TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto qualidade de vida

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO SOCIAL

Data: 10/07/2014

Cidade: Rio de Janeiro

Nº páginas:

1 IDENTIFICAÇÃO                                        

Nome do Projeto: Lixo: Responsabilidade de Todos

Instituição proponente: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Rua Afonso Cavalcanti,455 - Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ

Município: Rio de Janeiro                   UFRJ

Tel:(21) 2976-1000

e-mail:

Unidade responsável: Assistência Social

Endereço:

Tel:

e-mail:

Responsável Técnico: Tiffany Monteiro de Oliveira Mishima

Formação: Economista Doméstico

Tel: (31)8321-3030

e-mail: Tiffany.mishima@ufv.br

Localização: Senador Camará

Abrangência: Condomínio Ayres

Duração do Projeto: 12 meses

Valor total do projeto (R$):

2 APRESENTAÇÃO

As questões relacionadas ao lixo tem interferido cada vez mais na nossa sociedade e também no meio ambiente. Isso deve-se ao fato de que quando os resíduos sólidos não tem uma destinação correta, podem causar problemas de saúde e ambientais, assim como problemas sociais.

Segundo uma pesquisa realizada em 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupava a primeira posição no ranking dos países mais consumistas do mundo. Esse consumo exagerado aumenta a produção de resíduos sólidos. Além disso, muitos brasileiros não têm o hábito de se preocupar com a geração de lixo e sua destinação, acreditando que isso não é de sua responsabilidade.

No condomínio Ayres, no Rio de Janeiro, dentre os problemas existentes foi constatado que os moradores  não estão dando destinação  adequada ao lixo.

Dessa forma, percebe-se a necessidade de sensibilizar os moradores sobre a importância de fazer o descarte correto do lixo para evitar problemas para o meio ambiente e consequentemente para o condomínio como um todo.. Levando em conta essa necessidade, será desenvolvido este projeto visando diminuir o acúmulo de lixo nas ruas e lotes vazios e assim, promover maior qualidade de vida aos moradores.

3 JUSTIFICATIVA

O capitalismo é um sistema econômico que tem como característica principal a acumulação de recursos materiais e financeiros. Como apresentado por Hobsbawm (1995), esse sistema se originou na Europa, com a transferência do centro da vida econômica, social e política dos feudos para a cidade. O capitalismo é movido pela produção e consumo de bens materiais, sendo que os países que adotam esse regime tem seu desenvolvimento diretamente veiculado à produção, que cresce à medida que aumenta a venda dos produtos.

        Por outro lado, a crescente produção e consumo de bens materiais levam a geração de grandes quantidades de lixo. É considerado lixo todos os resíduos gerados por atividades humanas, que estejam sem utilidade ou em desuso.

        Segundo Ribeiro (2013):

“O lixo tem várias origens e pode ser encontrado no estado sólido e gasoso, sendo classificado como orgânico; restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros. O lixo Inorgânico é o que pode ser reciclado ou não, tais como plásticos, metais, vidros, etc.; no lixo tóxico podem ser consideradas as pilhas, baterias, tintas, enquanto que os lixos alternativos são altamente tóxicos, como é o caso dos nucleares e hospitalares. Os resíduos sólidos por sua vez, podem ser classificados quanto à origem.” (RIBEIRO, 2013).

        Ainda segundo Ribeiro (2013), o lixo pode ser agrupado em lixo doméstico ou residencial, lixo comercial, lixo público, lixo domiciliar especial e lixo industrial.

        O lixo doméstico é aquele produzido pelas pessoas em suas residências, sendo constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papeis em geral, entre outros. Os resíduos das residências são coletados pelos órgãos municipais, que são os responsáveis pelo descarte final do lixo, que em muitas cidades não é feito de forma adequada.

        Segundo Nunes (2006):

“É de extrema importância que os resíduos sejam devidamente coletados e depositados em locais adequados, o processo de coleta deve ser conduzido por profissionais especializados destinados a esta função. A exposição direta e inadequada a esses resíduos pode apresentar diferentes tipos de riscos de saúde humana e ambiental.” (NUNES; CUNHA; MARÇAL JUNIOR, 2006).

        O Condomínio Ayres enfrenta problemas relacionados às condições de higiene dos apartamentos. Muitos moradores não respeitam as normas de convivência e jogam lixo nas ruas ou nos lotes vazios próximos ao condomínio. Esse hábito pode levar a disseminação de insetos e roedores, consequentemente causando doenças, como dengue e a leptospirose, e gastos com a saúde. Outra consequência é a poluição ambiental e o mau cheiro que levam a desvalorização do local e também a desmotivação da população.

          Para que esses problemas sejam sanados ou amenizados, é fundamental que haja uma infraestrutura adequada nas localidades para a coleta de lixo, como por exemplo, lixeiras. Além disso, é preciso que a população respeite os horários de coleta, zele pelo patrimônio coletivo e não descarte os resíduos em locais inadequados como ruas e lotes vazios.

É necessário que a população se mobilize para cobrar dos governos a coleta adequada do lixo.

4 OBJETIVOS

4.1 Geral

Conscientizar e mobilizar os moradores para evitar o acúmulo de lixo nas ruas e lotes vazios.

4.2 Específicos

  • Informar e orientar os moradores sobre os danos a saúde e ao meio ambiente causado pelo acúmulo de lixo nas ruas e lotes vazios.
  • Desenvolver campanhas educativas sobre a importância da coleta seletiva e respeito aos horários de coleta de lixo
  • Oferecer cursos sobre o máximo aproveitamento dos alimentos visando à redução de lixo orgânico
  • Incentivar as populações a reivindicar nos órgãos competentes melhorias na infraestrutura necessária no condomínio para o descarte de lixo.
  • Ofertar informações sobre a importância da valorização e cuidados com o patrimônio público e privado.
  • Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas que possam contribuir buscando por soluções para o problema do lixo.

5 METAS

  • Sensibilizar 80% da população sobre suas responsabilidades com o descarte correto do lixo.
  • Reduzir em 75% o acúmulo de lixo nas ruas e lotes vazios.
  • Conscientizar 70% de crianças e adolescentes sobre a importância da preservação do patrimônio público
  • Viabilizar a existência de lixeiras por todo o condomínio para o descarte do lixo.  
  • Manter as ruas e lotes vazios 80% limpos.
  • Tornar 80% da comunidade ciente da necessidade de manter as ruas e lotes do condomínio limpos
  • Ter coleta de lixo seletiva pelo menos 2 vezes na semana.
  • Ter coleta de lixo pelo menos 4  vezes na semana

 

6 PRODUTOS

Espera-se pessoas conscientes das suas responsabilidades em manter ruas e lotes vazios, ou seja, sem acúmulo de lixo. Colocando o lixo os horários das coletas. E nas lixeiras. Que façam também a coleta seletiva, e reciclem. Além de tem cuidado com o patrimônio conquistado, como as lixeiras.

7 PÚBLICO-ALVO

Nº de famílias: 421

Total de pessoas: 2105

O público alvo do presente projeto são as famílias residentes no Condomínio Ayres. O condomínio conta com 421 imóveis, sendo em torno de 2105 pessoas no total.

As famílias residentes são geralmente, de baixa renda, tendo em muitos casos, a mulher como chefe de família. O condomínio apresenta um número considerável de idosos, crianças e também, alguns portadores de necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (291.1 Kb)   docx (322 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com