TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é A Influenciados Avanços Tecnologicos E Dos Polos Educacionais Na Migração Atual

Trabalho Universitário: Qual é A Influenciados Avanços Tecnologicos E Dos Polos Educacionais Na Migração Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho vem apresenta alguns fatos que ocorreu no passado que ainda esta no cotidiano das mulheres brasileiras com a desigualdade de gênero e social, as injustiça e recorda algumas manifestações que ocorreu no passado e marcou a sociedade brasileira.

Neste trabalho falaremos como surgiu a mulher no mercado do trabalho e a sua importância na sociedade. Como pode notar para fala das mulheres teremos que faze um breve resumo sobre como isso começou.

Assim vamos iniciar falando sobre a revolução industrial e sua importância para o marco de acontecimento para a vida das mulheres. Como pode ver as famílias saiu da zona rural para inicia uma nova vida na grande cidade em busca de algo melhor.

Veremos a historia da mulher no mercado de trabalho principalmente no Brasil e apresentam-se as principais lutas enfrentadas por elas em busca de igualdade de direitos e pela liberdade de escolha. Entende-se que seu papel teve uma forte influencia dentro da sociedade e no meio da família.

Citaremos sobre a conquista do espaço da mulher na sociedade, saindo da idéia que elas só trabalhavam no lar e passando agora a ser uma trabalhadora também no mercado industrial, nessa transformação que começa a surgi um novo modelo de família mais ampla e algumas tradições quebradas, no qual o homem também tem uma grande transformação na questão do lar, tornando mais presente dentro do lar.

Objetivo deste trabalho acadêmico é sensibilizar um olhar critico e reflexiva sob uma compreensão da verdadeira realidade dessas mulheres que luta contra o mundo externo e interno, ou seja, dentro e fora do lar em busca de uma vida de igualdade perante a sociedade, que ainda enfrenta preconceito no seu dia-a-dia. Mostra que elas são capazes de ter uma vida dupla, ou seja, em casa e no trabalho, no qual ela busca um equilíbrio na sua vida pessoal e social.

2. MULHER: TRABALHO E FAMILIA

A mulher teve grande importância dentro da sociedade e nos leva a questionar o sua historia de origem levando ao fruto de uma reflexão anterior. Para que buscar de forma consciente o que se pretende conhecer como real, é preciso refletir para depois questionar. Portanto, para entendermos melhor a historia do nascimento das mulheres no mercado de trabalho e necessário entender o passado delas. Nesse sentido falaremos um pouco resumido de cada coisa apresentado no trabalho.

2.1. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A revolução industrial trouxe consigo vários conjuntos de transformação econômico, sociais e tecnológicas que inicio na Inglaterra, segunda metade do século XVIII. Com pouco tempo vários países estava também passando pelo processo do capitalismo que vinha chegando com força.

O Brasil ainda estava em passo lento na questão da nova transformação, mais entrou no mundo capitalista e consigo ocorreu algumas contradições entre proprietário e operário. O processo de urbanização iniciou a parti do processo de crescimento das cidades, pois o homem que tinha uma vida no campo, agora muda para as cidades trazendo uma urbanização, com a necessidade de mão-de-obra nas indústrias, muitas pessoas foram na idéia de um crescimento melhor na renda financeiro, mas não foi isso que acontece.

O que ocorreu foi os donos das indústrias crescia e os operários ficavam na miséria. O lucro ficava na mão de poucos, cada vez crescia numero de pessoas na pobreza, nesse cenário caótico as família ver obrigado a trabalhar, os homens, as mulheres, os jovens e as crianças surgindo um problema social.

É possível ver as transformações aqui no Brasil em 1990 passa por uma crise dentro da economia e a família começa a sofre com os acontecimentos, os empregado trabalhava muito para ganhar pouco e junto vinha alguns efeitos dentro do contexto social, uma delas foi a alterações dentro da família.

Crescia uma economia acelerada e uma nova mudança pela busca do consumo de bens e serviços, caracterizado ainda pelo capitalismo. Na década de 90 vem Brasil crescendo em passo lento causando grande transtorno economia criando índices de desemprego, uma vez que a quantidade de empregos gerados pela economia não era suficiente para suprir as demandas de novos ingressos no mercado de trabalho. O desemprego era inevitável as pessoas passaram a viver abaixo da linha da pobreza, podendo contemplar que as mudanças experimentadas pelo mercado de trabalho brasileiro durante a última década levam o país a uma situação preocupante com relação aos seus indicadores sociais. O país vivendo em uma situação difícil começa neste momento a mulher começa a escrever uma nova historia no mercado do trabalho.

2.2. MULHER CONQUISTANDO SEU ESPAÇO

Apesar da virada do século XIX para o século XX, passaram por importantes processos de globalização, para a maioria da família brasileira a modernização não trouxe melhores condições de vida ao contrario, acabou acentuando as injustiças sociais com tantas modificações na conjectura família.

Com uma nova postura da mulher no mercado de trabalho, começa ter com um novo modelo família conjugal. Ainda existia naquele momento uma característica do modelo família tradicional no qual prevalecia o controle Da sexualidade feminina e sobressaiam as relações de classe, ou seja, o grau de desigualdade, contudo isso predominava a imagens do velho capitalista permanecia na vida delas.

Nas últimas décadas, várias mudanças ocorridas no plano socioeconômico-cultural pautadas no processo de globalização da economia capitalista, vêm interferindo na dinâmica, na organização e na estrutura familiar contemporânea. Nesse sentido e tendo como base o contexto sócio-histórico em que essa família foi concebida é possível dizer que no mundo contemporâneo a família passou a se constituir sob a ótica do mercado e do consumo. O impacto da contemporaneidade nas relações familiares tem várias mudanças sócio-econômicas provenientes do advento do capitalismo. Entra em cena uma nova família na esfera do trabalho, aonde uma área da vida influencia a outra, de forma negativo ou positiva. As atitudes, valores, as emoções e capacidade afetivas, qualificações e os comportamentos de uma mudança de vida.

2.3. PRECONCEITO UMA GRANDE BARREIRA

A tradição entre as experiências de trabalho exclusivamente masculino e não consideram as experiências femininas. As mulheres são muitas da vez julgada com um olhar preconceituosa aonde o seu direito não tem valor. Ocorrendo entorno de uma desigual de grande tamanho dentro de uma sociedade ainda marxista.

Diferentes do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com