TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto mitegrasdor

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 5

 Responda os testes abaixo. Cada questão vale 0,4 pontos.

1) A Administração Científica, também conhecida como Taylorismo, foi proposta pelo engenheiro Frederick W. Taylor, em 1903, nos Estados Unidos. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas e objetiva o aumento da eficiência em nível operacional. Taylor defendia quatro princípios básicos. Identifique abaixo a alternativa correta:

a) Princípio de Planejamento, Princípio da Preparação dos trabalhadores, Princípio da Ordem e Princípio da Cadeia Escalar.

b) Princípio de Equidade, Princípio de Estabilidade e duração do pessoal, Princípio do Controle e Princípio da Execução.

c) Princípio de Iniciativa, Princípio da Preparação dos trabalhadores, Princípio do Controle e Princípio da Execução.

d) Princípio de Espírito de Equipe, Princípio da Preparação dos trabalhadores, Princípio do Controle e Princípio da Execução.

e) Princípio de Planejamento, Princípio da Preparação dos trabalhadores, Princípio do Controle e Princípio da Execução.

2) A Teoria Clássica foi apresentada na França, em 1916, por seu idealizador, Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional e pela busca da máxima eficiência. Fayol estabeleceu também seis funções básicas que ele julgava serem necessárias para qualquer empresa. Identifique abaixo a alternativa correta:

  1. Produtividade, Economicidade, Financeiras, Segurança, Contábeis e Administrativas.
  2. Intensificação, Economicidade, Financeiras, Segurança, Contábeis e Administrativas.
  3. Técnicas, Comerciais, Financeiras, Planejamento, Intensificação e Administrativas,
  4. Produtividade, Intensificação, Técnicas, Preparo, Contábeis e Administrativas.
  5. Técnicas, Comerciais, Financeiras, Segurança, Contábeis e Administrativas.

  1. Robert Katz em seus trabalhos abordou as  habilidades gerenciais e as classificou em 03 grupos:
  1. Habilidade técnica (conhecimentos técnicos para exercer a função, de equipamentos etc); habilidade de negociação (saber argumentar com o cliente e fornecedor); e habilidade  decisória (tomar decisões diariamente).
  2. Habilidade de negociação (saber argumentar com o cliente e fornecedor); habilidade técnica (conhecimentos técnicos para exercer a função, de equipamentos etc) e habilidade conceitual (compreender a empresa como um todo).
  3. Habilidade técnica (conhecimentos técnicos para exercer a função, de equipamentos etc); habilidade humana (lidar com as pessoas) e habilidade conceitual (compreender a empresa como um todo).
  4. Habilidade de negociação (saber argumentar com o cliente e fornecedor); habilidade humana (lidar com as pessoas) e habilidade decisória (tomar decisões diariamente).
  5. Habilidade humana (lidar com as pessoas); habilidade conceitual (compreender a empresa como um todo) e habilidade decisória (tomar decisões diariamente).
  1. As organizações tem buscado oferecer atrativos como plano de carreira e benefícios para atrair profissionais competentes no mercado de trabalho. Falando em motivação e valorização das pessoas, a Teoria das Relações Humanas e Teoria Comportamental abordam os seguintes aspectos:
  1. Mostram a necessidade de reconhecimento do funcionário, sabendo que gostam de trabalhar em grupo e poder dar ideias e sugestões e identificando os fatores que possam motivá-los no desempenho de seu cargo.
  2. Preocupam-se com a distribuição das tarefas e padronização dos equipamentos, bem como uma remuneração justa e que atenda as necessidades do trabalhador.  
  3. Mostram a necessidade de reconhecimento do funcionário, dando as diretrizes das tarefas a serem desenvolvidas, ou seja, o gerente e/ou chefe pensa e os funcionários executam.
  4. Mostram que o ser humano é um ser social e os fatores físicos como um ótimo local de trabalho e divisão das tarefas são mais valorizados do que trabalhar em grupo e poder dar ideia s e sugestões.
  5. Preocupam-se com a felicidade do trabalhador através de recompensas financeiras que é a sua principal motivação.
  1. Vivemos numa época em que as mudanças são muito rápidas e exigem que as organizações cada vez mais estejam atentas a essas mudanças e se adaptem rapidamente, a fim de que se mantenham competitivas no mercado. Com base nesta afirmação, escolha a alternativa INCORRETA:
  1. As empresas deverão se preocupar com o ambiente externo (fornecedores, clientes, concorrentes, fatores tecnológicos, demográficos etc), pois suas decisões influenciam no desempenho das demais empresas.
  2. As empresas deverão ser eficientes (fazer da melhor maneira e com qualidade) e eficazes (atingir os resultados esperados) porque assim estarão mais preparadas para atender seus clientes.  
  3. As empresas deverão atuar de forma mecanicista, ou seja, preocupando-se com a produção, controle dos funcionários para assim conseguir a eficiência.  
  4. As empresas deverão atuar de forma orgânica, ou seja, sendo flexíveis, adaptativas às mudanças, inovadora e sempre em busca de atualização tecnológica.
  5. As empresas deverão valorizar os seus funcionários, dando maior autonomia para que participem com suas ideias e assim contribuam com soluções mais criativas e inovadoras.
  1. Ford se embasou na Teoria da Administração Científica para colocar em prática na sua fábrica. Podemos afirmar que não é uma contribuição de Ford:
  1. Os princípios da economicidade, intensificação e produtividade.
  2. A esteira elétrica.
  3. Pagamento do maior salário mínimo da época.
  4. A criação de carros populares.
  5. A padronização.
  1. Das alternativas abaixo, escolha a alternativa CORRETA:
  1. Com o surgimento da Teoria das Relações Humanas foi confirmado o conceito da Teoria da Administração Científica de que o homem é movido somente a recompensas salariais (homem econômico).
  2. Enquanto a Teoria Clássica vê o homem como "homo economicus" e a Teoria das Relações Humanas, "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem estrutural".
  3. A Teoria Neoclássica enfatiza as habilidades do administrador: técnicas, humanas e conceituais.
  4. Enquanto as teorias focavam na eficiência, ou seja, fazer da melhor maneira, a APO – Administração por Objetivos passou a focar na eficácia, ou seja, preocupar-se com os resultados.
  5. A Teoria das Relações Humanas e Teoria Comportamental abordam os seguintes aspectos: a necessidade de reconhecimento do funcionário, sabendo que não gostam de trabalhar em grupo e dar ideias/sugestões e identificando os fatores que possam motivá-los no desempenho de seu cargo.
  1. Das alternativas abaixo, escolha a alternativa INCORRETA:
  1. Empresas como o Mc Donalds utilizam com mais frequência os princípios da Administração Científica porque estão na busca de eficiência e agilidade nos seus processos, padronizando a forma de atuação de seus funcionários e divisão das tarefas.
  2. Por mais que as organizações estejam se modernizando há necessidade de continuar atuando com o que foi proposto na Administração Clássica, ou seja, estruturação da organização, aplicação das funções do administrador para conseguir os resultados e manter as decisões centralizadas partindo do topo para os demais níveis hierárquicos.
  3. A Teoria da Burocracia é necessária nos dias atuais, mas que seja mais ágil e atenda as necessidades que o mercado exige, pois sempre haverá necessidade de regras, normas e procedimentos.
  4. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional acredita que toda organização tem a sua cultura própria, chamada de Cultura Organizacional, que é o modo de vida próprio que cada organização desenvolve em seus participantes. 
  5. Para a Teoria das Contingências a organização está inserida em sistema aberto que influencia o que se passa na organização, sendo que não há um único padrão de administrar, ou seja, dependerá da situação.
  1. Com base no que aprendemos na Teoria dos Sistemas e na Empresa Vista como um Sistema podemos afirmar:
  1. As empresas estão inseridas em um Sistema Fechado sem nenhuma interação com o meio externo.
  2. As empresas estão inseridas em um Sistema Fechado com interação com o meio externo.
  3. As empresas estão inseridas em um Sistema Aberto influenciando e sendo influenciada pelo meio externo.
  4. As empresas estão inseridas em um Sistema Semi Aberto, sendo que às vezes influencia e às vezes é influenciada pelo meio externo.
  5. As empresas estão inseridas em um Sistema Aberto influenciando e sendo influenciada somente por seus concorrentes.
  1. Podemos dizer que as funções do administrador são:
  1. Planejamento, coordenação, direção e controle.
  2. Planejamento, organização, coordenação e controle.
  3. Organização, coordenação, direção e controle.
  4. Planejamento, organização, direção e controle.
  5. Planejamento, organização, coordenação e direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com