TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Conectividade em Redes de Longa Distância

Por:   •  5/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Projeto de Conectividade em Redes de Longa Distância

Projeto de Conectividade em Redes de Longa Distância

Orientador: Norberto dos Santos

Nomes dos Alunos:

Cesar Augusto Souza da Silva                        RA: 3015203068

Gustavo dos Santos Costa                                RA: 3015201322

Kassiano da Silva                                        RA: 3015202061

Lucas Simões Porto                                        RA: 3015101859

Marcus Vinicius de Oliveira                                RA: 3015203490        

Sumário

Lista de Figuras.        

Resumo.        

Abstract.        

Capitulo 1 – Introdução.        

1.1 Contribuição.        

1.2 Organização.        

Capítulo 2 – Introdução Frame Relay.        

Capítulo 3 – Tecnologia Frame Relay.        

3.1 DLCI        

3.2 Listas de Tabelas        

Capitulo 4 – Equipamentos.        

Capitulo 5 – Implementação.        

Conclusão        

Referência Bibliográfica        

Lista de Figuras.

Resumo.

Este estudo tem como objetivo mostrar a implementação de uma conexão entre matriz e filiais, utilizando a tecnologia de rede Frame Relay.

A tecnologia Frame Relay traz uma proposta de agilidade nas transmissões em detrimento a garantia de entrega de dados para as redes de telecomunicações, transportando dados em frames (quadros) e utilizando a camada II do modelo de referência OSI. Esta tecnologia é implementada por todo o mundo e é totalmente normatizada

Palavras Chaves: Frame Relay, Telecomunicação, LAN, WAN, OSI.

Abstract.

Capitulo 1 – Introdução.

 O Frame Relay é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade que é usada em muitas redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, Internet e Voz. (http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/pagina_1.asp, s.d.)

            Basicamente pode-se dizer que a tecnologia Frame Relay fornece um meio para enviar informações através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros). Cada frame carrega um endereço DLCI que é usado pelos computadores para determinar a rota.

 (http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/pagina_1.asp, s.d.)

            A tecnologia Frame Relay utiliza uma forma simplificada de chaveamento de pacotes, que é adequada para computadores, estações de trabalho e servidores de alta performance que operam com protocolos inteligentes, tais como SNA e TCP/IP. Isto permite que uma grande variedade de aplicações utilize essa tecnologia, aproveitando-se de sua confiabilidade e eficiência no uso de banda. (http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfr/pagina_1.asp, s.d.)

            Resumindo Frame Relay é um serviço ideal para tráfego de dados IP, que organiza as informações em frames, ou seja, em dados com endereço de destino definido, ao invés de coloca-los em slots fixos de tempo, como é o caso do TDM. Este procedimento permite ao protocolo implementar as características de multiplexação estatística e de compartilhamento de portas.

 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay, s.d.)

            Os projetistas do frame relay visaram um serviço de telecomunicação para a transmissão de dados de baixo custo-benefício para tráfego do tipo rajada (bursty) nas aplicações de dados entre redes locais (LAN) e entre end-points de uma WAN, a fim de atender a estes requisitos. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay, s.d.)

            Sendo descendente direto do X-25, utiliza-se das funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas, porém com a alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM. Isto é possível pois o mesmo não utiliza o processamento da camada de rede (layer 3) do X.25. Isto exige redes confiáveis para a sua implementação eficiente, pois em caso de erro no meio de transmissão, ocorre um aumento significativo no número de retransmissões, pois a checagem de erros ocorre somente nas pontas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay, s.d.)

            É um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI. Esta tecnologia utiliza comutação por pacotes para promover a interface com outras redes através de dispositivos de borda (routers), compartilhando dinamicamente os meios de transmissão e a largura de banda disponíveis, de forma mais eficiente e flexível.

 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay, s.d.)

            O protocolo Frame Relay proporciona orientação a conexão em sua camada de trabalho (modelo OSI - Camada de Enlace de Dados ou camada 2). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay, s.d.)

             O Frame Relay é baseada no uso de Circuitos Virtuais (VC). Um VC é um circuito de dados virtual bidirecional entre 2 portas quaisquer da rede, que funciona como se fosse um circuito dedicado. Existem 2 tipos de Circuitos Virtuais: O Permanent Virtual Circuit (PVC) e o Switched Virtual Circuit (SVC). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay, s.d.)

             O PVC é um circuito virtual permanente configurado pelo operador na rede através de um sistema de Gerência de Rede, como sendo uma conexão permanente entre 2 pontos. A rota através dos equipamentos de rede pode ser alterada ao passo que ocorrem falhas ou reconfigurações, mas as portas de cada extremidade são mantidas fixas. Já o SVC é um circuito virtual comutado, que é disponibilizado na rede de forma automática conforme a demanda, sendo utilizado principalmente por aplicações de Voz que estabelecem novas conexões a cada chamada. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay, s.d.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (230.6 Kb)   docx (91.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com