TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qeral as funções administrativas

Pesquisas Acadêmicas: Qeral as funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 8

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os tempos mais remotos a contabilidade vem sendo usada e aperfeiçoada pela sociedade, hoje sendo indispensável no meio econômico. Pois na economia foi proposto a contabilidade ser um sistema inserido dentro dos sistemas econômico maior, como os da empresas. E sendo peça fundamental da administração, onde surgiu a proposta de um sistema baseado em princípios contábeis, capaz de organizar a atividade para fins de atender a padronização da informação contábil e de outras necessidades dos administradores.

2.1 FUNÇÕES ADMINITRATIVAS

De uma forma geral as funções administrativas são compostas por quatro funções: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Dentro da função de planejamento, que é totalmente voltada para o futuro para ter-se algum tipo de controle sobre ele, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos. Dentro da função de organização estão as atividades de definição de estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades: a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades: as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas. A função de direção engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal. O controle significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente, como as organizações na operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. O controle constitui a ultima das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção.

Certos autores discutem se a função de organização, não poderia ser considerada como parte da função de planejamento, desde que o resultado do seu trabalho é plano permanente da organização. É através da função de organização que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do sistema-empresa. Em toda e qualquer organização são desempenhadas funções técnicas e administrativas. O subsistema administrativo atua sobre o subsistema técnico visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados melhores.

2.1.1 Teórico que desenvolveu

Frederick Winslou Taylor foi o pioneiro no desenvolvimento de uma teoria cientifica sobre a administração, a sua principal preocupação era aumentar a produtividade obtida pelo novo modelo de trabalho, que utilizava as maquinas como principal diferencial.

-Conceito

1° A empresa como um organismo;

2° Baseada na engenharia da produção;

3° O homem é um ser individual;

4° Aumentar a produtividade por meio do aumento da eficiência dos operários;

5° Ênfase nas tarefas;

6° Abordagem de baixo para cima e das partes para o todo;

Max Weber desenvolveu a teoria burocrática, de acordo com o kwasnicka (1995), as características do modelo burocrático podem ser descritos. Neste modelo as decisões devem ser sempre tomadas com base em padrões universalistas, tendo como fundamento critérios racionais e objetivos, derivado de um corpo de conhecimento especializado.

-Conceito

1° Enfatiza a estrutura formal;

2° A empresa é um sistema fechado;

Henry Fayol era engenheiro e foi pioneiro da teoria clássica. Tornou-se, juntamente com Taylor, um dos fundadores da moderna administração. Na teria clássica do todo organizacional e de sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, diretamente da administração científica que sua eficiência era obtida por meio da racionalização do trabalho operário e do somatório da eficiência individual.

-Conceito

1° Aumentar a eficiência da empresa por intermédio da forma, disposição e inter-relações;

2° Ênfase na estrutura e no funcionamento da organização;

3° Abordagem de cima para baixo e do todo para suas partes;

4° Preocupação com a estrutura.

Helbert Alexander Simon foi o fundador da teoria comportamental da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (teoria clássica e teoria burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mais dentro de um contexto organizacional mais amplo.

-Conceito

1° O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais humanos, para dirigir melhor as pessoas;

2° Sempre existe conflito entre os objetivos individuais e organizacionais, o que deve ser minimizado;

3° Processo decisorial: cada individuo é um tomador de decisões, conforme as informações que coleta do seu ambiente;

4° Comportamento organizacional: o relacionamento entre os indivíduos e a organização.

2.1.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo:

• Da sociedade industrial para sociedade de informação;

• Da tecnologia simples para tecnologia alta;

• Da economia nacional para a economia mundial;

• Do curto prazo para o longo prazo;

• Da democracia representativa para a democracia participativa;

• Da hierarquia para a comunicação lateral intensiva;

• Da centralização para a descentralização;

• Da ajuda institucional para auto-ajuda;

2.2 PATRIMÔNIO

O patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui, o termo se aplica também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com