TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de atividade Comunicação expressão

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Proposta de Atividade 1

Proposta de Atividade 2

Lucas Pereira da Silva

Isis Laura da Silva

Franciano Inácio Oliveira

Thiago Gomes da Silva

Lucimeire, Comunicação e Expressão 29/02/2016

Atividade 1

  1. Relacione aspectos do texto “Você se comunica bem no trabalho” com o conteúdo estudado na aula anterior (Língua e Linguagem).

R: O texto utiliza a linguagem escrita juntamente com função Conotativa para convencer o leitor sobre as atitudes errôneas em uma entrevista de emprego. Percebe-se também no texto o uso da Função Referencial, dado a utilização de exemplos e citações de fontes confiáveis como “a gerente Ana Maria Codavez, da consultoria KPMG”, mostrando então a objetividade do texto em passar as informações para o leitor.

  1. Como podemos estabelecer diferenças entre líder e chefe?

R: Com o chefe a comunicação é menos acessível, assim tendo menos dialogo com seus colaboradores podendo perder rendimento gerando atrasos e outros problemas em sua empresa.

 O líder diminui a distância entre o diretor e seus colaboradores assim aumentando a comunicação entre eles, gerando novas ideias e um crescimento profissional de seus colaboradores

  1. Qual o papel da tecnologia na comunicação empresarial?

R: Facilitar a comunicação, diminuindo gastos e também gerando uma maior velocidade, a tecnologia proporciona uma interação em tempo real, antes o que demoraria horas ou dias para resolver hoje pode ser resolvido em questões de minutos, uma falta de energia faria com que a empresa parasse, excesso de informação para o funcionário fazendo com que tenha que trabalhar fora do horário de expediente e local de trabalho.

 

  1. Destaque aspectos relevantes do texto “Os sete pecados capitais de comunicação no  ambiente de trabalho”.

R: Um dos maiores pecados da comunicação que está presente em muitos jovens é a impaciencia, que na maoria dos casos acaba prejudicando a aprendizagem e a comunicação, muitas descisões tomadas de forma imprudente e sem a devida paciencia para analizar os pôs e contras fazendo com que prejudique o funcionario e cause prejuizos para a empresa.

 Com o grande avanço tecnológico atual as formas de comunicação ficaram cada vez mais rapidas, fazendo com que muitas pessoas fiqem impacientes. Muitas acabam pulando de um emprego para o outro por não terem paciencia para se adaptar e aprender, gerando assim um grande aumento na taxa de desemprego e também prejuizos para as empresas contratantes.

Atividade 2

1 – Em relação a atitude dos galos, estabeleça as diferenças entre o conto de Rubens Alves e o poema de João Cabral de Melo Neto. É possível relacionar o conteúdo destes textos com o ambiente empresarial?

R: A diferença entre os contos é de que Rubens Alves deixa claro que o galo não faz surgir a manhã, literalmente, e que a credibilidade que todos os bichos confiavam a ele fora desmanchada com o simples ato de não cantar uma única vez. Já João Cabral de Melo Neto diz que o galo faz sim, surgir a manhã, mas no sentido conotativo, de que o amanhecer sem o cantar dos galos não é um amanhecer, e que isso só se consegue com a união de vários galos, onde o canto de um contagia o outro, e assim se cria uma imensa “rede” para um belo amanhecer.

A relação destes textos com o ambiente empresarial é de que, no caso do conto de Rubens Alves, a falta de informação que foi mantida ao longo dos anos, fez com que todos os bichos acreditassem que o galo, apenas o galo, fazia surgir o sol. Nas empresas, é muito comum as pessoas deixarem de analisar determinadas situações ou procedimentos, pelo simples fato de alguém ter imposto que seria de um jeito, e a informação permanece ao longo do tempo sem ninguém questionar. No caso do poema de João Cabral, muitas vezes nas empresas, projetos importantes ou ações delicadas não são executadas corretamente pela falta de comunicação, pela falta de união do grupo. Se não houver vários galos para tecer a manhã, ela não será a mesma coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com