TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto TCC: GERENCIAMENTO DE PROJETOS ATRAVÉS DA TEORIA DAS RESTRIÇOES

Por:   •  2/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB[pic 1]

UNISEB INTERATIVO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GERENCIAMENTO DE PROJETOS ATRAVÉS DA TEORIA DAS RESTRIÇOES

Josemilson Portela Moraes

Alyne Nayara Portela Moraes

Liliane Chagas Soares

João Antonio Oliveira da Silva Neto

José Raimundo Rodrigues Marques

São Luís – MA

2014

[pic 2]

GERENCIAMENTO DE PROJETOS ATRAVÉS DA TEORIA DAS RESTRIÇOES

Projeto de TCC I, apresentado ao Uniseb Interativo, no Curso de Administração, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração.

São Luís – MA

2014

RESUMO[pic 3]

Para entender melhor a essência dos projetos das Fundações de Apoio, percebemos a importância em ressaltar que esses projetos apresentam certas características intrínsecas aos demais projetos encontrados diariamente na iniciativa privada ou até mesmo em algumas atividades públicas, com isso, este trabalho teve como objetivo principal propor um questionamento composto por pilares específicos como forma de avaliar a maturidade na gestão de projetos em uma Fundação de Apoio de direito privado sem fins lucrativos, localizada em São Luís, Maranhão. Para o alcance desse objetivo serão elaborados objetivos específicos, por meio de estudo de caso, aplicando-se um questionamento principal dividido em pilares de maturidade, baseado nas metodologias do PMBOK – Projetct Management Body of Knowledge do PMI, a um público composto por 4 coordenadores de projetos de uma Fundação de Apoio, envolvidos diretamente na gestão da maior parte das projetos gerenciado por está empresa. As análises das informações coletadas indicaram que a empresa possui ou não, de acordo com a escala proposta, um nível patronizado de maturidade, o que significa verificar se a empresa já está promovendo padronização de uma metodologia no gerenciamento de projetos de apoio, incluindo o processo dos níveis hierárquicos, o início de um processo de reestruturação e adaptação da estrutura para atender a gestão dos projetos.

[pic 4]

SUMÁRIO[pic 5][pic 6]

  1. INTRODUÇÃO        4
  1. Contextualização do Tema        4
  2. Problema de Pesquisa        5
  3. Justificativa da Pesquisa        5
  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA        6
  2. RESULTADOS ESPERADOS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA        7

  1. INTRODUÇÃO
  1. Contextualização do Tema

O enxugamento dos quadros de pessoal e o aumento da necessidade de especialização técnica têm levado muitas empresas a recrutar no mercado profissionais por período determinado apenas para a execução de projetos específicos. Neste contexto, entender o processo de gerenciamento de projeto tem se tornado vital para organizações a medida em que mais e mais novos negócios vão se revestindo da aura de projeto e passam a exigir um cabedal de técnicas gerenciais que nem sempre estão disponíveis nas empresas.

Um projeto é um empreendimento temporário, com data de início e fim, cujo objetivo é criar ou aperfeiçoar um produto ou serviço. Gerenciar um projeto é atuar de forma a atingir os objetivos propostos dentro de parâmetros de qualidade determinados, obedecendo a um planejamento prévio de prazos (cronograma) e custos (orçamento). Ou seja, dadas as metas e as restrições de recursos e tempo, cabe ao gerente de projetos garantir que ele atinja os objetivos propostos.

Muitas empresas estão adotando a estrutura de projetos no seu dia-a-dia. Desde a concepção de um novo software até a implantação dos procedimentos de atendimento a clientes, desde a construção de uma ponte até a revisão dos processos de venda com vistas a aumentar a taxa de fechamento de negócios, muitos empreendimentos no seio das organizações se enquadram na classe de projetos. Nos mais diversos setores, a abordagem de gerenciamento de projetos está ganhando terreno por permitir um melhor uso dos recursos para se atingir objetivos bem definidos pela organização.

  1. Problema de Pesquisa

Com executar o projeto com eficiência, dentro do prazo e orçamento previsto, fazendo com que os resultados esperados sejam atingidos?

  1. Objetivos da Pesquisa

 Visando atender ao problema de pesquisa, tem-se como objetivo geral do projeto de pesquisa:

 Avaliar a maturidade no gerenciamento de projetos baseado em fatores críticos de sucesso em uma Fundação de Apoio de direito privado sem fins lucrativos.

Este trabalho tem o objetivo de comprovar que a aplicação dos conhecimentos e diretrizes encontradas no PMBOK é uma importante ferramenta para utilização dos gestores das Fundações de Apoio, principalmente no segundo grupo de processos, o planejamento.

  1. Justificativa da Pesquisa

Observando a fundo a essência sua essência, a finalidade dos projetos gerenciados pelas Fundações de Apoio, onde constatamos que está bem distante de ser a obtenção de lucro ou de algum tipo de ativos financeiros. São programas, ações, atividades ou projetos direcionados a uma finalidade social ou de qualquer tipo de desenvolvimento, quer seja tecnológico, em pesquisa ou extensão. Geralmente são financiados por Órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, Organizações não Governamentais, Bancos de Desenvolvimento e iniciativa privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com