TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Final

Por:   •  1/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 12

FAETEC

ESCOLA TECNICA ESTADUAL

 OSCAR TENÓRIO

CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

MODELO E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

(Normativa para a disciplina de Tópicos Especiais)

Rio de Janeiro

2016


UMA PRÁTICA EMPREENDEDORA

        “O empreendedor não é somente um fundador de novas organizações ou o construtor de novos negócios. Ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de idéias. Seu impulso é romper o status quo. Mais ainda: ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam. O termo empreendedor – do francês enterpreneur – significa aquele que não se conforma com o status quo, toma a iniciativa, assume riscos e começa algo novo.”

           (Chiavenato, Idalberto. Planejamento Estratégico. Elsevier. Rio de Janeiro.2003. pg 346)

 

Um curso de formação técnica em Administração deve ter como missão formar profissionais de gestão que sejam dotados de habilidades, competências e atitudes necessárias para tornar realidade as decisões de gestores em ambientes dinâmicos, que exijam ações inovadoras e empreendedoras.

        

A elaboração de um empreendimento estimula no aluno capacidades criativas, motivacionais e de tomada de decisões. Desta forma, através do processo empreendedor é possível integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, implementando-os na construção de um PLANO DE NEGÓCIO.

A construção de um PLANO DE NEGÓCIO para a Disciplina Tópicos Especiais do Curso Técnico de Administração do ETEOT se torna um laboratório para o desenvolvimento de práticas administrativas, possibilitando a adequação dos conceitos adquiridos pelos alunos ao longo do curso desenvolvendo, no futuro profissional, a postura pró-ativa, inovadora e criativa para o exercício no mercado de trabalho.


NORMAS DE APRESENTAÇÃO

Os Planos de Negócios deverão ser desenvolvidos de acordo com estas normas.

O objetivo é padronizar sua apresentação, tornando o processo de ensino-aprendizado da disciplina mais homogêneo e eficaz.

1. Os Planos de Negócios devem ser apresentados de acordo com a estrutura de tópicos exigida. A Estrutura de Apresentação estabelecida deve ser seguida passo a passo. Os Planos de Negócios apresentados em formato diferente do determinado não devem ser aceitos pelo professor.

2. Os Planos de Negócios devem ser entregues ao professor responsável, ao final do ano letivo, em cópia impressa contendo: nome e número de matrícula dos alunos-empreendedores, o nome da disciplina, número da turma e professor responsável.

4. Os Planos de Negócios somente poderão ser desenvolvidos em grupos de mínimo 3 e máximo 5 alunos. Não se deve recomendar ou estimular a realização de trabalhos individuais.

5. A disciplina Tópicos Especiais terá seus graus de avaliação atribuídos aos alunos baseada na realização de entregas pré-agendadas de acordo com cronograma da disciplina. O não cumprimento de alguma das etapas implicará no grau zero para todos os integrantes do grupo.

6.Na data prevista para apresentação dos Planos, o professor da disciplina deve se reunir em horário previamente marcado, em sala de aula, para avaliação dos alunos e orientação quanto ao conteúdo técnico do Plano de Negócios apresentado. Cabe ao professor atestar o domínio técnico dos alunos através de questionamentos sobre o conteúdo dos Planos de Negócios, além de fornecer a devida orientação quanto a possíveis falhas existentes, que sejam facilmente percebidas para que não persistam na avaliação escrita da disciplina e nas disciplinas posteriores.

7. Demais situações não previstas nestas normas serão resolvidas pela Coordenação de Curso.

8. A presente normativa passa a vigorar a partir de 2016 tornando sem efeito toda e qualquer disposição em contrário.

9. Formatação básica:

        O Plano de Negócio deve ser apresentado em papel branco, formato A4 (210mm x 297mm), impresso em uma só face da folha em espaço 1,5. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, corpo 12. Palavras ou expressões estrangeiras seguem o padrão itálico, exceto para as incorporadas à Língua Portuguesa. Os parágrafos deverão ser justificados. Não há espaço entre os parágrafos.

        Margens (medidas a partir da borda do papel): superior (a 3,0 cm da borda superior da folha); inferior (a 2,5cm da borda inferior da folha); esquerda (a 3,0cm da borda esquerda da folha) e direita (a 2,5cm da borda direita da folha).

        Os títulos dos Capítulos serão formatados em CAIXA ALTA e negrito. O espaço dos itens e subitens deve ser idêntico em todos eles.

        A Paginação será desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso.

MODELO DO PLANO DE NEGÓCIO

Todo novo empreendimento deve ser desenvolvido e planejado através de um Plano de Negócios completo e composto dos elementos necessários para caracterizá-lo adequadamente.

        O Modelo que se segue é composto de etapas distintas que se interligam, para que seja possível viabilizar o planejamento de um novo empreendimento. No Plano de Negócios será possível ao empreendedor viabilizar técnica e estrategicamente o empreendimento, bem como desenvolver de forma preliminar as decisões financeiras e de marketing que cabem ao empreendimento a ser lançado no mercado.


SUMÁRIO EXECUTIVO

No Sumário Executivo do PLANO DE NEGÓCIO é preciso vender a idéia do novo empreendimento para sócios em potencial, investidores de risco ou indivíduos e instituições que possam se interessar pelo financiamento do negócio para sua efetiva viabilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (960.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com