TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  31/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 8

Paulo Ricardo de Oliveira Júnior

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

Disciplina: Introdução a modalidade EAD

Montes Claros

Fevereiro/2019

INTRODUÇÃO

Na atual conjuntura tecnológica, o mundo em que vivemos passou por grandes transformações em várias áreas como a medicina nuclear, as indústrias, fábricas que possuem processo bem complexo de automatização, entre outros.

A área da educação não poderia ficar de fora. A aula presencial ainda é a principal forma de inserção e interação entre alunos e professores no ambiente de ensino. Entretanto, com o avanço tecnológico e da informática, foi permitido uma ampliação dos modelos e das velhas formas de ensino com estamos acostumados.

A educação à distância vem se ampliando e crescendo bastante nos últimos anos, devido ao fácil acesso à internet por grande parte da população hoje em dia, à falta de tempo das pessoas em se deslocarem e à praticidade e flexibilidade na realização das atividades, o que permite o aluno fazer e organizar seu tempo sem estar preso a um horário diário para comparecer a uma instituição de ensino.

Percebendo que hoje em dia a presença da informática e do computador nas nossas vidas se faz cada vez mais necessária, irei abordar no próximo tópico resumidamente sobre o início e evolução da informática e dos computadores e sobre alguns conceitos, ferramentas e mecanismos indispensáveis na utilização do computador da informática no geral.

DESENVOLVIMENTO

Ao longo da evolução da humanidade e das demandas dos seres humanos, o homem precisou criar mecanismos para armazenar informações visando facilitar seu dia a dia. Na antiguidade, os pastores gregos e egípcios iniciaram um processo de contagem primitivo baseado na equivalência, onde cada animal equivalia a uma pedra, e cada pedra a mais equivalia a um animal perdido.

Com o passar dos anos devido à necessidade, o homem consegue criar um sistema de controle rudimentar, o ábaco, que facilitou a vida do homem na realização de operações matemáticas. O desenvolvimento da eletrônica foi de bastante importância para a evolução da informática, pois tornou possível a criação de dispositivos capazes de automatizar tarefas realizadas pelo homem. Foi então que surgiu o primeiro computador.

Os computadores evoluíram através dos avanços tecnológicos tendo em vista, que os dispositivos utilizados mudavam a cada geração. Na primeira geração o dispositivo utilizado para a construção dos computadores que eram gigantescos, chegando a ocupar espaços do tamanho de uma sala, foi a válvula à vácuo. Já na segunda para a terceira geração, ocorreu a substituição da válvula à vácuo pelo transistor, estendendo o uso dos computadores às áreas administrativas e gerenciais, e não apenas às áreas científica e militar. Com o passar dos anos, foram surgindo equipamentos cada vez mais menores, mais rápidos e mais baratos.

Na quarta geração, foi onde começaram a ser utilizados os circuitos integrados, que são circuitos eletrônicos completos compostos por um pequeno chip de silício, tendo como vantagem dessa evolução a confiabilidade, tamanho reduzido e baixo custo. Na quinta geração, geração em que estamos, é quando aparece pela primeira vez o processador. O processador ou CPU, tem como função o processamento de dados e sua consequente transformação em informações. Além do surgimento do processador, é também nessa geração que surge o disquete como unidade de armazenamento.

Com relação a classificação dos computadores, esta pode ser feita de acordo com alguns critérios como finalidade de uso, tamanho e poder de processamento.

Um computador muito utilizado é o computador pessoal, conhecido também como microcomputador e popularmente conhecido pela sigla PC (Personal Computer). Ele é destinado ao uso doméstico, levando-se em conta o seu preço, tamanho e facilidade de uso.

Existem também o laptop ou notebook, que é um computador com tamanho menor e com facilidade de deslocamento, podendo ser levado a qualquer lugar e ser usado por algumas horas sem estar conectado à uma rede elétrica.

Já os computadores de grande porte são os chamados Mainframe. Geralmente possuem manutenção bastante cara e custo muito elevado, sendo assim utilizados apenas por grandes corporações. São computadores com a velocidade de processamento bastante superior e uma alta capacidade para a manipulação de informações.

 

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, a informática não está associada apenas ao uso de computadores. Um exemplo de informática na vida das pessoas sem ter essa associação a computadores são as portas automáticas de hotéis e shoppings que abrem quando alguém se aproxima delas. Isso acontece porque nelas existem sensores eletrônicos que coletam dados e posteriormente geram informações de que alguém deseja entrar e então a porta é aberta automaticamente.

A palavra informática teve sua origem no ano de 1957, através de Karl Steinbuch, um engenheiro elétrico alemão, ciberneticista e teórico da informação. Ele cunhou o termo Informatik, palavra alemã para informática.

A informática é utilizada em diversas áreas do nosso cotidiano. Na área do comércio a vemos a informática através da catalogação de produtos e gestão de estoque, por exemplo. Na pesquisa científica a informática é muito utilizada na realização de cálculos complexos e simulação de ambientes.

Na atividade bancária, a informática está presente nas transações com cartão de débito e crédito, projeções financeiras, homebanking – que é o acesso a informação em casa – entre outros. Na agricultura vemos a contribuição da informática através de cálculos para o custo por hectare, balancear rações, rastreamento de animais, etc. Na educação a informática possibilita aos educadores utilizarem dos mais diversos recursos computacionais para estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, além das ferramentas como ambientes virtuais de ensino, fóruns, chats, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (300.1 Kb)   docx (110.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com