TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os Principais Problemas de uma Empresa sem uma Boa Liderança?

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 6

Quais os Principais Problemas de uma empresa sem uma boa liderança?

Líderes sem pulso podem prejudicar o trabalho e também o desenvolvimento do plano de carreira de seus funcionários.

Encontrar líderes ausentes não é uma tarefa complexa, apesar de mudar o perfil, seu ramo, a empresa, as características são bem semelhantes como, por exemplo, por eles serem muito democráticos ou muito omissos, tem a dificuldade de tomarem uma decisão.

Com os líderes omissos os mesmos se esquivam fisicamente e psicologicamente, diante das dificuldades ou dos desafios propostos. Esses líderes são complicados, pois são emitidos discursos vazios, sem objetivo, ou se protegem de uma pessoa sensata que é inatingível a sua equipe, ou seja, o líder omisso tem falta de responsabilidade.

Os líderes democráticos deixam o ambiente da empresa agradável, mas a falta de ter um pulso firme em um determinado momento pode prejudicar o desempenho da equipe, não inspira seus colaboradores e não dá resposta (feedback).  

Outro problema da ausência de bons líderes, os mesmo centralizam as tarefas e não sabem ordenar, acarretando a dificuldade para delegar, o desenvolvimento da equipe e criar o nível de maturidade da equipe e de si mesmo.

A insegurança é outro motivo, pois a falta de preparo para ocupar o cargo. Com o mercado cada vez mais aguerrido o crescimento da carreira do funcionário ocorre de maneira rápida, impossibilitando o profissional adquirir a maturidade e vivência para liderar uma equipe.

Às vezes acontecem dos gestores que não tem as características de um líder colocam a máscara de ser rigoroso. O oposto também pode ocorrer, a insegurança leva o gestor a ser flexível com seus colaboradores, que pode acontecer atritos.

Os danos podem ser muitos, começando pela falta de capacidade de tomar decisões, que podem ser tomadas de maneira precipitada e unilateralmente e conseqüentemente acarretam erros, sendo prejudicial à empresa.

Os grandes prejuízos serão para a formação profissional, com isso o líder não consegue identificar, reter e desenvolver bons talentos, e por causa de sua incapacidade de liderar e percebem-se as reais necessidades de cada membro de sua equipe.

Outro motivo é a desmotivação do funcionário, o líder pode cometer injustiças, ele mantém os incompetentes ao seu lado. E que deixa de lado os problemas, pode manipular resultados, demite funcionários competentes para impor respeito a sua empresa com isso acarreta a desmotivação e por arrogância devido a um sucesso passageiro, não visa à realidade, põe a empresa em risco a não visualizar a situação atual da empresa e com isso “dar um passo maior do que a perna” e quebra a empresa.

A ausência de líderes pode afetar os resultados financeiros da empresa, possibilitando na queda de vendas, a insatisfação do cliente, e como já foi mencionada a saída de bons colaboradores, por causa de sua equipe na falta de um líder eficaz.

O que ocorre nas empresas que não tem uma gestão empresarial?

Um dos motivos que as empresas não tem uma boa gestão empresarial são o desconhecimento do mercado com os investimentos que não tem um bom retorno, além a falta de um cliente forte.

É preciso ser muito cuidadoso e atento em relação quando abrir um negócio. Um dos motivos é a questão tributária que pesa muito no bolso da empresa e que é fundamental no para a empresa por desorganização interna os gestores têm dificuldade em obter dados contábeis confiáveis. Balancetes mal conciliados, balanços com deficiências de informações, registros não contabilizados, transformam a contabilidade sem utilidade gerencial.

A falha na contabilização de custos e despesas não retrata o resultado contábil. E implica em dificuldades em determinar à forma de tributação a empresa, com isso impede a escolha de um regime que resulte no menor ônus fiscal efetivo.

Outro problema que pode acarretar é deixar de escriturar a movimentação da conta bancária. Implica a possibilidade de fraude da empresa por falta de controle e conciliação de dados e deformando os dados contábeis, por ausência de registro de receitas e despesas, taxas e tarifas bancárias.

Ao fazer um investimento em mercadorias deve-se estar muito atento se irá ter um bom retorno, bem como a organização e prevenir-se de notas e toda a documentação necessária para fins de apresentação fiscal e posteriormente a subtração e o ponto principal ter um bom contador. Há relatos de empresas, que visando em minimizar seus custos, fazem o serviço por conta própria e de modo incorreto, que ocasiona mais problemas e compromete a vida da empresa.

Mas os problemas associados à má gestão empresarial e ao mau gerenciamento são as pessoas abrirem um negócio de modo desusado, sem tomar o conhecimento do negócio que irá começar não tomar o conhecimento da concorrência e do mercado. A falta de um plano de negócio e a falta de responsabilidade de ser uma pessoa jurídica são fatores graves.

Entre os principais problemas estão à falta de aperfeiçoamento de produtos/serviços e a ausência de gestão financeira, principalmente do fluxo de caixa.

O aperfeiçoamento de produtos/serviços é essencial para uma pequena empresa que ainda é a realidade no mercado. A falta de inovação, de diferenciação da concorrência,

Muitas vezes a inovação de produtos e serviço até existe, porém não é praticada com foco nos clientes. Assim, as empresas acabam criando novos produtos e serviços que não atendem uma necessidade específica ou resolvem um problema dos seus clientes. É uma falsa inovação.

A ausência do controle do fluxo de caixa pode trazer algumas conseqüências graves para a empresa:

  • A empresa recebe o dinheiro das vendas, mas não sabe para onde vai este dinheiro.
  • A empresa fica frágil a eventuais mudanças de mercado. A empresa não terá um planejamento financeiro confiável.
  • A empresa não consegue prever quando e em quanto tempo terá uma sobra de caixa.
  • Em decorrência disso as empresas fecham as suas portas.

Quais os problemas de uma empresa não tendo um sistema integrado?

Hoje em dia o mercado em constante mudança, na era da informação, na era tecnologia é essencial que as empresas tenham um sistema integrado, o sistema ERP é um sistema que agrega todos os departamentos de uma companhia, com este sistema as empresas ganham vantagem competitiva, pois o mercado está muito acirrado.

Apesar de estarmos na era da informação algumas empresas não utilizam o sistema ERP e um dos principais fatos que as mesmas não implementam o sistema ERP, é cara, a implementação é demorada e não tem mão-de-obra qualificada para executar este sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com