TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré projeto

Por:   •  19/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade pan amazônica: FAPAN

Curso administração

I- GESTÃO DE PESSOAS: Estudo de caso de tecnologia da informação do departamento de RH da empresa tecnews, Belém, Pará.

II-  AUTOR:   Ademilton dos Santos dos Santos

                      Camila angélica de Sousa Azevedo

        Mario nickson lima Malheiros

        Marco Antônio Barros Ribeiro júnior

RESUMO:

A era do conhecimento traz a necessidade de mudanças estruturais na organização, fazendo com que os atores se profissionalizem e se mantenham atualizados. O conceito de gestão de pessoas tem crescido gradativamente no setor de recursos humanos, gestores capazes de antever tais mudanças da era informatizada se adaptando rapidamente, facilitando o desempenho e a conexão entre as pessoas, redes sócias e outras bases de dados. A tecnologia da informação tem como objetivo ajudar o recursos humanos a integrar as pessoas, gerenciar o relacionamento entre a organização e indivíduo, alinhando a visão, missão, valores e objetivos entre a empresa e seus funcionários – colaboradores. Mediante a visita técnica e a entrevista como método utilizado para coletas de dados, foram expressas as opiniões da importância da tecnologia da informação entre os entrevistados na área de gestão de pessoas. As expectativas e a vontade de buscar novos conhecimentos e crescimento profissional, está proporcionando aos gestores um continuo avanço as novas exigências do mercado e relacionamento com as pessoas.

Com toda essa evolução da tecnologia da informação, o uso de tal ferramenta é extremamente indispensável, tendo importância para minimizar tempo e custo, maximizar competências objetivando a eficácia do desempenho realizado, fundamentação, valorização e visão holística observando as viabilizações dos processos de dados, reduzindo acúmulos dos arquivos físicos transparecendo o relacionamento da organização, permitindo verificar a qualidade e os avanços tecnológicos. Todo esse processo leva a conciliação a estratégias e tecnologias partilhando conhecimento e obtendo resultado num cenário em que a competitividade cresce exponencialmente, elevando as contribuições nas ações da organização. Este é o fator chave para a transformação que a pouco atuavam no mercado de recursos humanos, a implementação e necessária através da implantação e suporte adequado, parceria, transparência são um diferencial para avaliação e embasamento quanto a utilização de métodos e ferramentas auxiliares de apoio a uma gestão de pessoas moderna e inovadora, a união de ambas as áreas é um fator propulsor na adoção dos novos modelos de gestão na tomada de decisão e relação nas práticas e funções tecnológicas disponíveis na organização, mensurando os resultados e motivando a melhoria estrutural.

III- JUSTIFICATIVA:

Este estudo de caso tem como objetivo apresentar a importância e valorização da tecnologia da informação na área de RH na prática efetiva de gestão de pessoas. Com a era global cada vez mais informatizada, houve a necessidade de um progressivo avanço profissional nos novos modelos de gestão de pessoas, neste contexto a implementação da tecnologia da informação traz uma ferramenta de suma importância no âmbito de trabalho e no mercado competitivo, viabilizando de forma rápida um leque de estratégias na área que precisa de um alto grau de informatização e atualização de aprendizagem organizacional, com relação a importância da TI na área de gestão de pessoas , dar-se a seguinte questão norteadora: A tecnologia da informação é uma ferramenta indispensável em uma era atualizada?

IV- OBJETIVOS:

4.1- GERAL:

Identificar as estratégias para aperfeiçoar o aprendizado e a interação na gestão de pessoas na era informatizada no departamento de RH da empresa tecnews, Belém, para.

4.2- ESPECÍFICOS:

  • Analisar as contribuições do uso de programas da tecnologia da informação na área de gestão pessoas.
  •  Verificar possibilidades de crescimento continuo e melhoramento no âmbito de trabalhado do departamento de TI na área de gestão de pessoas.
  • Observar o método de trabalho usando a TI como suporte para melhorias, ganho de tempo e processo continuo de atualização.

V- REFERENCIAL TEÓRICO:

A área de gestão de pessoas vem sofrendo mudanças tecnológicas a partir dos anos 90 graças ao amplo desenvolvimento da tecnologia, fazendo com que a organização de RH deixasse sua postura de processos burocráticos e de controle para ingressar na era da tecnologia com descentralização e união visando o crescimento competitivo no mundo cada vez mais globalizado.

Cada vez mais as organizações são submetidas as novas invenções, criações e tecnologias e portanto, seus dirigentes e funcionários a nova reflexão e maneira de agir. (Jayr, 2002.p. 60)

 Embora poucos mas ainda existente, a realidade arcaica continua convivendo com a imagem envelhecida do ‘’ departamento pessoal’’, o programa de gestão de estrutura organizacional com o uso a informatização cresce de forma veloz se tornando diferencial competitivo fazendo do processo de gestão de pessoas um conjunto de forças e agregando conhecimento, crescimento e resultados positivos com objetivos alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com