TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Método Agli

Por:   •  21/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

Na ROL 1, reunião escolhida para análise, foi abordado o conteúdo do módulo 1: Introdução à agili- dade e ao framework Scrum.

Para começar a aula o professor Gabriel abordou os diferentes tipos de ciclos de vida dos projetos. Relembrou a matéria que tivemos no passado e explicou a diferença entre os estilos de projetos: Preditivo, Iterativo, Incremental e Ágil.

O modelo Preditivo, conhecido também como “Waterfall”, é o mais conhecido no mercado. É aquele que possui um baixo grau de mudanças e entregas, ou seja, você realiza logo no início o planejamen- to do projeto e só então executa e entrega o produto uma única vez.

O segundo ciclo de vida é o Iterativo, onde o cliente participa mais do projeto, interage no dia-a-dia passando feedbacks, possuindo um alto grau de mudanças, mas ainda com poucas entregas, pois assim como no primeiro ciclo, realiza apenas uma entrega final.

O terceiro tema abordado foi o Incremental, ciclo de vida de projeto que é baseado em entregas parciais, onde cada uma dessas entregas vai incrementando valor ao projeto, até chegar no produto final. Sua característica é ter alta frequência de entregas porém com baixo valor de mudanças pois nesse caso quando é divido o projeto em fases você já terá bem definido o escopo dessas entregas assim tendo aproveitamento imediato das mesmas.

Por último o professor falou sobre o método Ágil, foco da nossa matéria, no qual é uma mistura de todos os estilos anteriores. Neste método o cliente está ali no dia-a-dia, recebendo parte do produto, também chamado de MVP, e através do seu uso vai passar um retorno para a equipe do projeto para que sejam feitas melhorias e incrementos até chegar na versão final. Assim possui uma alta frequên- cia de entregas e alto grau de mudanças.

É importante salientar que temos também o ciclo de vida Híbrido, ou seja, podemos ter mais de um ciclo de vida dentro de um mesmo projeto.

Como mencionado, o foco da disciplina é o "Ciclo de vida Ágil", assim o professor Gabriel nos expli- cou sobre o Manifesto Ágil e como ele surgiu no mercado. É um modelo de ciclo recente comparado com os outros. O surgimento desse modelo iniciou-se na área de TI, onde marcaram um encontro de profissionais para analisar as melhores práticas de desenvolvimento de softwares, ou seja, o que cada um fazia de melhor que poderia agregar nos projetos. Nesta reunião surgiu o documento Manifesto Ágil, no qual foram definidos quatro valores e doze princípios para essa nova metodologia. Nos dias atuais esse método é utilizado em todas as áreas e não somente na área de TI.

1

O professor focou em mostrar os valores definidos pelo manifesto, os quatro mencionados anteri- ormente que são:

-Indivíduos e iterações mais que processos e ferramentas;

-Software (ou produto) em funcionamento mais que documentação abrangente; -Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos e

-Responder a mudanças mais que seguir um plano.

O "framework" mais conhecido de abordagem ágil é o Scrum. O professor explicou que existem 3 papeis nesta abordagem: O Product

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com