TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Digital

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: ECONOMIA

Curso: Tec G Financeira

Professor: José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado. Não serão aceites provas entregues fora dos prazos estipulados, excetuando-se situações de doença ou de grande gravidade.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Esta prova tem 4 (quatro questões).

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Responda, por favor, a todas as questões, não usando mais do que 250 palavras em cada resposta.

Data limite da Entrega da Avaliação: 1 de Outubro de 2021.

“A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

A taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O BC opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom)”.Fonte: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/taxaselic

Questão 1: A taxa de juros do Brasil (SELIC) está em 5,25% (27/08/2021), sendo que apenas alguns anos atrás alcançou 14%. Que impactos a taxa de juros mais baixa causa sobre a economia? Discuta. (2,5 pontos)

R: Uma taxa de juros (SELIC) mais baixa, faz com que as taxas de juros do mercado fiquem menores, assim favorecendo o consumo e a produção, pois a pessoas tendem a comprar mais quando o crédito está mais barato, sendo assim as empresas produzirem mais para suprir a demanda do mercado, também aumentando o número de empregados do mercado de trabalho.

Um bom exemplo de um mercado que fica mais aquecido com a taxa de juros (SELIC) mais baixa é o mercado imobiliário, pois como a grande maioria dos imóveis são adquiridos usando crédito a longo prazo, quanto menor as taxas, mais atrativo fica para o comprador.

“Além de tradicionalmente o mercado de trabalho ser o último a se recuperar em tempos de crise, ele ainda enfrentou em março o recrudescimento das infecções e mortes por coronavírus, que tornaram o Brasil o epicentro mundial da pandemia naquele momento. "A conjuntura é de crise econômica e de restrições provocadas pela pandemia de Covid. Esse é o pior momento para o mercado de trabalho ao longo da pandemia", afirmou a analista da pesquisa, Adriana Beringuy. "Temos dois fatores que levam a esse ambiente acentuado: a crise econômica que compromete a absorção dos desocupados e a própria sazonalidade."

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2021/05/27/brasil-tem-desemprego-de-147-no-tri-ate-marco-diz-ibge.htm?cmpid=copiaecola

Questão 2: A pandemia de COVID-19 teve e ainda terá impactos sobre a forma como trabalhamos. O principal impacto, no Brasil, foi o aumento do desemprego. Utilizando as ideias da macroeconomia, explique que impactos o aumento do desemprego traz para o consumo, a demanda agregada, a inflação e outros indicadores. (2,5 pontos)

R: A taxa de desemprego está dentro de um dos cinco mercados da macroeconomia, essa taxa ajuda a indicar o desenvolvimento ou recessão da economia do país, a alta taxa de desemprego faz com que o consumo de produtos e serviços diminua, isso desaquece os setores do mercado e ocasiona na demissão de mais trabalhadores. Afetando diretamente a demanda agregada, pois como o consumo é um de seus quatro componentes, junto com investimento, gastos do governo e as exportações líquidas.

Com a alta taxa de desemprego, a renda da população diminui, e as pessoas passam a consumir menos, com um efeito cascata, com menos procura por produtos e serviços, os empresários tendem a baixar os preços, como explica o princípio da oferta e demanda. Que a curto prazo consegue manter a inflação controlada. Já a longo prazo em um crise a inflação começa a subir por oferta, e não por demanda como seria o normal fora de uma crise, nesse caso em específico da covid-19 outros países estão mais avançados na vacinação e remando suas atividades mais rapidamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com