TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino Observação e Projeto - Curso Matemática - Unip

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1 : ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Ronaldo Cesar Rodrigues Bortolot RA: 1837262

Pólo IPIRANGA - SP

2018

PONTO DE PARTIDA:

        Neste trabalho foi considerado como referência o Bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, CEP 03.122-000, onde fica a minha residência.  

1 – AMBIENTE ESCOLAR

        Por definição, são lugares onde a pessoa tem a oportunidade de aprendizagem. Onde o professor tem um papel fundamental. São instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura, seguindo uma série de normas, possuindo uma série de diretrizes direcionadas par o ensino em uma determinada etapa da educação. É composto por um corpo docente, equipe pedagógica e administrativa.

A instituição de ensino escolhida para observação foi a Escola Estadual Pandiá Calógeras, uma escola do Ensino Fundamental I – Anos Finais – 3ª e 4ª Série, Ciclo Inicial 9 anos – 1º, 2º e 3º Ano e Educação Especial – DM. Localizada n Avenida Paes de Barros, n.º 1025 – Mooca – São Paulo, CEP 03.115-020, a aproximadamente 400 metros do local onde resido.

A escola atende 487 alunos, distribuídos em 13 salas amplas; quadra de esportes coberta; laboratório de informática; sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE); sala de leitura; parque infantil; cozinha e refeitório, uma vez que a escola alimentação escolar par os alunos; banheiros adequados à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e em perfeito estado de conservação e limpo;  pátio descoberto com arvores e muitas outras plantas. Além de possuir salas de diretoria, professores, secretaria, um almoxarifado com todos os matérias pertinentes que a instituição utiliza, bem como computadores de uso dos alunos, computadores de uso administrativos, equipamentos como, TV, videocassete, DVD, antena parabólica, retroprojetor, impressora, aparelho de som, etc. A escola possui 35 funcionários entre seu corpo docente, equipe pedagógica e administrativa; possui acesso a internet e banda larga não só de uso dos funcionários como também de uso dos alunos.

2) AMBIENTE NÃO ESCOLAR

        São ambientes como Teatros, clubes, parques, hospitais, onde o processo de ensino de aprendizagem pode ocorrer. Para esse trabalho foram observados os seguintes locais:

Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo

        Esse teatro é conhecido por sediar o Clube de Choro de São Paulo, embora receba espetáculos de dança e peças de tetros, por ele já passaram artistas consagrados como Cacilda Becker, Walmor Chagas, Procópio Ferreira, André Parisi Quinteto e o grupo Izaias e Seus Chorões. Situado na Av. Paes de Barros, n.º 955 – Mooca – São Paulo/SP, CEP 03.115-020, a 200 metros do local de partida pesquisado, o Teatro foi Inaugurado em 02 de agosto de 1952, um projeto do arquiteto Roberto Tibau, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade  de São Paulo em 1992 por ser um representante significativo da arquitetura paulistana da década 1950. Ele tem esse nome por conta do poeta e dramaturgo maranhense Arthur Nabantino Gonçalves Azevedo (1855-1908), que sucedeu a cadeira de Martins Penna na Academia Brasileira de Letras (ABL). No saguão de entrada do teatro há um painel pintado pelo artista plástico Renato Sottomayor.

        O teatro possui capacidade para 349 pessoas, com estacionamento e acessibilidade especial pra deficientes físicos, com espetáculos variados no mês de outubro e novembro de 2018, sempre de quinta-feira a domingo, horários a partir feira a domingos com os horários a partir das 10hs, 15hs e 16hs.

Clube Atlético Parque da Mooca

        O Clube Atlético Parque da Mooca, ou simplesmente denominado Parque da Mooca é uma agremiação da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo fundada  26 de agosto de 1924, no bairro de Mooca, um dos mais tradicionais clubes do futebol amador de São Paulo, o clube teve sete participações no Campeonato Paulista. Sua Sede Social fica localizada na rua Padre Raposo, n.º 837 – Mooca – São Paulo, CEP 03-118-001, a 450 metros do local de partida pesquisado, o clube conta piscinas, ginásio poliesportivo, academia, salão de festas e lanchonete. Tem a sua disposição por comodato o Estádio Municipal CDM Parque da Mooca. Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 9:00hs – 22:00hs; sábado e domingo das 9:00hs – 22:00hs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (139.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com