TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de economia solidária

Por:   •  8/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 14

COPRAM

Consultoria e Projetos Ambientais

Projeto Empreender Verde

Alegria – PI, julho de 2017.


Membros do Grupo Técnico

Administrador

Israel Rodrigues da Silva

Engenheiro Ambiental

Francisco Samuel da Silva

Analista Ambiental

Dalila Almeida do Nascimento Campelo

Ecóloga

Andreza Sousa de Oliveira


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. APRESENTAÇÃO SINTÉTICA DO PROJETO.......................................................4

3. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................5

4. OBJETIVOS.............................................................................................................6

4.1. Objetivos Gerais...................................................................................................6

4.2. Objetivos específicos............................................................................................6

5. ATIVIDADES............................................................................................................7

6. PERÍODO DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES.......................................................7

7. ETAPAS E METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.......................7

8. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO........................................................................8

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................9

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................10

11. ANEXOS...............................................................................................................11


1.         INTRODUÇÃO

A COPRAM - Consultoria e Projetos Ambientais Ltda. é uma empresa que tem como finalidade promover consultorias e realizar projetos na área ambiental com excelência, analisando e desenvolvendo estudos e relatórios de impactos ambientais, respeitando o meio ambiente e o cliente, buscando sustentabilidade e equilíbrio. Presta assessoria para empresas e prefeituras, bem como conta com soluções personalizadas na área ambiental, oferecendo aos clientes uma variedade tecnológica inovadora, com seu negócio totalmente orientado para necessidades de seus clientes, sempre respeitando os requisitos legais, as boas técnicas e a ética ambiental.

A COPRAM pretende ajudar a construir um futuro melhor, com qualidade de vida para todas as pessoas. Prestar consultoria e elaborar projetos de soluções inovadoras e diferenciadas, que satisfaçam nossos clientes e permita o progresso em harmonia com o desenvolvimento humano.

O projeto Empreender Verde é um trabalho a ser realizado pela COPRAM baseado no modelo de economia solidária.

Economia solidária é uma forma alternativa e inovadora de geração de trabalho e renda, realizada através da cooperação e união de grupo onde todos devem pensar no bem de todos, resultando em uma forma de inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

A economia solidária pauta pelo crescimento econômico com proteção dos ecossistemas. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça. Implica na reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica.

2.         APRESENTAÇÃO SINTÉTICA DO PROJETO

O projeto Empreender Verde visa dar suporte para uma inclusão social e econômica de famílias da zona rural de município de Alegria através de uma forma de economia solidária.

Esse projeto se baseia na criação de uma horta comunitária próximo ao rio Flores, na zona rural de Alegria. Uma zona fértil e produtiva que ajudaria muito no processo de crescimento da horta, que se encontra sem utilização, porém a criação da horta não vem a ser o ponto principal desse projeto, pois o grande diferencial do projeto Empreender Verde é fazer uma verdadeira mudança econômica para as famílias da localidade, tanto em questões relacionadas a finanças, como motivação, novas formas de ver o empreendimento, pensar no longo prazo, satisfação no trabalho e cooperação entre todos, buscando sempre o crescimento coletivo.

O projeto Empreender Verde revolucionará o mercado desse setor de agricultura familiar para um novo patamar, através de parcerias e incentivos para os consumidores, de modo que esse empreendimento venha a se tornar referência local, estadual e quem sabe nacional, focando sempre no desenvolvimento com eficiência, eficácia e ética, prezando pela cooperação e sustentabilidade.

3.         JUSTIFICATIVA

Tal iniciativa busca fazer com que as famílias daquela região saiam da inercia e da dependência de uma única forma de sobrevivência econômica, onde predomina como fonte de renda a pesca realizada pelos homens, onde muitas vezes não ocorre como o esperado, trazendo muito desânimo e desmotivação para viver uma vida melhor.

O projeto irá trazer grandes benefícios não só para a localidade rural, mas também para todo o município de Alegria, pois tal iniciativa busca o desenvolvimento econômico local, e a inclusão social das pessoas que lá vivem de maneira insatisfatória. Além disso, esse projeto busca fazer com que o consumo dos produtos alimentícios vindos da agricultura, seja consumido do mercado local, onde faria com que a circulação da moeda e da economia aconteça na própria cidade de Alegria, e não se destinando para outras cidades e outros estados como vem acontecendo atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (80.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com