TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pérola do Leite Indústria e Comércio de Laticínios LTDA

Por:   •  27/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP INTERATIVA – SEI

Frederico Soares da Mota – RA. 0911836

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

        Pérola do Leite Indústria e Comércio de Laticínios LTDA

Inhumas

2011

UNIP INTERATIVA – SEI

Frederico Soares da Mota

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

        Pérola do Leite Indústria e Comércio de Laticínios LTDA

Projeto de pesquisa apresentado como parte da avaliação da aprendizagem, na disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar I; I semestre. Do curso de Processos Gerencias da Universidade Paulista – UNIP

Inhumas

2011

SUMÁRIO

  1. RESUMO..................................................................................................4
  2. INTRODUÇÃO..........................................................................................4
  3. SÍNTESE DA EMPRESA..........................................................................5
  4. A EMPRESA.............................................................................................6
  5. CONCLUSÃO............................................................................................8
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................9

1. RESUMO

        

        Aluno da UNIP de Processos Gerenciais, Frederico Soares da Mota, ID: 0911836 apresenta neste relatório as características e práticas existentes na Indústria de Laticínios, Pérola do Leite, na cidade Itaberaí, Goiás.

2. INTRODUÇÃO

O presente relatório trata-sedo diagnóstico organizacional de uma Indústria de Laticínios, de médio porte. Indústria esta que trabalha com comércio varejista, atacadista e com a prestação de serviços.

Esta empresa possui diferentes métodos de organização entre seus funcionários, clientes e fornecedores. Uma diretoria, gerentes e funcionários de produção bem definidos. Clientes distintos em grandes, médios e pequenos portes, assim como os fornecedores.

As principais razões deste estudo é realizar o levantamento das características e práticas existentes nesta Organização Industrial. Com ênfase na função do gestor para garantir a eficiência e principalmente a eficácia na produtividade.

3. SÍNTESE DA EMPRESA

Razão Social: Pérola do Leite Indústria e Comércio de Laticínios Ltda.

CNPJ: 03.260.943/0001-41

Porte da Empresa: Médio. Faturamento aprox. de R$ 1.000.000,00 mês.

Filial: 01 unidade – Vilac.Goiás.

Contabilidade: Lucro Real.

Matéria Prima: Leite In Natura.

Produto Final: Queijos, Iogurtes, Manteiga e Leite Resfriado Tipo C.

Capacidade Produtiva: 30.000 Litros de leite por dia.

Empregos Diretos: 35.

Empregos Indiretos: Mais de 300.

Contribuição de Impostos: Mais de R$ 60.000,00 ao mês.

Clientes Alvo: Panificadoras, Pizzarias e Supermercados.

Marca: Vilac, Vilackids.

Municípios de Fornecimento: Cidade de Goiás Velho, Itaberaí, Itaguarí, Itaguarú, Itauçú, Jaraguá, Sta Rosa, Taquaral de Goiás.

Principais Concorrentes: Nestlé, Perdigão,Leite Bom, Piracanjuba, Marajoara, Manacá, Fleury, Camburí, Imperial.

Projetos Sociais: 01- Doação de Leite para funcionários e famílias carentes.

4.A EMPRESA

A razão social da empresa em estudo é “Pérola do Leite Indústria e Comércio de Laticínios Ltda.”. É uma empresa limitada por cotas de responsabilidade, com fins lucrativos.

Foi criada em 15 de junho de 1999, pelos senhores “Jair Nunes e Braz Lopes”. Os mesmos agiam pelo empreendedorismo, tentando utilizar da Teoria Geral da Administração sem dominar as técnicas administrativas. O que acarretou várias mudanças no quadro societário da empresa. Mudanças necessárias à sua sobrevivência.

 Atualmente conta com os sócios “José Divino e Alípio Pedretti”. Como investidores da empresa, perceberam a necessidade de um profissional qualificado na gestão da mesma, contratando desde 09 de setembro de 2008 o Sr. Frederico Soares da Mota (autor deste projeto).

Em meados de 2008, a empresa contava com apenas seis mil litros de leite para a industrialização de seus produtos. E a venda era feita através de intermediários. Em 2009 passa a comercializar diretamente com os supermercados, no varejo e no atacado. Atuando também na prestação de serviços de Industrialização para outras Indústrias, preenchendo sua capacidade produtiva de trinta mil litros de leite ao dia.

        No decorrer do ano aumenta de oito para trinta e cinco novos empregos diretos. Ampliando de setenta e cinco para duzentos e sessenta fornecedores de leite; de doze para vinte e cinco fornecedores de insumos (coalho, cloreto, embalagens, produtos químicos); de dois para cinco prestadores de serviços de manutenção.

        Esses resultados levaram a empresa á classificação de pequena para médio porte com faturamento em torno de um milhão de reais por mês. Proporcionando a abertura da filial “Goiás”, na Cidade de Goiás, porém,dentre outras, a dificuldade é a contratação de gestores competentes para cuidar da filial.

        As mercadorias antes vendidas à intermediários que buscavam na própria empresa, passaram a serem levadas aos clientes alvos no segmento do comércio: nas panificadoras, pizzarias e nos supermercados.

        No entanto, o ano de crescimento foi quando a empresa sofreu maior ação dos concorrentes, ou talvez “tenha provocado maior sofrimento na concorrência”. Concorrência esta, não tão voraz nos clientes, onde todas as indústrias de laticínios de médio e grande porte estão, como: Pão de Açúcar, Wall Mart, Carrefour, e outros mais. Mas sim nos produtores rurais de leite, onde os Laticínios visinhos, Camburí, Imperial, Fleury; os laticínios estaduais Piracanjuba, Marajoara, Manacá e os nacionais Nestlé, e agora Perdigão e grupo GP, lutam vorazmente pela “posse” do leite. Segue depoimento do Diretor Geral:“Graças a Deus e do nosso trabalho, eu Frederico Mota Diretor Geral, meu irmão Rafael Diretor Financeiro, meu cunhado Rondinelly Gerente Geral e nossa equipe de secretárias, de Gerentes de produção, Quejeiros, Auxiliares de Produção, Auxiliares de Manutenção, Auxiliares de Limpreza, Técnicos em Laticínios, Veterinários, Químicos, e compradores de leite. Nossa empresa familiar tem o orgulho em 2010 de ter sobrevivido e aumentado de dois para dez novos produtos em nossa unidade.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com