TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR DE SUCESSO?

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

De acordo com Chiavenato (2000), “a importância da organização entre outras é basicamente a de agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados”.

Com a organização e seu gestor a empresa reúne e integra os recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administra-los. Estabelecendo então a divisão do trabalho por diferenciação, possibilita os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração de seus setores e define os níveis de autoridade e de responsabilidade e o gestor na coordenação.

Verifica-se então que as empresas definem os seus domínios, objetivos que pretendem alcançar e seu ambiente de atuação onde procuram a sobrevivência e o crescimento, ou seja, “estabelecem estratégias para melhor aproveitamento e aplicação de seus recursos”.(Chiavenato, 2000).

1. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR DE SUCESSO?

Um gestor de sucesso deve estar sempre “antenado” no mercado de trabalho, bem como em tudo o que acontece dentro e fora dele.

O gestor deve ser considerado o exemplo a ser seguido dentro do ambiente corporativo sabendo sempre como conduzir sua equipe motiva-la assim que necessário, pois uma equipe quando bem treinada e desenvolvida ajuda na melhoria dos serviços e produtos oferecidos.

• Adaptabilidade: Para liderar uma empresa o gestor deve se adaptar a qualquer ambiente ao qual for destinado a trabalhar, pois em um “mundo corporativo” o gestor deve estar adepto a mudanças continuas, sejam elas de ambientes, funções, pessoas... Independente das mudanças ocorridas um bom líder deve estar preparado para assumir riscos e responsabilidades.

• Resiliência: Saber lidar com as pressões ao qual devera sofrer na companhia. Ter a noção de que "nem tudo são flores” em um ambiente de trabalho é muito bom, pois dificuldades e problemas são contínuos e cabe a um bom gestor ter a capacidade de administra-las, visto que quando tudo “fugir do controle” o objetivo de um gestor é saber controlar a situação para que a mesma se resolva o quanto antes fazendo com o que não venha a causar problemas maiores mais adiante. Cabe a um gestor ser competente o suficiente para resolver conflitos tendo em mente que é apenas mais um problema que passa quando resolvido com eficiência.

• Interação: O gestor deve “ganhar” sua equipe pela confiança e interação, pois quando um gestor interage com sua equipe ele fica mais por dentro das necessidades e demandas de seus colaboradores. Além de se tornar admirado, quando um gestor consegue atrair sua equipe ele consegue também obter confiança, respeito e melhor entendimento quando for necessário aplicar decisões e metas a serem compridas.

• Polivalência: Para alcançar o sucesso o gestor bem desenvolvido deve saber atuar não só na área ao qual se encontra no momento, mas em qualquer área que for destinando a trabalhar gerando rendimentos estratégicos, inovadores e boa liderança sobre qualquer circunstância.

• Ponderação: Saber a consequência de uma decisão é extremamente importante antes de toma-la. O ato de decidir entre uma coisa e outra não é tão fácil quanto aparenta dentro de uma empresa. Decisões podem mudar os rumos dos acontecimentos tanto para bons quanto ruins, cabe ao gestor escolher a melhor alternativa que traga mais rendimentos e menos impactos na obtenção de resultados quanto as mudanças.

Mas não é somente essas habilidades que fazem de um gestor um líder bem sucedido. Além disso, ele deve será auto confiante, habilidoso quando se tratar de reações interpessoais, ser um bom negociador, ser proativo, eficiente e eficaz. Acima de tudo ter uma ampla visão de negócios para realizar as tarefas a ele direcionadas com qualidade desenvolvendo, assim, um ótimo trabalho.

2. O CONCEITO DE EMPRESA, DE GESTOR E EMPRESÁRIO?

Empresa é toda entidade que busca resultados financeiros e econômicos, atuando em varas áreas, podendo ser desde agrícolas a prestações de serviços. Atuando sobre qualquer forma jurídica para obtenção de lucros.

Gestor: Cargo de uma pessoa que assume responsabilidades e direção em qualquer área. Abaixo do diretor, o gestor é treinado a assumi-lo quando o mesmo se ausentar. E o grande responsável por gerir e administrar qualquer local que exija um cargo de confiança e responsabilidades.

Empresário: Empresário pode ser designado uma pessoa física ou jurídica desde que exerça profissionalmente uma atividade voltada a gerar lucros e rendimentos a empresa. Segundo o artigo 966 do código civil “considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividades econômicas organizadas para a produção ou a circulação de bens ou serviços” ou seja, empresário é quem cria, dirige e assem os riscos quanto execução de um determinado ramo tendo por fim, produção, circulação ou troca de serviços.

3. POR QUE AS EMPRESAS SÃO CONSIDERADAS SISTEMAS ABERTOS

Sistema aberto nada mais é do que a interação das empresas com o mundo “do lado de fora”, ou seja, uma empresa que possui sistemas abertas pode se considerara na maioria das inovados e melhor lucratividade, uma empresa deve vezes uma empresa bem sucedida. Para poder obter melhores resultados, estar atualizada sobre as demandas e necessidades que o consumidor procura.

Deve estar sempre atentas sobre as mudanças e adaptar-se a elas com comprometimento e responsabilidades.

4. O QUE É MISSÃO, VISÃO E VALORES ORGANIZACIONAIS?

São as características adotadas por cada empresa para exemplificar em três palavras algo que se torna imprescindível para o bom funcionamento de uma organização. Sendo elas:

• Missão: é simplesmente o “por que” da empresa. Qual sua missão para com seus consumidores e clientes e como pretende alcança-los

• Visão: ter uma visão empreendedora, um objetivo a ser alcançado seja a curto, médio ou longo prazo.

• Valores: São os princípios que guiam e direcionam a empresa, são simplesmente o modo que fundamentaram as escolhas por condutas tanto dos colaboradores da organização, bem como da própria organização.

5. ENTENDIMENTO DO GRUPO – CONSENSOS ADOTADOS PELO GRUPO – PROCESSO DE DEBATE

Segundos o que nós viemos acompanhando ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com