TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Microempreendedor

Por:   •  19/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Microempreendedor

CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Resumo

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS Este projeto deverá ser desenvolvido pelos alunos neste semestre, com a finalidade de capacitá-los para o cenário empreendedor. Objetiva capacitar o futuro contabilista a efetuar o cadastro do microempreendedor individual, interpretando a legislação vigente, analisar documentos, efetuar os preenchimentos dos formulários e transmissões de dados para abertura e encerramento do microempreendedor individual, efetuar cálculo mensal dos impostos, elaborar planilhas de acompanhamento, controlar receitas e despesas, apresentar vantagens e desvantagens e por fim condições para permanecer como microempreendedor individual.

Introdução

 Este projeto tem por objetivo capacitar o futuro contabilista a efetuar o cadastro do microempreendedor individual e a rotina legal do microempreendedor. A metodologia de ensino é à distância podendo ser acessado pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O projeto é desenvolvido em grupos de até 04 alunos. Podendo haver exceção de no mínimo 3 e no máximo 5. Como produto final os grupos de alunos deverão apresentar um relatório onde conste uma proposta de formalização de MEI – MICRO EMPRENDEDOR INDIVIDUAL com a legislação pertinente, roteiro para formalização, documentos necessários, órgãos envolvidos, formulários necessários, cronograma para realização e processo de acompanhamento mensal e toda a rotina que envolve o Microempreendedor individual. Este relatório deve constar todas as etapas solicitadas neste projeto. A avaliação será feita levando em consideração os conteúdos apresentados nos relatórios no que diz respeito a: - Conteúdo Técnico; - Apresentação; - Linguagem Escrita; - Formatação ; - Carga horária: 80 horas semestrais. O projeto será desenvolvido de acordo com as etapas a seguir relacionadas:

Desenvolvimento

O projeto microempreendedor deve seguir as seguintes etapas de pesquisa listadas a seguir: 1. Serão formadas equipes de no máximo 04 participantes, sob a orientação do professor do projeto. Todas as equipes elaborarão pesquisas sobre o tema.

2. O relatório final deve apresentar o conceito de Empreendedorismo, e Empreendedor, bem como seus Órgãos de Apoio ao empreendedor no Brasil.

3. No relatório o grupo deve descrever: Formalização do MEI; Tempo de formalização do MEI; Custo da Formalização do MEI; Idade mínima para se inscrever no MEI; Documentação necessária para formalização do MEI; onde deve serapresentada a Documentação do MEI.

4. Relatar as Ocupações do Microempreendedor individual; Quadro societário; Cuidados quando da opção do MEI, inclusive como e quando sair do MEI.

 5. Descrever o Faturamento do Optante pelo MEI; Limite do faturamento; O que ocorre quando exceder ao limite legal.

6. O relatório deve apresentar os conceitos de: CNAE; NIRE; NIT (PIS); Significados e finalidades.

 7. A pesquisa deverá apresentar comentários e fontes sobre a situação do empreendedor no Brasil nos dias atuais.

8. O grupo vai elaborar um Plano de Negócios para uma atividade como microempreendedor.

9. O relatório a base legal (legislação) que regulamenta o MEI.

10. A pesquisa deve apresentar as vantagens do MEI.

11. O relatório deve conter a descrição Impostos e despesas legais estabelecidas ao MEI.

12. O relatório deve descrever a parte fiscal e tributária do MEI.

 13. Deverão ser relacionadas no relatório todas as atividades permitidas ao MEI; explicar como é o processo de alterações cadastrais do MEI e a baixa do MEI; Desenvolvimento Apresentação

14. Explicar no relatório como deve ser o local físico para o cadastrado no MEI (endereço de registro); Alvarás pertinentes;

15. No relatório o grupo deverá explicar quais são os registros em livros contábeis e obrigações acessórias; 16.

O relatório deve exemplificar como deve ser a folha de pagamento, obrigações tributárias e acessórias do Microempreendedor Individual.

17. O grupo deverá criar uma atividade para ter a opção pelo MEI –Microempreendedor individual e elencar todas as formalidades que a atividade criada pelo seu grupo.

 18 Ao final da pesquisa o grupo deve entregar o relatório final ao professor orientador do projeto, podendo ser via AVA ou presencial (caso o professor agendar), em formato Word, num único arquivo.

Apresentação

Cada grupo deverá entregar um relatório geral atendendo todos os questionamentos e conceitos solicitados nas etapas 1 a 17. O prazo final para o entrega do relatório final é 10 de JUNHO ou 05 de DEZEMBRO, dependendo do semestre letivo em que estiver matriculado na disciplina.

Normas para entrega do relatório

A apresentação deve ser em Word Office, caso tenha o uso de expressões na língua inglesa deve ser apresentado a devida tradução. Para tanto é recomendado que os alunos façam as os cursos online Canal 9 e Channel 9, respectivamente para a língua portuguesa e língua inglesa). Deverá ser apresentado em arquivo único em versão do Word, onde constarão todas as solicitações exigidas da etapa 1 a 17. Todos os projetos terão o mesmo padrão de formatação para que haja certa padronização do documento final gerado nas etapas do trabalho. Sendo assim, os trabalhos serão formatados a partir das seguintes normas: • Papel: A4 (29,7 cm x 21 cm); • Margens: • Esquerda – 2 cm; • Direita – 2 cm; • Superior – 2,5 cm; • Inferior - 2 cm; • Fonte: Times New Roman, tamanho 12 ou Arial, tamanho 11. • Parágrafo: • Espaçamento entre parágrafos: 0; • Entre linhas: 1,0; • Alinhamento: justificado; • Recuo especial de primeira linha: 1,25; O Professor orientador poderá fazer novas exigências no decorrer do semestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com