TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Gestão: Suprimentos, Logística e Finanças.

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.568 Palavras (15 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MACEIÓ

MAIO/2015

[pic 2]

FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

José Melquiades de Lima Neto

Ingrid Laura Peixoto dos Santos

Larissa Maria Alves da Silva

Ramon Honorato da Silva

Renato Rafael de Santos Arruda

Wismarcks Silva de Lima Cruz

PRÁTICAS DE GESTÃO: SUPRIMENTOS, LOGÍSTICA E FINANÇAS.

[pic 3]

MACEIÓ

MAIO/2015

SUMÁRIO

Introdução        04

Fundamentação Teórica         05

Estudo de Caso         12

Sugestão de Melhorias         16

Considerações Finais        17

Referências                

18

INTRODUÇÃO 

Neste quinto período do curso de Administração, o tema sugerido para a realização da Atividade Prática Supervisionada são Gestão de Suprimento e Logística como disciplina básica e Administração Financeira como disciplina complementar. Envolvendo os aspectos sugeridos pelo projeto Atividades Praticas Supervisionada - APS foi escolhida para realização do estudo de caso a organização Rafael Tenório Logística (RT - Logística), a qual foi selecionada com o intuito de se obter dados práticos da funcionalidade dos processos referentes as disciplinas abordadas neste projeto.

 


FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

A HISTÓRIA DA LOGÍSTICA

Segundo o Autor Benjamim Moura, atribui a origem da logística aos conflitos militares ocorridos a centenas de anos A.C., onde, uma referência no âmbito da logística militar é a do general chinês SUN TZU que escreveu um tratado militar chamado The Art of War (A ARTE DA GUERRA), a aproximadamente 400 – 320 a. C., hoje é um best –seller em gestão logística graças a perenidade de alguns de seus conceitos principalmente na área de estratégia e logística.   Já o Professor de Logística Vagner Siqueira, a logística existe desde os tempos bíblicos, onde os lideres militares faziam uso da logística.  As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota; nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos.

Segundo os autores Henrique L. Corrêa e Carlos A. Corrêa a logística ganha impulso durante a Segunda Guerra Mundial, pois, uma guerra em escala mundial requeria que munições, alimentos e outros suprimentos fossem, de forma eficiente, disponibilizados nas várias frentes de batalha, em diversas regiões do mundo. (Henrique Corrêa, Carlos Correa, Pag 14). A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Em 1945, no Japão surge o sistema Just in Time que é uma filosofia produção desenvolvida na Toyota Motor Company por um gerente de produção chamado Tahiichi Ohno.

Segundo Peter Wanke (2003, p.2) “a grande importância na gestação de estoque para a logística e para o gerenciamento da cadeia de suprimento, tem se tornado cada vez mais evidente e impactante em todas as partes interessada”, pois como já se sabe é onde se encontram todas as partes de custos e a vida da empresa, que está diretamente ligada a essa gestão.

           Algumas empresas já estão adotando o sistema de Just time onde o controle é absoluto e a movimentação das quantidades exatas a serem consumidas, com isso as quantidades enxutas o controle do fluxo de produtos permite atender a demanda com o menor nível de estoque possível.

           A intenção e fazer da melhor forma possível um giro de estoque onde as partes eventualmente possam se manter em um patamar bem elevado e com menor custo e atendendo todas as necessidades do cliente, mais se sabe que essa medida não e simples de ser aplicada, pois requer treinamento e uma ação conjunta de toda á organização para atender o objetivo ou o desejo esperado.

         De acordo com Peter Wanke (2003, p.24), “os grandes gerentes de logística nos últimos anos vêm dando ênfase maior no seu produto e procurando aprimorar ainda mais o giro de seus estoques, Wanke diz que não foi fácil esse método para ser aplicado e preciso levar um tempo e o compartilhamento de informação e serviço junto ao cliente e fornecedor.”

Just in Time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular ao que se referem aos fatores com a velocidade, a qualidade e o preço final dos produtos.

Com essa nova filosofia, o objetivo era bastante simples: produzir e entregar os produtos mesmo a tempo de serem vendidos. Peças mesmo a tempo de serem montadas e materiais mesmo a tempo de serem transformadas em peças. A idéia dos japoneses é produzir pequenas quantidades para corresponder a procura, enquanto os ocidentais produzem grandes quantidades de produtos variados para o caso de virem a ser necessários.

CADEIA DE SUPRIMENTOS

O autor Ronald H Ballou define cadeia de suprimentos como um conjunto de atividades funcionais (transporte, controle de estoque, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor.

A logística em si, se trata de um planejamento que tem o objetivo de elaborar uma estratégia para o fluxo de produtos e informações por meio de um negocio.

Segundo Martin Christopher (2011, p.02) “Logística é o processo de gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenagem de matérias, peças e estoques finais (e os fluxos de informação relacionados) por meio da organização e seus canais de comercialização, de tal forma que as rentabilidades atuais e futuras sejam maximizadas através da execução de pedidos, visando custo benefício.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (528.5 Kb)   docx (370.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com