TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração

Por:   •  2/4/2017  •  Resenha  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração

Introdução

Os autores abordam sobre a questão dos objetivos dos trabalhos de pesquisa científica onde os resultados de uma pesquisa devem gerar novos conhecimentos para aqueles os quais se interessarem pelo tema, ou seja, destacam as etapas a serem percorridas para a produção de conhecimento científico, socialmente ético e relevante. Esta produção de conhecimento deve cumprir pelo menos três etapas:

A primeira etapa se trata do esforço realizado para se conhecer o conhecimento já disponível, servindo para que dualidades e desperdícios sejam evitados e para saber por onde iniciar e introduzir o novo conhecimento.

A segunda etapa envolve a elaboração e construção de um novo conhecimento através da realização da pesquisa, onde exige muito esforço e determinação em um processo complexo e moroso.

A terceira etapa trata-se da divulgação e forma de comunicação, no qual o novo conhecimento é incorporado ao patrimônio de conhecimento de toda humanidade, onde cada vez mais pessoas terão acesso e poderão se manifestar criticamente.

O Trabalho Científico e sua Comunicação

  1. O conhecimento científico e outros conhecimentos

Neste tópico, os autores iniciam detalhando como o ser humano se comporta evolutivamente durante sua vida, dotados de racionalidade, consciência, inteligência, espiritualidade e sentimentos. Os outros animais se tornam independentes precocemente, sendo capazes de se protegerem e se alimentarem instintivamente, ao contrario do homem que faz do mundo sua casa tão naturalmente como o útero de onde veio. Ele cria suas formas de interagir como a linguagem, cultura, arte, religião e ciência.

Tudo que o homem vive na terra contribui para que acumule conhecimento e com isso provocando sua evolução.

  1. Conhecimento, teorias e práticas

A teoria é um conjunto de conhecimentos que explica algo, podendo estar completa, correta ou errada. Dependendo de sua validade, utilidade e generalização, a teoria passa a teoria pode ser contrariada quando questionada, acrescida, transformada, aceita ou não.

A teoria pode ser definida como um corpo de conhecimento constituído de definições rigorosas de conceitos e suas relações, ela provém de um conjunto de conhecimentos de diferentes graus e, sistematização e credibilidade. Pode ser completa, consistente e decidível.

A prática tem o sentido de experimentar, realizar trabalho e mudar o estado das coisas em um constante exercitar e transformar. Enquanto a prática realiza trabalho, a teoria busca explicar as relações ocorridas de forma reflexiva, critica, analítica e sintética.

  1. O conhecimento que o ser humano experimenta pode ser de várias naturezas

As fontes de produção de conhecimento podem ser formais (obtidas através de centros acadêmicos, etc.), e informais (fruto de experiência do dia a dia). O conhecimento pode ser classificado em cientifico (busca a verdade através do racional objetivo, sistemático, geral, etc.), religioso (baseado em crenças, valores e fé), popular (vem das pessoas com suas observações) e filosófico (compreende sua relação entre o que é perceptível e o que é imperceptível).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com