TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a relação das empresas formais e serviços informais na conjuntura atual buscando as teorias organizacionais?

Por:   •  26/4/2015  •  Monografia  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

1 TEMA

                Administração - Inter relação das teorias organizacionais e o processo cultural e a transmissão desses conhecimentos na sociedade atual.

 

2 PROBLEMATIZAÇÃO

2.1 DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO

        Qual é a relação das empresas formais e serviços informais na conjuntura atual buscando as teorias organizacionais?  

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

        Entender o funcionamento das empresas formais e serviços informais nas inter relações das teorias organizacionais  e sua contribuição no processo cultural e a transmissão desses conhecimentos na sociedade atual.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

         Compreender os Fundamentos e Teoria Organizacional.

            Fazer uma análise da relação do homem com o trabalho nos tempos atuais.

         Entender qual a relação entre Trabalho, cultura e Ideologia

            Discutir  sobre o comportamento organizacional vinculado ao

"informacionalismo", e sua alteração no decorrer da história.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1  Fundamentos e Teoria Organizacional

 

Ao perpassar a História da Humanidade aconteceram várias transformações vinculadas às questões políticas, econômicas, culturais e educacionais.

Nas questões econômicas também está  relacionado  o processo de  produção  no século XIX, principalmente na produção automobilística com a teoria organizacional de Henry Ford, denominada Fordismo.

Nessa teoria organizacional consistia no aumento da produtividade de automóveis em série, sendo que poderia ser vendido com baixo preço e por sua vez teria o aumento das vendas. Assim é que Headley e Campos  (2014, pág.53), salienta que “Ford organizou uma empresa chamada Companhia Ford. O objetivo dele era produzir carros com preços baixos para que ficassem ao alcance do grande público”.

Com base em Headley e Campos (2014, p. 53 e 54), analisa-se que o sistema de vendas Ford foi o pioneiro nos preceitos de marketing resultando na fabricação de 800 automóveis por dia.

Paulatinamente, surgiram novas reflexões que modificaram a maneira de se pensar e organizar as empresas, mas na atualidade pode-se aplicar a características do fordismo sendo empregadas no setor de serviços e no setor informal.

E parafraseando, Fraga (2005, p. 2 e 3),  dessa forma, o modelo fordista pode ser entendido por uma série de características agora no setor de serviços e no setor informal desde a baixa mobilidade dos trabalhadores; homogeneização da mão-de-obra, produção em massa; consumo em massa; rotinas de trabalho; controle de tempo; adaptação ao ritmo da máquina e homogeneidade dos produtos.

Algumas indústrias alimentícias adere-se à essas características na atualidade, quando se contrata trabalhadores sem necessidade de concluir o ensino médio, porém são esses mesmos trabalhadores que não precisam “pensar” para produzir o seu trabalho, portanto ainda se faz mecanicamente com rapidez na finalização do produto. Com intuito de vendar mais e com menor custo para atingir a classe popular.

Isso ratifica nos três príncipios da teoria fordista,   de acordo com as ideias Colonista Portal - Educação (pesquisa realizada pelo site www.portaleducacao.com.br).

a) Princípio de Produtividade: aumentar a capacidade de produção de um homem e a redução de custos por meio da especialização e linha de montagem.

b) Príncipio da intensificação: diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a colocação do produto no mercado.

c) Princípio da economicidade: reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima.


 

2.1.2  Exemplo de trabalho informal

Com a falta de atualização profissional e a falta de emprego leva muitas pessoas a procurarem meios informais para se manterem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com