TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES: INTRODUÇÃO À ECONOMIA – Economia

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 2

1 – QUESTÕES: INTRODUÇÃO À ECONOMIA – Prof. Sérgio Luiz Túlio

1. Diferencie: Teoria Econômica, de Política Econômica.

2. No que se constitui uma Ciência?

3. Qual é o principal objetivo da Ciência da Administração e qual sua relação com a Ciência Econômica?

4. A ciência da administração bem como a economia são ciências que se interligam com outras ciências. Explique em detalhes a interligação com a contabilidade e a matemática.

5. Comente o sentido da expressão Produção = f(RH,K,CE,CT,RN)

6. Toda ação por mais simples que seja tal como fritar um ovo se constitui em um problema, evidentemente, para quem não sabe e, isto exige uma teoria(ciência) que dá sustentação à ação(política). Relacione o principal problema econômico do homem com a política econômica.

7. Toda empresa é, especialmente, influenciada pela moeda, os impostos e pela taxa de cambio. Explique.

8. Por que a moeda, os impostos e a taxa de cambio são estudados pela macroeconomia.

9. O grande e principal objetivo da ciência econômica é tornar as pessoas felizes ou satisfeitas de que forma isto se relaciona com os objetivos da política econômica?

10. Por que a ciência da administração esta mais diretamente relacionada com a microeconomia?

11. A econômica bem como a administração utiliza corriqueiramente funções matemáticas para explicar determinados conceitos. O que é uma função? Exemplifique.

12. Se todos os recursos que necessitamos para produzir fossem livres, ou seja, não tivessem dono, haveria necessidade da economia?

13. Um dos objetivos da política econômica, mais complicado, em termos relativos é resolver o problema da desigualdade sócio-econômica entre as pessoas, relacione este com crescimento econômico e estabilidade econômica.

14. Qual a principal dificuldade enfrentada por uma ciência social como a economia e a administração?

15. Se o dinheiro é algo feito pelo homem e se constitui num papel impresso, por que não fazer logo uma quantidade suficiente para tornar todas as pessoas aptas a comprar o que elas necessitam para atingir a felicidade?

16. Por que o conceito de paraíso no sentido bíblico – um local onde o homem não tinha necessidades, pode ser também um conceito econômico?

17. A economia bem como a administração parte do principio que todos os agentes econômicos agem racionalmente, entretanto no mundo real isto é pouco observado. Por que?

18. Comente a frase: O lucro empresarial, antes de tudo, é uma função do bom/eficiente atendimento das necessidades do consumidor. Logo o objetivo da empresa é atender as necessidades do homem.

19. É possível explicar o comportamento do homem pelas suas paixões e interesses, sendo que as paixões dizem respeito ao plano emocional/espiritual e os interesses ao plano econômico. Relacione estes com solidariedade e lucro.

20. Explique do que trata as principais políticas econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com