TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o impacto dos avanços tecnológicos e dos planos educacionais na migração atual

Trabalho acadêmico: Qual é o impacto dos avanços tecnológicos e dos planos educacionais na migração atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Podemos dizer que perfil, migratório, baseia-se na globalização que impulsiona o migrante a novos horizontes. Vivemos uma realidade no mundo onde a globalização dispensa fronteiras,estimula consumos, afeta os parâmetros estipulados e, cria novas expectativas de vida. Transformações rápidas e profundas geradas pela globalização causam grande impacto nos movimentos migratórios, as diferentes assimetrias que observamos impulsionam o deslocamento populacional. O principal fator que ativa os movimentos migratórios entre países e determina seus contornos é a globalização.O avanço da tecnologia leva muitos a buscarem melhorias na qualidade de vida; saindo de seus países de origem a procura de emprego, ou de formação institucional para alcançar reconhecimento e novas condições de trabalho.

Por definição, a globalização leva ao desarraigamento quando acelera o progresso econômico que transforma, comunidades, estimula as pessoas a abandonar trabalhos tradicionais e buscar novos lugares, enquanto as obriga a confrontarem-se com novos costumes e novas maneiras de pensar. Um dos fatores que determina a procura por trabalho são as expectativas de melhor remuneração e alta renda. O ser humano na tentativa de realizar seus anseios e ambições coloca-se na condição de migrante para tentar encontrar novos horizontes que possibilitem uma diminuição das desigualdades enfrentadas por ele; seja no âmbito social, no âmbito econômico ou financeiro, o que move o homem para a mudança é a necessidade de melhorias ao tempo que estimule o crescimento próprio do indivíduo.

2 - Desenvolvimento

3 - Qual é o perfil migratório deste século ?

A migração é feita de muitos números e estatísticas que crescem sempre mais,mas,principalmente,é feita de rostos,histórias,esperanças e de muitos “porquês?”,que remetem aos dramas atuais da humanidade, baseia-se na globalização que impulsiona o imigrante a novos horizontes. Vivemos uma realidade no mundo onde a globalização dispensa fronteiras, estimulam consumos, afeta os parâmetros estipulados e, cria novas expectativas de vida. O aumento significativo da migração não somente é inevitável seguindo esse contexto de globalização.

Os países de destino deste contingente são alguns poucos com predominância dos Estados Unidos, Japão e Paraguai. Em contra partida, no plano nacional, a região de origem destes emigrantes foram no início do processo, predominantemente, os estados da Região Sudeste onde há especial concentração de colônias dos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil e em estados onde a presença de estrangeiros, principalmente americanos, foi marcante. Em passado recente, estados de outras regiões, como Nordeste e Sudeste, são incorporados a este grupo. As redes sociais formadas por estes emigrantes, em grande medida favorece à continuidade deste fluxo, garantindo facilidades para a inserção na sociedade de destino com informações sobre oportunidades de emprego e moradia.

3- Qual é a influência do avanços tecnológicos e dos planos educacional na migração atual.

Ao longo do desenvolvimento dos processos de globalização, a dimensão científico-tecnológica esteve, também, sempre presente.O papel das tecnologias de informação e comunicação deve ser efetivamente, o de estimular o desenvolvimento econômico e social dos países. Contudo, acerca disto, Castells (1999) refere que este aspecto pode tornar-se "uma espada de dois gumes", na medida em que, por um lado, essas tecnologias permitem que os países cresçam através da modernização de sistemas de produção competitivamente mais rápidos do que no passado, sendo uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e bem-estar de cada economia. Por outro lado, as economias que se tornam incapazes de se adaptar aos novos sistemas tecnológicos tendem a tornar-se mais excluídas, porque dependem da capacidade do conjunto da sociedade para ser educada e ser capaz de assimilar o complexo processo de informação.

Neste sentido, as regiões e as empresas que concentram a maior parte da produção e gestão dos sistemas avançados da tecnologia (grande parte centrados em países desenvolvidos) beneficiam e lucram ao importarem capital humano qualificado dos países e economias periféricas.

A junção da má qualidade de vida, em consequência da pobreza e da falta de capacitação gera a falta de oportunidades conjugado com a difusão da "qualidade" nos países desenvolvidos através da globalização dos meios de informação e comunicação, fizeram impulsionar o crescimento massivo do fenômeno das migrações, Aliado a esses problemas estão, também, o crescimento populacional, os conflitos étnicos e o renascimento da intolerância, o terrorismo e a insegurança social.

4 - Quais são as perspectivas migratórias com base nas diferenças regionais de renda e salários?

Um dos fatores que determina a procura por trabalho são as expectativas de melhor remuneração e alta renda. O ser humano na tentativa de realizar seus anseios e ambições coloca-se na condição de migrante para tentar encontrar novos horizontes que possibilitem uma diminuição das desigualdades enfrentadas por ele; seja no âmbito social, no âmbito econômico ou financeiro, o que move o homem para a mudança é a necessidade de melhorias ao tempo que estimule o crescimento próprio do indivíduo.Dessa forma, além das transformações positivas para a cidade ou país receptor do migrante, existirão situações que saiam da realidade de vida do trabalhador que espera alcançar um status que o propicie reconhecimento financeiro e ascensão social. Quando o homem muda de região espera encontrar um diferencial entre sua região de origem e a região onde foi em buscar de melhorias. Se essa realidade não for encontrada, podem causar pobreza e um aumento da desigualdade regional de renda; situações distintas que afetam diretamente o migrante e sua perspectiva nos benefícios que espera alcançar.

O imigrante geralmente é visto pela opinião pública como um concorrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com