TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar em Processos Gerenciais

Por:   •  21/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 8

1. Empresa

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) é uma instituição civil sem fins lucrativos , o que faz com que o seu objetivo não seja a maximização de resultados financeiros e, sim, o compromisso com a qualidade e a segurança da assistência do paciente. Voltada a assistência à saúde, ensino e educação, inovação e pesquisa e responsabilidade social, a instituição é no Brasil e América Latina, referência em qualidade na área de saúde. Suas atividades estão voltadas aos setores privado e público de saúde, atuando por meio de convênios e contratos de gestão.

Com visão de longo prazo, o Hospital se consolidou, ao longo dos anos, como um dos mais avançados do Brasil, sinônimo de competência e de pioneirismo.

O que torna o Einstein referência de excelência é o fato de não ser somente um hospital, mas sim um sistema integrado de saúde. Além da assistência, realiza toda a cadeia de serviços de saúde: promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. E vai além: tem um suporte qualificado para essas atividades, por meio das áreas de ensino e de pesquisa⁴.

A SBIBAE possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) e títulos de Utilidade Pública nos âmbitos municipal, estadual e federal, além de manter uma Organização Social da Saúde. O CEBAS é a certificação concedida pelo Ministério da Saúde às entidades beneficentes de assistência social e que reconhece a capacidade de prestar serviços e realizar projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), na forma prevista em lei³.

1.1 Dados Oficiais

 RAZÃO SOCIAL: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein

 CNPJ Nº: 60.765.823/0001-30

 Sede: Avenida Albert Einstein, nº 627 – Morumbi – CEP: 05652-000 – São Paulo – SP

 Colaboradores 12,9 mil

 Agências: 9 unidades sediadas no estado de São Paulo

 Ramo de Atividade: Empresa voltada aos setores privado e público de saúde, atuando por meio de convênios e contratos de gestão.

1.2 Histórico

 1955 – FUNDAÇÃO

Tudo começou de forma simples, numa reunião de amigos, em 18 de abril de 1955. Numa história de voluntariado, assim como a do próprio Einstein, um grupo de médicos e empresários se reuniu em São Paulo para ouvir as ideias do professor Dr. Manoel Tabacow Hidal sobre a construção de um hospital de alto padrão. A ideia, era de o hospital ser construído e mantido pela comunidade judaica de São Paulo, como agradecimento pela forma como os judeus foram acolhidos no Brasil. Esse hospital atenderia a todos, sem distinção de raça, cor, credo ou religião. A reunião foi encerrada com a ideia aprovada e nome do futuro hospital escolhido: Albert Einstein.

Assim foi criada a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), tendo como seu primeiro presidente o professor Dr. Manoel Tabacow Hidal⁵.

A peça fundamental, no entanto, foi dada em 14 de setembro 1958, três anos mais tarde, com um terreno doado por Ema Gordon Klabin. O evento contou com presenças ilustres, inclusive Hans Albert Einstein, o filho do grande físico Albert Einstein, firmou-se ali um importante marco na história daquele que se tornaria o mais conceituado hospital da América Latina¹⁻².

 1959 – A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL

O início da construção do Hospital se deu em 1959, e com a intenção de colaborar na obtenção de recursos para concretizar a obra, as mulheres se juntaram e com isso formou-se o Departamento Feminino da Sociedade.

 1967 – VOLUNTARIADO

história do Departamento de Voluntários do Einstein iniciou-se em 1959, quando um grupo de esposas de médicos e empresários que idealizaram a construção do Hospital se reuniu para angariar fundos para a obra. Desde então, suas iniciativas se apoiam sobre os pilares de humanização do atendimento, transformação social e geração de conhecimento, com foco na excelência e capacitação das comunidades atendidas.

O Departamento Feminino foi um dos grandes pilares na construção do hospital, promoveu leilões de arte, desfiles de moda, bazares, shows, bingos e outros, afim de arrecadar fundos para a realização da obra.

Em 1967, o Departamento Feminino que já havia crescido, passou a ser chamar Corpo de Voluntárias.

Em 1999, a adesão dos homens ao voluntariado do Einstein levou à mudança do nome para Departamento de Voluntários. Nesse mesmo período, foi renovada a identidade visual da Sociedade e consequentemente a logomarca do voluntariado.

 1969 - INAUGURAÇÃO

Em 1969, foi inaugurado o Ambulatório da Pediatria Assistencial, que tinha como finalidade proporcionar assistência médica e social a população carente. O Hospital foi oficialmente inaugurado em 28 de julho de 1971, com isso, o Corpo de Voluntárias passou a se chamar Departamento de Voluntárias⁵. O hospital tornou-se referência em tratamentos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado, reunindo um conceituado corpo de profissionais da saúde, dispondo da mais avançada tecnologia hospitalar e expandindo suas fronteiras com ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa¹⁻².

 1982 – INAUGURAÇÃO DO BLOCO B DO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN.

 1989 – INSTITUIÇÃO DE ENSINO - Início das atividades da Faculdade de Enfermagem.

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, também tinha como ideal se tornar uma renomada instituição de ensino, e seu primeiro passo rumo a esse interesse foi criar um projeto para a fundação da faculdade de enfermagem. Em 17 de outubro de 1977 o projeto foi apresentado, em 3 de outubro de 1988, pelo parecer 901/88, o Conselho Federal de Educação autorizou o funcionamento da Faculdade, que foi deferido pelo Presidente da República da época, conforme Decreto 97.142 de 29 de novembro de 1988.

Criada no fim da década de 80, a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) deu início às suas atividades letivas em 1º de março de 1989, com o nome de Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e oferecia o curso de enfermagem. Mantida pela Sociedade Beneficente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com