TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto curso de CDC do 1º BOE

Por:   •  4/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

BRIGADA MILITAR

PROJETO DE CURSO DE CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS (TROPAS DE CHOQUE) PARA OPERADORES

Porto Alegre, 4 de novembro de 2015.

[pic 2]

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA

BRIGADA MILITAR

PROJETO DE CURSO DE CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS (TROPAS DE CHOQUE) PARA OPERADORES

APRESENTAÇÃO

Ao Estado compete a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, sendo que esta atividade de proteção é exercida no Estado do Rio Grande do Sul através da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias, conforme bem define a nossa Constituição Estadual. Neste mesmo ditame legal, a competência da Brigada Militar está assim definida: “incumbe à polícia ostensiva, a preservação da ordem pública, a guarda externa dos presídios e a polícia judiciária militar” (grifo nosso).

        Para ser alcançada a eficiência e eficácia desejada na execução de suas atividades de rotina, entre outras medidas administrativas e operacionais, a Brigada Militar deve investir permanentemente em treinamento, na atualização do conhecimento e no aperfeiçoamento técnico profissional de todo o seu efetivo, bem como agregar equipamentos modernos que possibilitem executar as ações e operações de polícia ostensiva de forma mais ágil e dinâmica, tangenciando os princípios de direitos humanos, com menor custo, com a permanente qualificação dos serviços prestados.

I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

  1. Estado: Estado do Rio Grande do Sul
  1. Instituição: Brigada Militar.
  2. Projeto: Curso de Controle de Distúrbio Civis (Tropas de Choque) para Operadores
  3. Entidade Executora: Departamento de Ensino através da ESFES MN
  4. Local do Curso: ESFES Montenegro

II -OBJETIVOS DO CURSO:

2.1. Objetivo Geral: Capacitar praças na área de Controle de Distúrbios Civis a fim de atuarem nas tropas de choque da Brigada Militar.

2.2.Objetivos Específicos:

2.2.1. Capacitar o policial militar a executar a atividade de controle de distúrbios civis;

2.2.2. Aplicar técnicas atuais do uso progressivo da força, analisando o emprego de técnicas policiais adequadas e o decorrente uso da força;

2.2.3. Aplicar os princípios de Direitos Humanos e uso diferenciado da força previstos nos dispositivos da ONU.

III – JUSTIFICATIVA

        A necessidade de curso dos militares estaduais, a busca pelo aumento na qualidade de nossos serviços, além de um bom planejamento estratégico, é fundamental para que a Brigada Militar venha atingir seus objetivos. A estratégia diz respeito a ser capaz de se posicionar corretamente frente às situações, principalmente quando se está diante de incertezas e turbulências do ambiente. Diante das reformulações postas nos últimos anos, sem a necessária mudança da cultura organizacional, a instituicao se vê confrontada com a necessidade de se atualizar os planejamentos, visando  buscar alternativas de atuação e racionalização dos recursos disponíveis.

Planejar estrategicamente significa pensar a organização como um todo em sua relação como o ambiente, numa perspectiva de futuro. Ver o todo antes das partes, criando melhores condições e os meios de alcançá-los.

O planejamento está fundamentado na capacidade de prever, lançando as bases para ações que permitirão construir a realidade mais favorável ao Estado.

Diante da proximidade de grandes eventos mundiais sediados no Estado do RS que gerarão grande concentração de pessoas, faz-se necessária a atualização de técnicas e táticas de controle de grandes massas aliadas ao eventual uso diferenciado da força respaldado no ordenamento jurídico pátrio e nos dispositivos da ONU.

Diante disso, faz-se mister a adequação dos treinamentos e materiais a serem utilizados pelos órgãos de segurança pública conforme preconizam os dispositivos da ONU tais como o Código de Conduta para Encarregados de Aplicar a Lei e os Princípios Básicos sobre o Uso da Força e da Arma de Fogo. Reza o Principio Básico 02, in verbis: 

“Os Governos e os organismos de aplicação da lei devem desenvolver um leque de meios tão amplo quanto possível e habilitar os funcionários responsáveis pela aplicação da lei com diversos tipos de armas e de munições, que permitam uma utilização diferenciada da força e das armas de fogo. Para o efeito, deveriam ser desenvolvidas armas neutralizadoras não letais, para

uso nas situações apropriadas, tendo em vista limitar de modo crescente o recurso a meios que possam causar a morte ou lesões corporais. Para o mesmo efeito, deveria também ser possível dotar

os funcionários responsáveis pela aplicação da lei de equipamentos defensivos, tais como escudos, viseiras, coletes antibalas e veículos blindados, a fim de se reduzir a necessidade de utilização de qualquer tipo de armas.”

                        O treinamento adequado minimiza respostas indesejáveis do operador resguardando a incolumidade física de todas as pessoas envolvidas em situações de descontrole de massas. Primordial ainda ressaltar que a NI Op 008.1 de janeiro de 2010 prevê treinamento específico para operadores de calibre 12 de munições “antidistúrbio” no item treinamento:

“O Policial Militar que utilizará a Espingarda Cal 12 antidistúrbio e suas respectivas munições, frequentará um curso específico sobre os aspectos que envolvem a aplicação deste recurso bélico, contemplando aspectos legais sobre o emprego de munições menos letais, distâncias de utilização, composição dos cartuchos e aspectos técnicos vinculados ao emprego, com carga horária não inferior a 10 horas/aula. O curso será regulado e gerido pelo Departamento de Ensino da Corporação”.

                Por fim, cabe frisar a necessidade de utilização e adequação de equipamentos de menor potencial ofensivo, referendados na Portaria Interministerial 4226, em observância aos dispositivos da ONU em vigor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (212.8 Kb)   docx (972.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com