TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTAO SOCIAL

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO


1. Apresentação
2. Justificativa
3. Público Alvo
4. Objetivos
4.1. Geral
4.2. Específicos
5. Duração dentro da Metodologia
6. Metas
7. Metodologia
8. Monitoramento e Avaliação
9. Recursos
10. Atividades do Projeto dentro da Metodologia

11. Referências

1. APRESENTAÇÃO

O presente projeto de ação visa atender as exigências da disciplina Estágio Supervisionado II, da Graduação de Serviço Social da Unopar, (Universidade Norte do Paraná) que no ano de 2013, será desenvolvido no CRAS de Guarabira, que fica localizado na Rua: Carlos Gomes, Nº: 07, Centro.

O Projeto Social Melhor Idade, tem como finalidade atender à política de atenção às pessoas idosas (a partir de 60 anos), de acordo com o que determina a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8842 de 04/01/94).

 A criação do Projeto Melhor Idade, está direcionada para a implementação de ações que propiciem ao idoso o reconhecimento de sua cidadania buscando melhorar a sua qualidade de vida.

 Ao mesmo tempo, busca a reestruturação das famílias destes idosos, através de ações específicas, fortalecendo os vínculos familiares.


2. JUSTIFICATIVA

O aumento progressivo da população idosa no mundo é uma das mudanças demográficas mais significativas das últimas décadas, onde numa projeção para o ano 2025, o Brasil ocupará o 6º lugar no mundo, detendo uma população idosa de trinta e dois milhões de pessoas, devido ao crescimento da expectativa de vida no nosso país.

Sendo assim, torna-se necessária uma atenção maior sobre a qualidade de vida desta população, em que a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8842 de 04/01/94) vem amparar este segmento através de ações preventivas, curativas e promocionais, objetivando melhorar a sua qualidade de vida bem como das pessoas em processo de envelhecimento.

A população idosa corresponde a um número significativo do total de habitantes, com tendência a um crescimento geométrico para as últimas décadas, verificando-se que a sua grande maioria encontra-se sem recursos previdenciários ou assistenciais, e outros não alcançaram a idade limite para fazerem jus ao benefício assistencial, revelando assim uma velhice indigente, sem a adequada alternativa de vida produtiva e saudável a que têm direito.

O idoso por conseqüência sente-se isolado, excluído do processo produtivo e conseqüentemente deprimido, ocasionando o aparecimento de doenças de natureza psicossomáticas. Os fatores psicológicos e sociais têm grande influência nesta atitude, devendo o idoso procurar recuperar as emoções perdidas no tempo, e fazê-las reviver através de sua atividades produtivas e prazerosas que lhe proporcione uma integração social e familiar.

Diante do cenário exposto e das peculiaridades locais, sensível a esta situação preocupante da velhice, se propõe então através da Secretaria
Municipal de Assistência Social como intervenção, a implantação no município
o Projeto Social Melhor Idade, que tem dois eixos de intervenção: a formação
de um grupo de convivência para implementação de ações que propiciem ao
idoso o resgate da sua auto-estima, e a capacitação deste grupo para tornar-se um canal de fiscalização e averiguação de denúncias sobre qualquer forma de negligência e/ou maus-tratos contra idosos do nosso município, através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação e de Saúde, assegurando assim o reconhecimento da cidadania dos idosos, buscando a melhoria da sua  qualidade de vida.


3. POPULAÇÃO ALVO

Idosos, a partir dos 60 anos de idade.

        

4. OBJETIVOS

4.1. GERAL

Assegurar o cumprimento dos direitos sociais e o resgate da cidadania do idoso, no sentido de facilitar a sua re-inserção social através de uma convivência digna, respeitando a experiência e o conhecimento em acumulados desse segmento populacional.

4.2. ESPECÍFICOS

  • Desenvolver atividades voltadas para o restabelecimento ou manutenção do equilíbrio integral do idoso e resgatar a sua participação na sociedade;
  • Prestar atendimento integral ao idoso, com qualidade, através do
    desenvolvimento de ações articuladas entre o poder público, comunidade e a família, criando espaço para a concepção de “velhice cidadã”;
  • Facilitar o desenvolvimento de uma consciência de grupo que lhes permita agir de forma organizada com vistas à conquista de seus direitos;
  • Proporcionar atividades que oportunizem ao idoso, o desenvolvimento
    de habilidades, desenvolvendo suas potencialidades criadoras;
  • Desenvolver atividades interativas com a sociedade organizada, visando
    eliminar alguns paradigmas fortemente assentados em preconceitos
    sobre o idoso;


5. DURAÇÃO DENTRO DA METODOLOGIA

O prazo de execução do Projeto Melhor Idade é de 12 meses, devendo no decorrer deste período, serem avaliadas as metas estabelecidas e o seu alcance, adotando os procedimentos para viabilizar a sua sustentabilidade.

6. METAS

Inicialmente serão contemplados no Projeto Melhor Idade, idosos previdenciários ou não, cadastrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

7. METODOLOGIA

O procedimento metodológico adotado é o planejamento participativo, onde as ações propostas serão desenvolvidas de forma articulada, em parceria com o poder público e a sociedade civil. Os instrumentos e técnicas utilizados serão: dinâmicas de grupo, palestras, oficinas e discussões reflexivas.

Os instrumentos de sistematização e registro das atividades serão: fotografias, filmagens, relatórios e questionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com