TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO X RETENÇÃO DE TALENTO: QVT E SUA CONTRIBUIÇÃO NA RETENÇÃO DE TALENTO.

Por:   •  26/10/2015  •  Artigo  •  5.037 Palavras (21 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO X RETENÇÃO DE TALENTO: QVT E SUA CONTRIBUIÇÃO NA RETENÇÃO DE TALENTO.

JI-PARANÁ - RO

2015


QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO X RETENÇÃO DE TALENTO: QVT E SUA CONTRIBUIÇÃO NA RETENÇÃO DE TALENTO................................................................3

RESUMO        3

1. INTRODUÇÃO        3

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORIA         4

2.1 Gestão de pessoas        4

2.2 Qualidade de vida no trabalho        6

2.3 A Origem de qualidade de vida        7

2.4 Ergonomia        8

2.5 Retenção de Talento        9

2.6 Programas de Qualidade de Vida        10

2.7 Importâncias da Qualidade de vida no Trabalho        11

2.8 Programas de Qualidade de Vida        12

2.8.1 Modelo de Walton        12

2.8.2 Modelo de Hackman e Oldhan        14

2.8.3 Modelo de QVT de Nadler e Lawler        16

3.METODOLOGIA        16

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18


QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO X RETENÇÃO DE TALENTO: QVT E SUA CONTRIBUIÇÃO NA RETENÇÃO DE TALENTO.

Andreia Rodrigues de Oliveira[1]

Nome(s) do(s) autor(es)[2]

Resumo

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), um dos assuntos mais mencionados no meio da gestão empresarial. A busca pela (QVT) vem crescendo de forma tímida nas organizações, principalmente porque os assuntos vêem tomando proporcionalidade nas universidades acrescentando a propagação dos benefícios que a QVT trás tanto para o colaborador e organização, dentre eles está à retenção de talentos nas organizações, já há organizações que entenderam a relevância da Qualidade de Vida do Trabalhador         no clima organizacional e estão implantando os programas de QVT, como um diferencial competitivo. Por tanto o objetivo deste é ressaltar a influência da qualidade de vida no trabalho para retenção de talentos na organização. O presente artigo foi desenvolvido através de levantamentos bibliográficos, por meio de literatura, pesquisas online, e transcrições textuais de autores de renome, sobre o tema Qualidade de Vida no Trabalho e Retenção de Talentos. Foram pesquisados, artigos científicos e livros. De acordo com a pesquisa pode-se percebe que a Qualidade de Vida no Trabalho, por si só não retém os talentos, mas a QVT aliada com um bom ambiente de trabalho, aprendizado e desenvolvimento profissional, oportunidade de crescimento e carreira, desafios, estabilidade e segurança, remuneração diferenciada do mercado e responsabilidade sócio-ambiental que são fatores de QVT contribuem com aspectos eficazes na retenção de talentos.

Palavras - Chave: Qualidade de vida no trabalho, Retenção de talentos e Gestão de pessoas.        

1 INTRODUÇÃO

Considerando o cenário atual nas organizações, é necessário que os gestores atuem estrategicamente formas e condições de reter talentos no ambiente de trabalho, proporcionar positivamente fatores que contribuem nas condições e qualidade de vida dos trabalhadores.

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), um dos assuntos mais mencionados no meio da gestão empresarial. A busca pela (QVT) vem crescendo de forma tímida nas organizações, principalmente porque os assuntos vêem tomando proporcionalidade nas universidades acrescentando a propagação dos benefícios que a QVT trás tanto para o colaborador e organização, dentre eles está à retenção de talentos nas organizações, já há organizações que entenderam a relevância da Qualidade de Vida do Trabalhador         no clima organizacional e estão implantando os programas de QVT, como um diferencial competitivo.

As preocupações com as condições de trabalho passam a fazer parte do dia a dia das organizações, não apenas a produção, o lucro, e começam a se preocupar com as pessoas, pois as mesmas necessitam de atenção e respeito e não apenas de recompensas financeiras. Sabe-se que o mercado atual as empresas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida dos funcionários e na retenção deste na organização.

Compreende-se que a vida profissional ocupa um espaço importante da vida das pessoas na sociedade como um todo, as organizações tem buscado soluções para torna esse ambiente mais agradável, permitindo que os colaboradores possam expor suas criatividades, apresentando suas habilidades de trabalho, inteligência e competitividade visando a agilidade e flexibilidade das atribuições desempenhadas. As organizações também se preocupam em conhecer os fatores que podem reter esses talentos nas organizações, esquematizando com um ponto de vista integrado dos processos de gestão de pessoas evitando o risco de criar políticas e iniciativas que não faz sentido para os colaboradores, garantindo assim a efetividade na retenção de talentos gerindo o seu capital humano, com coerência, estratégia criando-se um valor para a organização.  

Por tanto o objetivo deste é ressaltar a influência da qualidade de vida no trabalho para retenção de talentos na organização.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

Para Mascarenhas (2008) Gestão de pessoas ou gestão estratégica de pessoas oferece vários nomes e significados. Bem-conceituado como: “a mobilização, a orientação, o direcionamento e administração do fator humano no ambiente organizacional”. Atenta-se, ao perigo de se desejar pregar a experiência de um modelo de gestão integralmente apropriado, que, envolvendo um assunto clássico em gestão de pessoas, está exporto a críticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (369.1 Kb)   docx (97.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com