TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Integradora 5.2

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Disciplina(s)

Gestão de Recursos Humanos

Direito do Trabalho

Ética Empresarial

[pic 2]

Curso: Administração

Módulo: 5.2 Matriz  C

Polo

PRÁTICA INTEGRADORA DO MÓDULO 5.2

FASE A – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

  1. Razão Social da Empresa: Supermercado Silva Ltda

  1. Nome da Empresa: Compra Mais e Melhor
  1. Ramo de Atividade: Comércio Varejista de Mercadorias em Geral com predominância de Produtos Alimentícios – CNAE: 4711-3/02
  1. Principal produto / Serviço da Empresa: Produtos de gênero alimentício ( frios, bebidas, frutas, legumes, verduras e sacarias ) produtos de higiene e limpeza
  1. Número total de funcionários: 10 funcionários
  1. Organograma:

[pic 3]

FASE B – ESTUDO DE CASO DA ORGANIZAÇÃO

Parte 1: Disciplina “ Direito do Trabalho “

CONTRATO DE TRABALHO

Conforme artigo 442 da CLT defini-se contrato de trabalho como um acordo tácito ou expresso, correspondente a relação de emprego o qual ajustam as partes pactuantes direitos e obrigações. Sendo ele composto pelo empregado: aquele que presta serviços a um tomador; e pelo empregador: empresa ou pessoa física que recebe a prestação de serviços e paga uma contraprestação por ela.

A empresa em questão, o “Supermercado Compre Mais e Melhor”, possui contrato de trabalho por prazo indeterminado, ou seja, não foi estabelecido um prazo ou um termo final, prolongando-se no tempo de forma continua e indefinida.

REGISTRO DOS EMPREGADOS

O registro dos empregados em carteira de trabalho é destinado a servir como comprovação de identidade e atestado de antecedentes profissionais do trabalhador, além de fazer prova da existência do contrato de trabalho.Instituída  pelo Decreto nº 21.175 de 21 de março de 1932, e posteriormente regulamentada pelo Decreto n° 22.035 de 29 de outubro de 1932, a carteira de trabalho e previdência social é documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar trabalho mediante vinculo de emprego. No “Supermercado Compre Mais e Melhor” são anotados nas carteiras de trabalho dos funcionários a data de admissão, a remuneração e as condições especiais do contrato, se caso houver. Não são efetuados multa. São anotados também acidentes de trabalho pelo INSS e em caso de recusa ou falta de anotações poderá ocorrer processo administrativo.

Em relação ao salário dos funcionários do supermercado, este é feito mensalmente, sendo efetuado por depósito em conta bancária aberta com o consentimento do empregado e em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho, é efetuado sempre no quinto dia útil do mês, sendo disponibilizado também um adiantamento salarial equivalente à 30% do salário todo dia 20.

        JORNADA DE TRABALHO

A jornada de trabalho é conceituada como o tempo em que o empregador fica à disposição do empregador, trabalhando ou aguardando ordens. No caso da empresa em questão a jornada de trabalho é de 8 horas diárias e 44 semanais, distribuídas conforme determinação do administrador em escalas revisadas semanalmente e também de acordo as funções executadas; sendo estas realizadas de segunda a sábado, com descanso de 2 horas para almoço e 15 minutos para o café, com o mínimo de 11 horas de descanso entre as jornadas e descanso semanal aos domingos .  

Conforme artigo 59 da CLT a empresa possui  acordo com os empregados para prorrogação de duas horas; essas horas são consideradas extraordinárias e são remuneradas com adicional de no mínimo 50% sobre a hora normal que são pagas em folha de pagamento, não sendo estabelecido acordo de compensação de horas. Desta forma não há sobrecarga de trabalho e os funcionários podem exercer melhor suas funções, para o bom funcionamento do estabelecimento.

        

Parte 2: Disciplina “ Gestão de Recursos Humanos “

Descrição de Cargo

1-Identificação

Título do Cargo : AUXILIAR DE ESCRITÓRIO

CBO:3-93.10

Departamento: Administrativo Financeiro

Regime de trabalho: CLT

Subordinação: Gerente proprietário

2- Descrição sumária:

Executar serviços gerais de escritório tais como prestar apoio a área operacional, ser responsável pelo setor financeiro organizar arquivos fiscais, transcrição de dado, lançamento e prestação de informações valendo-se de suas experiências para atender as necessidades administrativas

3-Descrição Detalhada

*Acompanhar cartão de ponto, desenvolver escalas de trabalho, auxiliar os funcionários em suas dúvidas e eventuais  problemas

*Abastecer os caixas pela manhã, recolher o fechamento dos caixas no encerramento do expediente, controlar o fluxo financeiro do cofre.

*Emitir NFs, registrar os comprovantes de transcrições comerciais, para permitir o controle da documentação e consulta da fiscalização

*efetuar pagamentos aos fornecedores.                                      

*Efetuar compras para manter o nível de estoque e materiais de escritório

*Coletar dados diversos, consultando documentos, transcrições e arquivos para obter as informações necessárias ao cumprimento da rotina administrativa.

*Atender as chamadas telefônicas, anotando ou enviando recados e dados de rotina para obter ou fornecer informações

4-Especificações

Qualificação:

Nível de escolaridade: Ensino Médio Completo

Conhecimento especializado: Conhecimento básico em informática

Experiência: Mínimo 1 ano

Requisitos Básicos:

Flexibilidade, comprometimento, atenção e honestidade

 

Responsabilidade por valores monetários

Responsabilidade por conferência de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com