TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada a Administração – Atividade de avaliação

Por:   •  16/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]        

  Psicologia Aplicada a Administração – Atividade de avaliação

Professor Marco

2º. Semestre 2014

  1. Schultz[1] em seu livro “História da Psicologia Moderna” afirma que a Psicologia traz em sua bagagem um paradoxo: “a psicologia é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e, ao mesmo tempo, uma das mais modernas”.
  1. Como isto é possível?
  2. De que forma o Positivismo influenciou os paradigmas de cientificidade do final do século XIX? Como a Psicologia conseguiu se adequar a estas referências?
  1. De acordo com Alves & Galeão-Silva no texto “A crítica da Gestão da diversidade”, em quais argumentos os defensores das ações afirmativas se apoiam para tentar legitimá-las? Qual é a crítica que as ações afirmativas recebem?
  1. Quais são as principais diferenças entre os períodos Individualista, Sistêmico e Político da Psicologia Organizacional?
  1. Discorra sobre os principais componentes da Inteligência emocional.
  1. Leia o texto “O impacto de Gestores Narcisistas” e discorra sobre o efeito que gestores narcisistas podem ter sobre a organização.
  1. A Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo criou há alguns anos a Nota Fiscal Paulista. Por meio desse programa, a Secretaria da Fazenda premia com uma porcentagem da arrecadação do ICMS aqueles que solicitarem a nota fiscal relativa às suas compras. Considerando que muitas pessoas passaram a adotar esse comportamento (cobrar nota no ato da compra) podemos dizer que houve, do ponto de vista do Behaviorismo, um condicionamento? Se sim, de que tipo? No caso de haver reforços, qual é sua natureza?
  1. Há alguns anos atrás os ditos jogos de azar foram proibidos no Brasil, por sanções governamentais. Entre estes jogos podemos incluir as máquinas caça-níqueis. Em relação a mesmas podemos dizer que normalmente a pessoa que joga supõe que o aparelho está ajustado para dar lucro a casa de jogos, mas mesmo assim ela continua jogando. Do ponto de vista do Behaviorismo, como podemos explicar este comportamento? Existe algum tipo de esquema de reforço envolvido? Explique.
  1. “Ao considerarmos tanto o ponto de vista do Behaviorismo quanto o da Psicanálise sobre o ser humano somos obrigados a admitir que a ideia de livre arbítrio não passa de uma ilusão.”

Tal afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique.

9) Leia as tiras abaixo.

[pic 2]

Fonte: Bock, A.M.M. Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia. Editora Saraiva. 2001

[pic 3]

Fonte: http://kanzlermelo.wordpress.com/2012/06/01/as-traumaticas-aventuras-do-filho-do-freud/. Acesso em 09/10/12

  1. Considerando a teoria psicanalítica, o que há em comum entre as duas tirinhas? Explique. Além disto, discorra sobre o que produz o efeito cômico na primeira e na segunda tirinha.
  2. A segunda tirinha faz referência a certo modelo mental elaborado por Freud. Descreva esse modelo e seus elementos constituintes.

10) Faça uma pesquisa e apresente um exemplo para cada um dos seguintes vieses no processo decisório:

  • Ancoragem
  • Disponibilidade
  • Representatividade
  • Erro de aleatoriedade
  • Escalada de comprometimento

11) Faça uma pesquisa e apresente um exemplo para cada um dos seguintes processos de formação de impressões:

  • Efeito Halo
  • Percepção Seletiva
  • Efeito de contraste
  • Profecia autorrealizadora
  • Efeito de recenticidade

RESPOSTAS

EXERCÍCIO 1.

a) Desde a antiguidade as pessoas se perguntavam sobre si mesmo, pois a psicologia era ligada a filosofia e isso só foi mudar no séc. XIX onde a psicologia vai surgir a partir de um experimento, muito ligado à noção de ciência na qual começa-se a confiar na observação e experimentação para o estudo da mente Humana que irá até a Modernidade diferenciando-se assim a antiga disciplina Filosófica da Psicologia moderna. Contudo, surge a Psicologia sendo como um campo de estudo independente e cientifico.

b) O Positivismo rejeita especulações filosóficas e o subjetivismo dizendo que: “só é verdade se é observável e quantificável”, ele traz muitas bases do empirismo, na qual prega que só se chega a verdade por meio de experimentos dos órgãos sensoriais, podendo assim concluir que o positivismo influenciou os paradigmas de cientificidade do final do século XIX. Para a Psicologia se tornar ciência, ela precisou rejeitar muitas influencias e adequar-se aos métodos utilizados pelas ciências exatas utilizando-se de métodos empíricos (ex: experimentos em laboratórios)

EXERCÍCIO 2.

Taylor e Stacy foram os primeiros a defender as vantagens da gestão da diversidade, no qual possui as ações afirmativas que é superar os efeitos de um passado de discriminação, garantindo que pessoas ou grupos discriminados possam competir, igualitariamente, com membros dos grupos favorecidos ou, de maneira mais controversa, atingir igualdade completa, essa gestão é responsável pela a inclusão dos discriminados por meio da diversidade e redução dos custos com turnover e absenteísmo – especialmente entre as minorias incluídas, atração de funcionários talentosos para a empresa, sensibilização para as novas culturas que formam o mercado; aumento da criatividade e da inovação na empresa, aumento da capacidade de resolução de problemas e aumento da flexibilidade do sistema administrativo.

        O ceticismo dos funcionários das empresas em relação ao programa pode ser percebido como uma atitude preconceituosa em relação aos beneficiados desse programa, fazendo com que surja dificuldades para adaptar rotinas de trabalho e incluir a questão da diversidade, pois a implementação da diversidade acarreta em mudanças que vão além de procedimentos administrativos já que engloba mudanças culturais e cognitivas.

EXERCÍCIO 3.

O enfoque individualista está relacionado às características de modelo capitalista mais tradicional, o enfoque sistêmico pode ser definido como sendo um modelo da sociedade do bem estar e de gestão do trabalho e o enfoque político baseia-se no modelo taylorista-fordista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (373 Kb)   docx (706.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com