TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Restauro do Museu de Arte Sacra de MT

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 5

 FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE SINOP (FACISAS)

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO DE RESTAURO

Projeto de Restauro do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

Projeto de Trabalho de Graduação, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop (FACISAS).

SINOP, MT

2016


        1.INTRODUÇÃO

        A identidade de um povo está imprimida na sua história, no legado que os antepassados deixaram como base para as gerações futuras. Pensando em preservar esta herança histórica é que voltamos nossas atenções neste estudo para propor ao Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) um estudo e posterior proposta de intervenção para conservação e restauro.

Este trabalho tem o intuito de analisar as condições atuais da edificação do MASMT, contemplando aspetos de estrutura, fachada, aberturas, pintura, pisos, forros, telhado, entre outros, e a partir desta análise propor as devidas ações.

O MASMT teve sua última obra de restauro concluída em 2007, através de visita in loco pudemos constatar a necessidade de intervenções no que tange a conservação e restauro de vários itens de sua construção.

Desta forma, esse trabalho justifica-se pelo fato de as intempéries agirem sobre as edificações, o que não seria uma exceção ao MASMT, principalmente se tratando o objeto deste estudo uma obra datada de 1882, onde as técnicas construtivas eram artesanais e portando mais suscetíveis a degradação no tempo.

   

2.OBJETIVO GERAL

Propor um projeto de restauro ao Museu da Arte Sacra de Mato Grosso.

2.1 Objetivos específicos:

  • Fazer pesquisa histórica acerca da vida, usos e de restauros anteriores para entender como se deu a manutenção e intervenções anteriores;
  • Fazer levantamento in loco para conhecer presencialmente o estado de conservação da edificação, bem como possíveis patologias;
  • Analisar quais são as necessidades do MASMT para o projeto de intervenção;
  • Propor um projeto com intervenções de melhorias para o MASMT.

        

3.JUSTIFICATIVA

O estudo da história e das intervenções sofridas pelo MASMT, bem como a visita ao mesmo, foram o início de um processo para conhecermos as necessidades do museu, bem como nos deu elementos para a proposta de intervenção e restauro.

Através destas necessidades levantadas bem como a necessidade de se prolongar, e quiçá, perpetuar as origens e cultura do estado de Mato Grosso é que se fazem compulsórias as intervenções na edificação do MASMT, salvos detalhes que se mostrarem impraticáveis ao restauro sob forma de se preservar sua originalidade.

        O presente trabalho pretende, portanto, contribuir para manutenção, conservação e em casos onde se mostrar necessário, restauro, da edificação do MASMT, através de propostas de intervenção e consequente melhoria generalizada para preservação da cultura e história deste bem.

4.METODOLOGIA

        Os métodos utilizados para estudo e elaboração do projeto foram: Pesquisa Bibliográfica, onde buscamos nas bibliografias afins, acerca das técnicas aplicáveis para o caso do MASMT; Pesquisa Histórica, esse método se faz de peculiar importância para conhecermos, como o próprio nome sugere, a história do objeto pesquisado,  bem como as intervenções sofridas ao longo do tempo; e Pesquisa Descritiva, onde em visita ao local, verifica-se o estado de conservação e compõem-se uma lista elencando detalhes construtivos, bem como possíveis patologias, que postos sob o olhar técnico, classifica-se como passível de intervenção.  

        O presente trabalho foi elaborado com base nesses dados coletados, e após devida análise os mesmos servirão de referencial para entender o programa de  necessidades do MASMT.

5.HIPÓTESES

Mesmo antes do levantamento físico, nos é sabido da necessidade de conservação, visto que as intempéries do tempo são uma constante no edifícios e construções em geral.

Com a análise a estudos anteriores, possivelmente haverão determinados pontos onde será inevitável o restauro e intervenção.

Os estudos poderão apontar características urbanas desfavoráveis às instalações do MASMT, como problemas de poluição, excesso de peso dos veículos nas vias circunvizinhas, depredação, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com