TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador I Empresa investigada: Procter & Gamble Industrial e Comercial LTDA

Por:   •  14/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 6

FATEC MAUÁ

 Nome do aluno: JAQUELINE DE SOUZA AMARAL 

 Projeto Integrador 1º Semestre

Empresa investigada: Procter & Gamble Industrial e Comercial LTDA

Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do 1º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Profª. Nizi  Voltareli  Morselli.

Mauá

2016


FATEC MAUÁ

Autor: Jaqueline de Souza Amaral

Título: Procter & Gamble do Brasil Ind. e Com. Ltda.

        

 Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do 1º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Profª. Nizi  Voltareli  Morselli.

Projeto Integrador recebido e aprovado em _____/_____/_____

_________________________________________

Prof. Coordenador de Polo

_________________________________________

Prof. Orientador PI/AACC

Mauá

2016

RESUMO

A empresa estudada neste projeto integrador é a P&G maior empresa de bens de consumo do mundo, analisando a estrutura organizacional da empresa foi feito o link com as matérias que estão sendo estudada neste semestre. Esta empresa foi escolhida por ter em sua estrutura organizacional muitas características semelhantes com os conteúdos estudados durante o semestre. Dando assim ampla visão prática de toda teoria apresentada nas unidades de estudo oferecidas pela faculdade.

ABSTRACT

The company studied in this integration project is P & G world's largest consumer goods company, analyzing the organizational structure of the company has made the link with the subjects being studied this semester. This company was chosen because of its organizational structure many similar characteristics with the contents studied during the semester. Thus giving wide practical view of the whole theory in the study units offered by the college.

SUMÁRIO

1.        Introdução        

2.        Apresentação        

3.        Conclusão        

Referências        


  1. Introdução

A P&G é a maior empresa de bens de consumo do mundo e chegou ao Brasil em 1988, com a aquisição das Perfumarias Phebo S.A., uma tradicional indústria brasileira de sabonetes a base de glicerina. Em 1997 aconteceu o lançamento do salgadinho de batata Pringles, dos absorventes femininos Always e dos detergentes em pó Ariel, Ace e Bold, este ano também foi marcado pelo início de uma revolução no segmento de produtos de limpeza no Brasil, graças ao forte investimento da P&G em pesquisa, marketing e expansão de suas fábricas.

No Brasil a empresa conta com 5 plantas produtivas sendo, 2 localizadas em São Paulo uma em Louveira e outra na rodovia Anchieta, 2 no Rio de Janeiro uma na capital uma em Queimados e 1 em Manaus. Nessas plantas são produzidos produtos de limpeza, cuidados com a saúde e higiene pessoal.

A P&G é vice-campeã no Ranking “Melhores Empresas para Iniciar a Carreira”, elaborado pela revista Você SA.

  1. Apresentação

2.1 Administração Geral

Esta empresa tem uma boa estrutura organizacional, onde as atividades são divididas por funções e cada departamento tem um organograma. Os níveis hierárquicos são bem definidos, é feito grande trabalho na capacitação dos funcionários a fim de se obter melhor resultado de acordo com as estratégias da companhia.

A P&G valoriza muito o bem estar de seus funcionários, líder e liderado são próximos, a comunicação é muito enfatizada e o funcionário sabe quando está indo bem ou não, pois a empresa trabalha com feedbacks.

Todos os funcionários têm um plano de trabalho anual, onde são definidas metas individuais, todas ligadas com o objetivo para o sucesso da companhia. São feitas revisões trimestrais desse plano para verificar o desempenho do funcionário e fechamento anual para verificar o cumprimento e são colocadas suas intenções de carreira do dentro da companhia. A empresa também conta com programa de incentivos onde os funcionários que se destacam são reconhecidos e ganham valores em dinheiro, também tem plano de carreira, onde um comitê de staff que é composto pelo gerente de cada departamento avalia a possibilidade de promoções e aumento de salário através da revisão de plano de trabalho do funcionário.

Abaixo como exemplo segue o organograma do setor Laboratório que faz parte do departamento de qualidade:

Organograma setor Qualidade:

[pic 1]

Fonte: Setor Qualidade  P&G – Planta Anchieta

2.2 Comunicação e Expressão

São utilizadas várias formas de comunicação dentro da empresa, entre elas: e-mail, ATA, Relatório e Comunicado. Todos os funcionários têm e-mail pessoal para utilizar como ferramenta de trabalho. A cada reunião realizada, uma pessoa fica responsável por elaborar a ATA com todos os assuntos discutidos e planos de ação traçados e deve ser enviada por e-mail para todos os participantes da reunião. Os relatórios são aplicados em casos de novos projetos e mudanças onde cada projeto tem um líder que elabora o relatório. A empresa utiliza comunicados formais e informais, no caso dos comunicados informais, existe uma pessoa do departamento de RH especialista em comunicação que elabora um jornal semanal com os principais acontecimentos e novidades a respeito da companhia, este jornal é composto por figuras ilustrativas e tem uma linguagem de fácil entendimento para todos os funcionários independente do nível hierárquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (123.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com