TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de monografia

Por:   •  17/9/2019  •  Monografia  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Estagio Supervisionado I

Projeto de Monografia

Plano de marketing para o cliente externo do Liceu/Unicap

Professor: José Sales de França Vidal

Anderson Alves Gomes Barbosa

Recife

2019.1

Anderson Alves Gomes Barbosa

Plano de marketing para o cliente externo do Liceu/Unicap

Trabalho apresentado ao professor José Sales de França Vidal, disciplina de Estagio supervisionado I, curso de Administração de Empresa, Sala 511, sétimo período, turno manhã. Com o objetivo de esclarecer a importância do plano de marketing para o cliente externo do Liceu/Unicap.

Recife

2019.1

Resumo

     A Escola Liceu de Artes e Oficios é uma empresa da área escolar estabelecida no município de Recife, Pernambuco, Brasil. Atualmente opera com apenas uma unidade no centro de Recife, alvo do presente estudo. A unidade, situada na região central da cidade, vem apresentando desde o início das atividades um resultado empresarial positivo. Este trabalho científico investiga as características da demanda do mercado potencial e qual a melhor maneira de atingi-la.

     O resultado é um Plano de Marketing, com possibilidade de aplicação prática, que indicam objetivos a serem alcançados para que a empresa posicione-se estrategicamente no seu mercado de atuação.

Palavras Chave: Marketing Educacional, Plano de Marketing e Ensino Básico.

Abstract

     The Liceu School of Arts and Crafts is a school company established in the city of Recife, Pernambuco, Brazil. It currently operates with only one unit in the center of Recife, the target of this study. The unit, located in the central region of the city, has been presenting a positive business result since the beginning of the activities. This scientific work investigates the characteristics of potential market demand and how best to achieve it.

     The result is a Marketing Plan, with the possibility of practical application, indicating the objectives to be achieved so that the company can strategically position itself in its market.

Keywords: Educational Marketing, Marketing Plan and Basic Education.

Sumário

Capítulo 1 – Introdução............................................................................................................06

Capítulo 2 – Objetivos..............................................................................................................07

               2.1 – Objetivo Geral..................................................................................................07

               2.1 – Objetivos Especificos.......................................................................................07

Capítulo 3 – Metodologia.........................................................................................................08

Capítulo 4 – Referencial Teorico..............................................................................................09

              4.1 – A história do Marketing.....................................................................................09

              4.2 – Conceito.............................................................................................................11

              4.3 – O Composto de Marketing (Os 4 P’s)...............................................................12

Capítulo 1

Introdução

     O plano de marketing para o cliente externo é muito importante para a escola conseguir captar novos alunos, que podem ser alunos de escolas particulares e públicas. Como consequência disso, exerce um papel importante tanto na captação quanto na retenção dos estudantes na instituição de ensino. Entretanto, é fundamental entender que esse trabalho deve ser realizado ao longo de todo o ano letivo, e não apenas nos últimos meses.

      A Unicap adotar o plano de marketing para alcançar resultados satisfatórios de acordo com as suas expectativas e metas. Afinal, planejar é facilitar e dar direção para o dia a dia de toda equipe, pois quando se tem um caminho claro a seguir perde-se menos tempo útil.

     O plano de marketing é importante para o estudante devido a grande quantidade de informação que o mesmo irá absorver no levantamento dos dados e solução da problematização encontrado no local de estudo.

Capítulo 2

Objetivos

     Os objetivos podem ser conceituados como algo a ser alcançado. É o resultado esperado de um trabalho, ação ou atividade. Eles devem ser vistos como sendo a razão, o motivo para a execução de um trabalho. É o ponto de referencia de um planejamento, é o que se busca atingir ao termino de um processo ou atividade.

Objetivo Geral

     Propor um plano de marketing para o Liceu/Unicap

Objetivos Específicos

  1. Estudar os fundamentos do marketing
  2. Estudar o marketing aplicado para escolas
  3. Indicar as etapas para a elaboração de um plano de marketing para o Liceu/Unicap

Capítulo 3

Metodologia

     A pesquisa de iniciação de projeto de monografia consiste num trabalho detalhado e rico em características que podem ajudar no entendimento do tema desenvolvido. Serão usados a parte teórica dos livros pesquisados para um melhor entendimento completo do contexto. Estes mesmos livros são bastante ricos no que tange o assunto.

     Foi realizada também uma visão sistemática da empresa para poder explorar o foco principal, analisando pontos fortes, fracos e melhorias a serem feitas através de ideias, mas tudo dentro do limite permitido dentro da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com