TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto OSM Cachaçaria

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Curso tecnólogo de Gestão Comercial

Estrutura Organizacional da Cachaça Serra Limpa

Prof°: Edilaine Correia

Equipe: Beatriz Tavares

Kellyane de Souza

2014

Documento 1

  1. Descrição do sistema

Os primórdios do engenho iniciam-se na década de 1970, quando o senhor Antônio Inácio da Silva comprou a propriedade onde atualmente é fabricada a Cachaça Serra Limpa, o proprietário do engenho é natural de Pirpirituba- PB casado com a senhora Tereza Mota da Silva. Antes de se tornar produtor de uma das melhores cachaças do Brasil, após a década de 80, o Sr Antônio Inácio incentivado pelos benefícios do Proálcool, resolveu plantar cana de açúcar e vender para as usinas da região.

Com o incentivo do Governo Federal através do Proácool, resolvi cultivar a cana de açúcar,  uma vez que, estava havendo um grande conhecimento nas vendas de cana- de- açúcar para as usinas localizadas nas cidades circunvizinhas, tais como: Pirpirituba, Sapé e Alagoa Grande ( Antônio Inácio da Silva,2007)

                Após a implantação do pró álcool o número das destilarias aumentou na Paraíba, sendo assim aconteceu á expansão dos canaviais uma vez que houve maior interesse em plantar cana-de-açúcar em diversas regiões do estado

        A Cachaça Serra Limpa começou a ser fabricada de fato no ano 1992 quando o Engenho foi montado, daí até o ano de 1997 á cachaça produzida no Engenho Imaculada Conceição só era comercializada a granel (Cachaça Brejeira Granel), após 1992, a Cachaça foi registrada, firma é individual pelo Sr Antônio Inácio com o nome de Serra Limpa.Com Relação ao nome foi explicado que “Antes do engenho a região tinha uma várzea com o nome de Serra Limpa, nome este que foi adotado para representar a cachaça que começava a ser fabricada pelo Engenho Imaculada da Conceição”.

Ordenação entre o sistema e seus subsistemas

                O Sr. Antônio Inácio, um empresário de visão apurada que ao longo de 44 anos tem se empenhado de forma consistente para que seu produto preencha os requisitos necessários para competir com outras marcas existentes no produto preencha os requisitos necessários para competir com outras marcas existentes no mercado, que nos últimos anos tem sido muito exigente. Sendo assim presa pela boa qualidade do produto, para isso se faz necessário um rigoroso processo de produção, que envolve desde o plantio da cana-de-açúcar, cultivada de madeira orgânica, passando pela sua colheita sem a prática de queimada e pelo processo de moagem artesanal, até a fabricação da cachaça (fermentação, depuração e destilação) que segue a tradição local.

.

  1. Objetivos

A cachaça Serra Limpa umas das marcas mais respeitadas pelo seus apreciadores ao longo de sua existência, graças ao sabor diferenciado e a excelência de sua qualidade constatada por pessoas que tomam a bebida e ajudam a aumentar sua “fama”.

Para isso o Sr. Antônio Inácio faz um trabalho diferente prezando pela higiene e pelo controle de produção, seguindo a risca o planejamento por ele definido, que vai desde o preparo do terreno até o engarrafamento da cachaça, e segundo ele, supervisionado por profissionais competentes que colaboram para que o produto dispense comentários negativos a empresa possui IBD(certificado orgânico), que alcance o respeito e reconhecimento dos apreciadores e conquistando novos mercados e expandindo por todo o país.

  1. Entradas

O processo de produção da cachaça Serra Limpa tem inicio com o plantio das mudas que ocorrem nos meses de junho e agosto, sendo três as variedades cultivadas para fabricar a cachaça. Após o plantio destas variedades é iniciado o processo de adubação que se dá através do adubo orgânico sem o uso de agrotóxicos. Após um ano de tratos no canavial a cana atinge o estágio certo para que seja realizado o corte, que é feito de forma crua sem queimagem, ou uso de máquinas pesadas para locomoção da cana-de-açúcar e em seguida é transportada para o Engenho em carro de boi. De imediato a cana é submetida a um rigoroso processo de seleção no qual são descartadas todas as canas que não apresentarem perfeitas condições de serem encaminhadas para moenda.

  1. Processamento

Após o plantio, corte e seleção da cana, o próximo passo é a moenda onde a cana é moída para extrair o caldo que através de peneiras é conduzido até os recipientes em aço para que possa ser iniciada a fermentação e depois as demais etapas.

 Ao entrar no processo de transformação, a cana é então triturada na moenda, da qual se extrai a garapa que passará pelo processo de peneiramento filtragem, decantação e fermentação, no processo de fermentação as leveduras transformam o açúcar em álcool, que quando fermentado é conduzido até o alambique e após ser aquecido até um temperatura de 78,3°C inicia-se a destilação onde fica aproximadamente 24 horas  que ocorre em alambique com a estrutura de cobre. O cobre favorece a qualidade da bebida, atuando como catalisador de importantes reações que ocorrem durante a destilação. Depois da destilação ela é armazenada e fica no mínimo 03 meses estocada em pipas de madeira freijó, antes de ser engarrafada passa pelo controle de qualidade no laboratório com um químico e só depois é envazada.

  • MOAGEM: Processo onde a cana-de-açúcar é esmagada e extraído 50% da garapa, que em seguida é levada em esteira parao segundo terno da moenda extraindo a mais, de 10 a 15 % do caldo. Toda cana é do próprio engenho, não é comprado nenhuma matéria prima de terceiros, por isso que a produção é LIMITADA.

[pic 2][pic 3]

  • FERMENTAÇÃO:

O caldo é enviado para as dornas de fermentação, onde passa em média de 20 a 24 horas em fermentação fazendo o processo de transformação do açúcar para o álcool. Depois que o nível de sacarose é zerado, o vinho é transportado parao alambique.

[pic 4][pic 5]

  • DESTILAÇÃO:

São cortados 10% da cabeça (primeira leva) e 10% da calda (última leva). Os 80% restantes é chamado de cachaça coração, ( parte nobre do destilado que não da dor de cabeça ressaca e mau hálito).

[pic 6][pic 7]

  • ARMAZENAMENTO

A serra limpa é armazenada em pipas de madeira e aço inoxidável por um período de seis meses antes de ser envasada. O armazenamento é feito e pipas de madeira e de aço inox.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (552.5 Kb)   docx (534.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com