TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia de Personalidade

Por:   •  17/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

   PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

[pic 1]        A palavra PERSONALIDADE deriva do vocábulo persona e se refere às mascaras usadas pelos atores em apresentações do teatro na Grécia antiga. Dessa forma, personalidade passou a referir-se a nossa imagem pública, nossa máscara exterior.

[pic 2]        A persona tem a peculiaridade de recobrir o rosto – protegendo-o e até misturando-se a ele.        

        

[pic 3]        Muito mais que “mascarar”, a personalidade mostra uma combinação intersubjetiva complexa, repleta de nuances e única, tal qual uma impressão digital psíquica.

[pic 4]        O termo Personalidade comporta o sentido da variedade de papéis desempenhados ao longo da vida, em diferentes situações, ou seja, vêem a personalidade como as estruturas e processos psicológicos subjacentes e relativamente estáveis que organizam a experiência humana e moldam as ações e reações da pessoa ao meio.

[pic 5]        O termo “Personalidade” pode ser definido como a totalidade dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam o indivíduo na vida cotidiana, sob condições normais; é relativamente estável e previsível.

[pic 6]        O Transtorno de Personalidade representa uma variação desses traços de caráter que vai além da faixa encontrada na maioria dos indivíduos.

[pic 7]        Apenas quando os traços da personalidade são inflexíveis e mal-ajustados e causam um funcionamento significativamente comprometido ou sofrimento subjetivo, eles constituem uma classe de transtorno de personalidade.

[pic 8]  Os Transtornos de Personalidade são reunidos em três grupos na quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV        ).

Agrupamento A

Paranóides, Esquizóide, e esquizotípica.

Os indivíduos parecem esquisitos e excêntricos.

Agrupamento B

Anti-social, borderline, histriônica e narcisista.

Dramáticos, emotivos e erráticos.

Agrupamento C

Esquiva dependente, obsessivo-compulsivo, transtorno da personalidade sem outra especificação (passivo-agressiva e depressiva)

Ansiosos e temerosos

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE:

[pic 9]         É o estudo científico das forças psicológicas que tornam as pessoas únicas. Poderíamos dizer que a personalidade possui oito aspectos principais, que, reunidos, ajudam-nos a compreender a natureza complexa dos indivíduos.

  1.  Aspectos inconscientes:   forças que não estão na consciência imediata. Ex: podemos ter atitudes com outras que nossos pais costumavam  ter sem nos darmos contas que taríamos sendo motivados pelo desejo de ser semelhantes a eles.

  1.   Forças do ego -  que oferecem um senso de identidade ou self. Ex: na maioria das vezes nos esforçamos por manter um senso de domínio em nosso comportamento.
  1.  Aspecto biológico –    com uma única natureza genética, física, fisiológica e temperamental; a espécie humana vem evoluindo há milhões de anos e ainda assim cada um de nós é um sistema biológico único.
  1.  Condicionadas e modeladas:    as pessoas são condicionadas e modeladas por experiências e pelo ambiente à sua volta. Aqui, a cultura é um aspecto fundamental na determinação de quem somos.
  1.  Dimensão cognitiva –   pensamos e interpretamos ativamente o mundo ao nosso redor. Diferentes pessoas interpretam os acontecimentos à sua volta de maneira única.
  1. Traços, habilidades e predisposições –     não há como negar que cada um de nós tem determinadas capacidades e inclinações.
  1. Dimensão espiritual –       aqui questionamos o significado de nossa existência, pois não somos como robôs, buscamos a felicidade e a auto-satisfação.
  1. Interação        a natureza do individuo é uma interação continua entre as pessoas e determinado ambiente.

   

    ESTRUTURA E CONTEÚDO DA PERSONALIDADE

[pic 10]        ESTRUTURA:    é a base que organiza e une entre si de forma mais ou menos estável as diferentes condutas e disposições do individuo, é a organização global que dá consistência e unidade à conduta. A psicanálise afirma que esta estrutura está formada, por volta dos 4 ou 5 anos; Piaget coloca que a personalidade começa a se formar mais tarde entre 8 e 12 anos.

[pic 11]        CONTEÚDO:    os conteúdos desta estrutura da personalidade estão relacionados com as vivências concretas do individuo no seu meio social, cultural, religiosa etc. Só é possível compreender a personalidade considerando a relação indissociada entre estrutura e conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com