da organização; Maior grau de precisão operacional, diretiva e de gestão, com diminuição dos índices de retrabalho, perdas e manutenção em equipamentos; Melhora do clima organizacional, elevação do grau de fidelidade funcional e da satisfação dos colaboradores; Maior foco na atividade fim da empresa, com melhor aproveitamento das oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com