TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Restauro Sport Clube de Natal

Por:   •  29/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: PROJETO ARQUITETONICO III - RESTAURAÇÃO

DOCENTE: EMANUELLE ALBUQUERQUE

DJALMA EMERECIANO NETO

LAIS DOS SANTOS SÁ

TEREZA CRISTINA MACHADO DA CÂMARA GURGEL

VALÉRIO MORAIS ARRUDA COSTA

MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO

NATAL/RN 

2018.

DJALMA EMERECIANO NETO

LAÍS DOS SANTOS SÁ

TEREZA CRISTINA MACHADO DA CÂMARA GURGEL

VALÉRIO MORAIS ARRUDA COSTA

MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO

Trabalho apresentado à UniFacex, como requisito para obtenção parcial da nota da Unidade II da disciplina de Projeto Arquitetônico III - Restauração.

Orientador: Emanuelle Albuquerque.

 

 

NATAL/RN

2018.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

CONDIÇÕES PROJETUAIS        5

CONCEITO        6

PARTIDO ARQUITETONICO        7

PROGRAMA DE NECESSIDADES        7

FLUXOGRAMA        7

CADERNO DE ESPECIFICAÇOES        8

PISO        8

PAREDES        8

TETO        8

FUNDAMENTO TEORICO        9

CARACTERISTICA DO TERRENO E SEU ENTORNO        9

TERRENO        9

ENTORNO        9

CONSIDERAÇOES FINAIS        10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        11

INTRODUÇÃO

Este relatório foi proposto pela matéria de Projeto Arquitetônico III de Restauração, com o objetivo de apresentar o projeto de restauro do edifício Sport Club Natal.

Iremos abordar a reforma do edifício com caráter restaurador, apresentando seu estilo diferencial e único no meio de tantas edificações já existentes no bairro da Ribeira, se mostrando de caráter moderno e de intervenção em áreas de interesse e preservação histórica. Para isso, foi feito uma pesquisa bibliográfica, visitas no lugar onde se encontra o prédio e um levantamento de informações. Esse estudo teve como ideia a necessidade de conhecimento técnico projetual e de restauro para a restauração do edifício Sport Club Natal.

CONDIÇÕES PROJETUAIS

CONCEITO

O Sport Club Natal está localizado na Ribeira, parte baixa da cidade, que é berço de importantes personalidades natalenses. A ideia da restauração do edifício é trazer uma dinâmica de ele ser usado tanto no período diurno, quanto noturno, datado que a maioria das edificações ainda existentes no bairro, apresentam uso maioria noturno.

Umas das propostas para manter a identidade do projeto é a forma pela qual ele se aplica ao entorno, apresentando todo um histórico usado para atrair público. O projeto se destina a juntar lazer com fins educativos, dando importância a história do prédio Sport Club Natal.

PARTIDO ARQUITETONICO

A ideia do projeto surgiu com relação a projetos já existentes de pub’s e barzinhos, tornar o ambiente informal, com um clima aconchegante de madeira e luzes ambiente. A intenção é mostrar a qualidade do prédio e apresentar questões temáticas baseadas na história do Sport Club Natal.

[pic 2]       [pic 3]  Figura 1: Bar temático em lugar não especifico              Figura 2: The Sailor Legendary (EUA)

 Fonte: Google imagens                                                        Fonte: Google imagens

[pic 4]

Figura 3: The Sailor Legendary (EUA)

Fonte: Google imagens

[pic 5]

Figura 4: Bar não identificado

Fonte: Google imagens

PROGRAMA DE NECESSIDADES

- 01 (um) deposito

- 01 (uma) cozinha

- 01 (um) bar

- 01 (um) mezanino/ADM

- 04 (quatro) BWC

- 01 (uma) área intima/caramanchão

- 01 (um) palco

 

FLUXOGRAMA

[pic 6]

         

CADERNO DE ESPECIFICAÇOES

PISO: Laminado primer eucafloor bh de estampa amadeirada para área de convivência e também área administrativa, piso cerâmico 30 x 30cm na cor branca para cozinha, depósito e BWC, piso em concreto cru para área externa. Existe uma estrutura metálica em todo pavimento superior com peso descarregado para o pavimento térreo, feito em chapa de aço e recoberto com o piso laminado.

PAREDES: Para a fachada houve uma restauração onde toda a camada superficial antiga foi retirada, se fez um trabalho toda a fachada antiga permanecer como era, se fez um fundo delador para impermeabilizar a fachada e depois usado tinta látex externa na cor laranja e branca, dentro do prédio o processo foi parecido com o da fachada, sendo usado apenas tinta branca e os detalhes com madeira, quadros, etc. As paredes da cozinha, depósito e BWC são revestidas por material cerâmico 30 x 30cm na cor branca, assim como no piso. Caramanchão com estrutura de madeira jatobá, revestido de trepadeiras da espécie epoméia.

TETO: Cobertura em telha cerâmica do tipo colonial com inclinação de 35%, foi refeito tornando a configuração original do prédio, mas com estrutura em tubo metalon. O Caramanchão da área externa é coberto por policarbonato, Estrutura de cobertura em madeira ipê, tesoura em tubo metalon 08 x 08 cm, chapa ¼ com a estrutura presa nas paredes laterais, protegido por uma camada de zarcão e pintada com tinta epóxi branca.

 

FUNDAMENTO TEORICO

CARACTERISTICA DO TERRENO E SEU ENTORNO

TERRENO

        [pic 7]

        O principal uso do prédio foi para sediar o Sport Club de Natal, adquirido em 1915 (alugado), após um campeonato do Náutico contra moradores locais – os moradores decidiram fazer seu próprio Sport Club de remo. Em 1922 ele foi comprado. O piso inferior do edifício abrangia um vão com uma escada de madeira que levava ao andar superior até um salão principal onde ocorriam festas. A fachada posterior é fixada com vista para o Rio Potengi, com considerável recuo para chegada o dos barcos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (555.7 Kb)   docx (392.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com