TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 2

GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS

 “Processos Grupais em Organizações” (Editora Unisinos, 2011, Capítulo 3).

 O texto de Cátia Venturella e colaboradores preocupa-se em expor o trabalho em equipe, atualmente é fundamental na construção organizacional pois promove o aumento da comunicação e autonomia criativa dos empregados. A autora leciona sobre a extrema importância do estudo dos grupos, para assim, compreendermos o comportamento social de uma organização, já que os indivíduos quase sempre são influenciados pelos outros.  Para Spector (2002), um grupo é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas, visando objetivos inter-relacionados. Estas duas características, interação e inter-relacionamento, diferem um grupo de uma simples união de pessoas.

Os grupos em uma organização se unem em prol de um bem comum. Podem ser considerados formais, que são instituídos para realizar o trabalho da organização de acordo com as exigências da mesma, cumprindo metas e tendo a presença de pessoas aptas para executar tal atividade, onde as mesmas também participam de outros grupos informais, que são os grupos que surgem por necessidades semelhantes, bem como a autora relata, que nas organizações informais surgem novas lideranças, diferentes das reconhecidas pela organização formal, que exercem sua influência nos grupos e os auxiliam nas questões cotidianas e corriqueiras, criadas ou não pela organização formal.

Muitas organizações interpretam os grupos informais de forma negativa, como se eles prejudicassem as empresas, porem eles são muito importantes, inevitáveis e de grande valia para os gestores, afinal todas estas variáveis afetam diretamente a produtividade do grupo.  Conhecer o perfil das pessoas que integram os grupos é importante para que o gestor consiga articular sua ação em relação às pessoas, de forma que ele consiga utilizar suas qualidades assertivamente em determinadas situações, sempre em prol da sua organização.

3. Análise crítica

Responder as questões da simulação, fazendo uma relação com os conceitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (351.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com