TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações Formais e Informais

Por:   •  29/5/2021  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Emili Maria Campos Leite Bispo                 RA: 2395432                   Curso: Ciências Contábeis

Atividade Organização Formal e Informal

Organização Formal caracteriza-se em uma organização onde duas ou mais pessoas se reúnem para alcançar um objetivo comum, liderada pela alta gerência e possui um conjunto de normas e regras que conduzem o andamento de todos os processos da empresa. A organização formal é pautada pela lógica e racionalidade e tem como principal objetivo atingir as metas que foram estabelecidas. Ela é caracterizada por fatores importantes como, ética no trabalho, organização hierárquica, normas de conduta, políticas de gestão etc.  

Organização Informal refere-se em uma estrutura social com atitudes baseadas na espontaneidade, sentimento e opiniões. Está ligada a questões de ordem social, ideais e costumes que os membros da empresa levam consigo e compartilham no ambiente de trabalho. As suas características são: o fato de ser construída pelos colaboradores, ultrapassa as fronteiras de departamentos, muitas vezes essa organização acontece com base na empatia e simpatia que os colaboradores despertam entre si.

Ambas as organizações possuem a sua importância para as empresas e se completam. A organização informal tem como foco aumentar a satisfação e a motivação dos colaboradores, trazendo relações interpessoais saudáveis que são fundamentais para que os profissionais se sintam motivados para executar suas tarefas. A organização informal está presente nos horários de almoço, nas comemorações de aniversários, na pausa para o café e etc. Enquanto isso, a organização formal está presente no desenvolvimento de processos e aplicações de ferramentas que garantem o cumprimento das regras e a excelência dos resultados alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (21.5 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com