TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pesquisa

Por:   •  19/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 5

ASSÉDIO MORAL NAS EMPRESAS METALURGICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS (RMC).

  1. Introdução

O projeto tem como objetivo identificar as principais causas de assédio moral nas empresas metalúrgicas da Região Metropolitana Campinas, e identificar as principais origem de assedio, as conseqüências do assédio tanto para o empregado quanto as organizações.

De acordo com diferentes autores, serão apresentados conceitos sobre assédio moral.

O dicionário Aurélio, define ‘’assédio’’ como, perseguir com insistência, perturbar,aborrecer, incomodar, importunar.(FERREIRA,2010 p.222)

Marie-France Hirigoyen publicou o livro de Assédio Moral com o nome de “A violência Perversa no Cotidiano” Definindo o assédio moral como.

[...]toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se, sobretudo, por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.(HIRIGOYEN,2002, p. 65 apud YOKOYAMA, 2005, p. 26).

Para Barreto (2002):

“Assediar significa uma operação ou um conjunto de sinais que estabelecem um cerco com a finalidade de exercer o domínio”

Já Soboll (2008, p.21) citado por Oliveira et al [s.d] assédio moral é definido como:

Situação extrema de agressividade no trabalho, marcada por comportamentos ou omissões, repetitivos e duradouros, com o propósito de destruir, prejudicar, anular ou excluir o alvo escolhido.

De acordo com  MPT-SP (Ministério Público do Trabalho em São Paulo),as denuncias de assédio vem aumentando ao decorrer dos anos. Até junho de  2015  houve 472 denuncias registradas. No ano anterior, foram 684 denuncias, e em 2013, 353 denuncias. O aumento dessas denuncias não significa que ocorra mais casos de assédio moral, e sim que as pessoas estão conscientes do problema, e passam a denunciar mais as praticas de assédio. (MARCHESAN, 2015)

É necessário identificar elementos que caracterizam o assédio moral  que são compostos  por: sujeito ativo (assediante),sujeito passivo (assediado), e a conduta consciente do sujeito ativo

Carvalho (2009) define os sujeitos como:

A conduta perversa que imputa dor e sofrimento ao psíquico à vitima, destruindo sua auto estima,ferindo sua dignidade e personalidade, pode partir tanto do empregado ou superior hierárquico e este subordinado(assédio moral vertical descendente) como de algum colega de trabalho(assédio moral horizontal) ou até esmo de um subordinado contra um superior hierárquico(assédio moral ascendente).

Na maioria das vezes, a vitima do terror psicológico é o empregado (individualmente considerado ou uma coletividade),subordinado ao agressor.

Porém a vitima poderá ser o superior hierárquico em casos que o assédio moral é praticado por um ou vários de seus subordinados (p.69)

Martha Schimidt (2002) aponta que com a modernização das relações de trabalho,e da hierarquia rígida por parte das empresas, surge situações do assédio moral. As empresas exigem que o trabalhador deve ser ‘’competitivo,capaz,criativo,qualificado’’ podendo até mesmo forçá-los em busca de um perfil que eles não tem.  O trabalhador pode sentir que não tem a capacidade exigida pela empresa, conseqüentemente se sentira submisso, humilhado, desvalorizado pelo seu subordinado.

Portanto as formas de assédio moral em relação a vitima podem ser inúmeras, como por exemplo, isolar a vitima do grupo, impedi-la de se expressar e não saber se explicar, inferiorizá-la e menosprezá-la em frente dos colegas de trabalhado, culpá-la e responsabilizá-la publicamente, fazer pressão à vitima dentro do ambiente de trabalho para tentar se livrar da vitima forçando-a a pedir demissão, abrindo assim a mão do emprego, jornada excessiva de trabalho, ultrapassando a carga horária permitida,cumprir metas abusivas, dentre outras.Essas práticas de assédio moral, tem por objetivo de desestabilizar a vitima emocionalmente e profissionalmente, fazendo com que a vítima perca interesse pelo trabalho.(ALMEIDA,2007)

As conseqüências do assédio moral, afeta diretamente a saúde do trabalhador, podendo afetar até mesmo as organizações

Para Nunes e Suzana (2012).

As conseqüências para o indivíduo assediado podem ser altamente destrutivas.Os efeitos proporcionados pelas situações hostis remetem a danos na saúde (física e/ou psíquica) do trabalhador, que conseqüentemente afetam sua vida privada/social e seu trabalho.

Sintomas como: aumento da pressão arterial, dores de cabeça,consumo excessivo de álcool, tabacos, diminuição de energia, falta de ar, distúrbio digestivos,falta de apetite,palpitações,são alguns efeitos na saúde física. Já na saúde psíquica, podemos destacar sintomas como: alteração no sono, descontentamento com o trabalho, quadros depressivos, medo perante o agressor, estresse, raiva e irritabilidade, entre outros. (NUNES; SUZANA, 2012).

Já as conseqüências para a organização são diversas, podendo agravar o desenvolvimento no ambiente da organização. Algumas implicações proporcionadas pelo assédio são: redução da produtividade e desempenho, queda de qualidade do trabalho devido a desmotivação dos trabalhadores, erros e acidentes, perda de habilidade,aposentadoria prematura, aumento do custo de trabalhadores ausentes,devido as empresas arcarem com as despesas previdenciárias do empregado afastado por motivos de saúde (NUNES,SUZANA,2012)

1. Objetivo Geral

Identificar as causas do assédio moral nas empresas metalúrgicas de Campinas

2. Questão problema:

Qual a principal origem do assedio moral nas empresas metalúrgicas de Campinas

3. Objetivo Especifico

Quais os perfis dos trabalhadores mais afetados, e quais são os efeitos de assédio moral nos trabalhadores

4. Metodologia

Pesquisa descritiva bibliográfica, documental. Serão utilizados documentos fornecidos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas. A pesquisa utiliza informações na região de Campinas nos últimos três anos.

5. Cronograma

ATIVIDADES

Meses

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Revisão Bibliográfica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório sintético

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapeamento das empresas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise das Entrevistas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise dos Dados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Semestral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1º Versão do Relatório Final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação do Artigo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalização do relatório final na forma de artigo científico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

ALMEIDA,Natalia Droichi .de .Assédio Moral: Definição de assédio moral; características e estratégias do agressor; sobre as vítimas do assédio; as doenças que podem advir do assédio moral; tipos de assédio moral. DIREITO NET. 02 jul 2007. Disponível em:http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/6606/Assedio-moral acesso em :                     27/10/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com