TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Sobre o Time Ceará Sporting Clube

Por:   •  21/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.067 Palavras (29 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 29

  1. INTRODUÇÃO

2.1 DEFININDO O MARKETING ESPORTIVO E OBJETO DE ESTUDO

O marketing esportivo é um segmento do marketing que abrange a promoção e a divulgação de patrocínios em eventos esportivos, equipes e atletas individuais cujo principal foco é promover seus produtos ou serviços por meio do patrocínio esportivo.

O marketing esportivo se torna rentável, pois possibilita uma vantagem competitiva na concorrência com outras empresas, pois ao divulgar a sua marca em um time, equipe ou esportista, chamam a atenção de um grupo de consumidores que acompanham aquele tipo de esporte promovendo, então, uma maior aproximação com aquele grupo, na tentativa de construir uma identidade junto àquela clientela, objetivando futuramente a conquista de potenciais clientes e a sua manutenção, com foco no incremento das vendas. 

O prestígio que advém da imagem e da reputação de um determinado time ou atleta, por exemplo, reflete na imagem positiva da empresa que o patrocina, trazendo justamente com esta imagem, um público que possivelmente acompanhará a marca em função de sua "lealdade" ao time ou atleta.

O marketing esportivo é visto por algumas empresas como uma forma alternativa de alcançarem consumidores no momento em que estes estão praticando, vendo ou se informando sobre seu esporte favorito. Isso envolve o incentivo à realização de transações que se inter-relacionam, tendo como centro o esporte e seus atores: os consumidores e a marca.

Estas relações atuam em uma via de mão dupla. De um lado, as empresas investidoras voltadas para a consolidação da geração de valor de um produto no âmbito esportivo, culminando com a obtenção de resultados junto ao público. De outro, o próprio público interessado em consumir eventos e produtos do esporte em si tornando-se sensíveis às mensagens destas organizações que demonstram uma clara identidade com suas preferências. Esta relação torna-se amplamente amigável à medida que a empresa consegue ter sua marca constantemente ligada ao esporte, gerando, consciente ou inconscientemente, uma preferência pela utilização de seu produto.

No caso específico do futebol, muitas empresas sabem que ao inserir sua marca na camisa de uma equipe, a empresa passa a ter certa relação de cumplicidade com o desempenho esportiva, recebendo parte da credibilidade obtida pela equipe, transferência esta que ocorre pela percepção que o público tem da marca.

Normalmente, muitas pessoas poderiam ter uma relação passiva ou indiferente com a empresa em suas atividades do cotidiano, contudo, a partir do momento que presenciam a marca ligada ao seu time favorito, passam a nutrir um novo sentimento ao receber no subconsciente uma mensagem altamente positiva de credibilidade. Isso ocorre devido ao fato de que o futebol desperta, nos mais e nos menos acalorados, um sentimento de irmandade coletiva em que os fatores raciais, religiosos e sociais são pulverizados em meio ao sentimento de pertencer ao um time em específico ou de torcer pela seleção.

Pelos motivos acima explicitados, iremos abordar o Marketing Esportivo de forma a investigar a relevância da utilização do marketing esportivo pelas empresas, como também aferir os resultados obtidos através do patrocínio esportivo utilizado pela empresa em estudo.

Para este trabalho, analisaremos o Marketing Esportivo realizado pela empresa Embracon no time de futebol Ceará Sport Clube, a qual o patrocina, onde através de uma revisão da literatura, pretendemos mostrar os objetivos e vantagens deste marketing e a influência deste patrocínio, dentro de Fortaleza. Faremos uma verificação de como este marketing, oportunizado pelo patrocínio ao time cearense, gera bons frutos para a empresa Embracon.

  1. Histório Empresa Embracon

O Embracon foi criado em 1988, por dois profissionais com larga experiência no mercado de consórcios e que têm como filosofia de trabalho conhecer e atender às necessidades dos clientes com o máximo de competência e responsabilidade.

O Embracon vem ampliando cada vez mais sua participação no mercado de consórcio principalmente após a criação do Plano Justo, em 1997, que revolucionou o ramo de consórcio, e do Plano Sorte Certa, em 1999, que conquistou o segmento de motocicletas.

Internamente, o Embracon estabeleceu políticas de Recursos Humanos que procuram estimular o desenvolvimento dos colaboradores em um ambiente de trabalho no qual busca o equilíbrio entre os aspectos pessoais e profissionais de todos os membros da equipe. Externamente, a empresa tem estabelecido parcerias estratégicas, visando consolidar sua posição como uma das melhores administradoras de consórcios do Brasil.

        O Consórcio Embracon é a administradora oficial das marcas "Consórcio Nacional Mitsubishi Motors", "Consórcio Nacional Suzuki Motors" e "Consórcio Renault", vinculados diretamente à fábrica e "Consórcio de Produtos DPaschoal".

Em 2012 foi eleita pela revista Época como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar pelo 4º ano consecutivo, e pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, nesta revista pelo 3º ano consecutivo.

Extremamente preocupada com a responsabilidade social, que não deixa de ser uma forma de marketing, a empresa promove dois programas assistencialistas: o Programa Social Abrace uma Vida e o Programa de Inclusão Social, cujos objetivos não são somente apoiar ou patrocinar projetos, mas participar ativamente do desenvolvimento das comunidades que atuam ensinando e aprendendo.

A empresa em estudo se utiliza do patrocínio objetivando vincular a marca a um acontecimento especial, planejado para proporcionar experiências únicas aos consumidores em potencial. Por esse motivo, segundo a empresa, o patrocínio é uma ferramenta de marketing eficaz na construção de relacionamentos com o público de interesse. A empresa objetiva, através de patrocínios, uma interação direta com o público fiel ao evento patrocinado e, por consequência, essa interação desperta o interesse do consumidor.

        A escolha do futebol como foco da utilização dessa ferramenta de marketing (patrocínio) ocorre devido a empresa atentar ao fato de que o futebol é responsável por uma audiência constantemente alta e níveis de aceitação assombrosos. O futebol na televisão é um dos produtos mais disputados pelos grandes anunciantes. De acordo com a empresa, a escolha de investir, além do patrocínio ao Ceará Sporting Club, também em placas no campeonato paulista, série B pois essa divisão vale muito mais que uma vaga na Série A; foi na 2ª divisão que times como o Palmeiras em 2003, o Corinthians em 2008 e o Vasco em 2009 fizeram renascer em seus torcedores o orgulho de vestir a camisa destas equipes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com