TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QVT - PROJETO QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

HUGLY RIBEIRO FONSECA

QVT

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

[pic 2]

Goiânia

2015

HUGLY RIBERIO FONSECA

QVT

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

 

[pic 3]

Goiânia

2015

RESUMO[pic 5][pic 4]

Podemos resumir a qualidade de vida como o nível de prazer na vida de uma pessoa. Geralmente, ela se baseia em alguns fatores. Pelo menos, as necessidades básicas de uma pessoa devem ser atendidas para que elas tenham uma qualidade de vida elevada – Os funcionários de uma organização precisam de suas necessidades supridas para que sua evolução dentro da empresa seja satisfatória. Uma vez que essas necessidades são atendidas, a qualidade de vida de uma pessoa é determinada pela sua própria personalidade, seus desejos e seu nível de realização pessoal. Uma pessoa a qualidade de vida tende a se sentir como se todos os seus desejos e necessidades tivessem sendo alcançados. Elas, normalmente, rendem profissionalmente e trabalham com apresso. Uma pessoa sem qualidade de vida é “deficiente” em uma ou várias áreas básicas de sua vida. São considerados com baixa qualidade de vida, quando o funcionário não possui dignidade no ambiente de trabalho e não possui seus direitos efetivados, assim como são garantidos por lei.

Palavras chaves: Qualidade de vida, Incentivo, Satisfação

  1. INTRODUÇÃO

Podemos definir QVT – Qualidade de Vida no Trabalho, como nível de felicidade ou insatisfação com a própria carreira. Diz-se que, aqueles que gostam das suas carreiras, têm uma alta qualidade de vida no trabalho, enquanto aqueles que são infelizes ou cujas necessidades não são preenchidas, de alguma forma, são considerados com uma baixa qualidade de vida no trabalho. (Definição por: Associação Brasileira de Qualidade de Vida)

  1. BAIXA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. Infelizmente, apesar dos seus esforços, algumas pessoas se encontram com uma baixa qualidade de vida no trabalho.

Muitas pessoas sentem se forçadas a aceitar um emprego que não se satisfazem por razão de circunstâncias pessoais ou financeiras, tais como a falta de opções, baixo nível de estudos ou qualificações.

Para aqueles com uma baixa qualidade de vida no trabalho que não são capazes ou não possui oportunidade de mudar de emprego, é importante lidar com a situação de forma eficaz.

Para funcionários que estão insatisfeitos, tentar melhorar sua qualidade de vida no trabalho, opta por focar os componentes positivos dos seus trabalhos.

O funcionário ao pensar nos benefícios, mesmo que eles sejam poucos, pode melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Os empregados insatisfeitos também podem explorar as oportunidades para falar com seus colegas de trabalho e com a gerência, para eliminar os fatores que reduzem a qualidade de sua vida no trabalho, caso seja possível, dependendo da situação do emprego.

A baixa qualidade de vida no âmbito de trabalho gera uma redução drástica no desempenho do seu trabalho, também ocasionando prejuízos e insatisfação por parte do contratante.

O empregador por sua vez, tem parcela de culpa no empenho de seus empregados. Caso a empresa e/ou organização, mantenha um relacionamento e ofereça dignidade e cumpra o que a lei determina a seus funcionários, como por exemplo os benefícios sociais.

Podemos relatar alguns benefícios sociais que induzem os trabalhadores á terem uma qualidade de vida no trabalho melhor e incentivam no rendimento profissional.

Os benefícios sociais, ou seja, uma das atitudes que viabilizam a qualidade de vida no trabalho, são as facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem a seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupação.

Seus itens de maior importância são: assistência médico-hospitalar, seguro de vida em grupo, alimentação, transporte, previdência privada etc.

Benefícios legais: são os exigidos pela legislação trabalhista, previdenciárias ou por convenção coletiva entre sindicatos, tais como:

• 13º salário

• Férias

• Horas Extras

• Auxílio Doença

Benefícios espontâneos: aqueles concedidos pela empresa, que não são exigidos por lei, são chamados também de benefícios marginais, tais como:

• Gratificações

• Refeições

• Transporte

• Seguro de Vida em Grupo

  1. CONQUISTANDO UMA MAIOR QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

“A qualidade de vida no trabalho está especificamente relacionada ao nível de felicidade que deriva da carreira de uma pessoa.”

Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

O termo QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, apareceu em meados de 1950, durante o surgimento da abordagem sócio-técnica, porém, tomou força nos anos 60 quando cientistas sociais, empresários e o sindicato começaram a perceber que a qualidade de vida corporativa dos funcionários influenciava diretamente em seu rendimento, saúde, bem-estar e eficácia. Eles entenderam que um funcionário que trabalha em um ambiente bom e é feliz e motivado no trabalho acaba produzindo mais e melhor. Nos anos 70, principalmente nos Estados Unidos, o termo deixou de ser apenas uma expressão e começou a ser colocado em prática nas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (309.2 Kb)   docx (415.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com