TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino Observação e Projeto Curso Matemática - Unip

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Ronaldo Cesar Rodrigues Bortolot RA: 1837262

Polo IPIRANGA - SP

2018

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD, referente ao curso de graduação em Matemática, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto.

Polo IPIRANGA - SP

2018


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        5

2.1.        OBJETIVO GERAL        5

2.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3.        DESENVOLVIMENTO        6

3.1.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

3.2.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        7

3.2.1        Ambientes e público-alvo        7

3.2.2        Disciplina - Artes - Propostas de Ação        8

3.2.3        Disciplina - Educação Física - Propostas de Ação        10

3.2.4        Disciplina - Matemática - Propostas de Ação        11

4.        AVALIAÇÃO        13

  4.1.        RESULTADOS ESPERADOS.............................................................13

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Falar sobre a cultura não só na cidade de São Paulo, como no Brasil, estimulando o crescimento da cultura nos alunos desde cedo. O Teatro ajuda a estimular o senso crítico dos alunos.

O teatro pode ser considerado por professores e pesquisadores uma forma de fazer com que a criança se socialize, torne-se desinibida, decore falas, cante entre outras coisas que possam trazer benefícios para a alfabetização da criança. 

Muito se sabe a respeito da importância do Teatro na Educação em todos os campos de atuação. Os princípios pedagógicos do Teatro traçam relações claras entre Teatro e educação, considerando essa arte como uma forma humana de expressão, a semiótica e a cultura (p 40).

Dentro da escola o teatro pode ser usado para desenvolver as potencialidades das crianças e as preparando para a vida participando de pratica educativa da qual ele faz parte.

A pedagogia atual oferece vários recursos que podem ser utilizados para a alfabetização os quais não são utilizados entre eles podemos citar o teatro, que pode ser compreendido na visão do brinquedo e da criatividade, carrega em si significados abrangentes.

Com tudo que foi dito até agora, foi elaborado um projeto e um plano de ação para que o aluno possa ter o primeiro contato, vivenciando na pratica o aluno socializando.

  1. OBJETIVOS

  1.  - OBJETIVO GERAL

-   Examinar as dificuldades pelos alunos da escola;

-   Observar os existentes para que ocorram tais situações;

-  Promover aprendizado com os alunos tendo um contato social com os colegas de sala de aulas e de outras turmas;

- Criar novas formas de aprendizagem e intenções com as crianças, adolescentes e jovens;

- Possibilitar meios de aprendizagem que tornem o aluno hábil para se conscientizar, valorizar e respeitar a diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa;

- Debater juntamente com os beneficiários do projetos, com os responsáveis pela escola, professores e demais pessoas que auxiliarem no projeto e as possíveis soluções para os problemas apresentados.

  1.  - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

         -    Cooperar para aprendizagem dos alunos;

         -   Facilitar o entendimento dos alunos nos temas que eles apresentam maiores dificuldades;

         -   Destacar aqueles alunos que mais necessitam de ajuda e trazê-los para que possam ser beneficiados;

         -    Agrupar o maior contingentes de alunos possíveis;

         -    Conscientizar estes alunos da importância da arte na educação;

         -     Incentivar a participação novos projetos e projetos mais elaborados;

         -   Promover o encontro e elaborar cada vez mais projetos que contam com a participação dos alunos;

         -    Compreender que a diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa é uma realidade que faz parte da condição humana.         

3.  DESENVOLVIMENTO

    3.1. - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Sabemos que as crianças estão em constante desenvolvimento e que o teatro serve para eles como uma forma de aprimorar a criatividade, suas habilidades e é por isso que existe vários estudos e teorias que apoiam o uso do teatro na escola.

Pode-se dizer que a criança não se desenvolve plenamente sem fazer a arte do teatro, de uma ou de outra forma a criança representa com o teatro muitas de suas aventuras e assim desenvolve seus conhecimentos e suas habilidades. Por isso “a arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando historicamente papéis diversos, desde Platão” (PCN, 1993, p. 83).

A arte está presente em toda atividade desde uma visita ao museu, escutar concertos musicais e nas atividades artísticas com dança, teatro e pinturas. Tudo isso irá formas o que podemos chamar de experiências artísticas.

O teatro dentro deste contexto tem a função de integrar, socializar ideias e acima de tudo desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica. Desenvolve também a parte indutiva e racional através da expressão de suas emoções, leva também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca. 

Então o teatro na educação tem como objetivo criar uma comunicação entre os envolvidos a qual irá assumir vários aspectos dependendo do formato que se apresenta o conteúdo e o texto, mas sempre com o intuito de transmitir alguma coisa através das expressões corporais e da voz para que está assistindo. Por isso é fundamental que as crianças gostem do que estão fazendo para tornar esta apresentação bem espontânea, pois quanto mais livre e espontâneo for o processo criativo nas aulas de teatro, mais didático será o seu resultado.

“a importância da diversão justifica-se porque imitar a realidade brincando aprofunda a descoberta e é uma das primeiras atividades, rica e necessária, no auxílio do processo de eclosão da personalidade e do imaginário que constitui um meio de expressão privilegiado da criança”(CAVASSIM, 2008,  p 41)

Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental) , Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; (Direitos Humanos, Cidadania) (BRASIL, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (149.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com