TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Central Fundamentos de Administração

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

Neste módulo, conhecemos os conceitos básicos da Administração e das Organizações, apresentando de forma mais precisa, o significado dessa ciência e de suas práticas. Diante disso, escreva uma síntese relacionando o conteúdo apresentado com o contexto atual em que as organizações estão inseridas. Em suma, com suas palavras, aponte 3 fatores que devem ser considerados pelos gestores e empresários para garantir a sobrevivência e um bom desempenho das organizações em tempos de crise. Justifique cada fator apresentado.

Resposta:

A administração tem como principal objetivo estudar as organizações e as pessoas que nelas estão inseridas. A história da Administração, segundo Chiavenato (2014), inicia-se em 5000 A.C com os sumérios fazendo registros de suas atividades comerciais e governamentais. Porém, a Administração como conhecemos surgiu ao passo que a 1º Revolução Industrial transformava as organizações, tendo seu início por volta do final do século XVIII e início do século XIX onde houve mudanças importantes no modelo de produção, que passou de doméstico a industrial. Com a mudança de artesãos para as fábricas, foi-se criando a divisão de trabalhos e o trabalho remunerado por salários.

Através das transformações nas organizações foi-se criando teorias e ideias do que seria uma organização ideal e como administrá-las. Segundo Caravantes, Panno e Kloeckner (2005) as organizações apresentam algumas características como a divisão do trabalho, responsabilidades e poder a fim de organizar as atividades para alcançar um objetivo comum. Também deve ter um propósito que deve ser expresso em um ou mais objetivos, um centro de poder que precisa estar sempre atento às intervenções necessárias dentro da organização para que os objetivos estabelecidos sejam atingidos com êxito. Além do uso de tecnologia e conhecimentos específicos vinculadas a certas funções, segundo os autores, os êxitos devem ser vinculados às pessoas. Dentro das organizações complexas os três autores advertem que o grupo que compõe a organização precisa ser guiado por normas e ter o comportamento orientado para assim criar um ambiente previsível e estável. Outro conselho para desse tipo de organização é se especializar e direcionar a atenção e os esforços em um tipo de negócio.

A história da administração segue muito próxima das transformações na sociedade e dos modelos organizacionais. Um exemplo são as importantes transformações trazidas por meio da industrialização no século XX e neste século em 2020, as mudanças trazidas pela pandemia de COVID19. Com isso, o que é considerado um marco de desempenho pela administração torna-se um mapa que guia as empresas nas diversas mudanças estabelecidas pelo cenário criado pela pandemia e a crise econômica que se instalou logo em seguida. Pensando nesses pontos é percebido que há três fatores que ajudam na sobrevivência das empresas neste cenário atual que são: capacidade de inovar, posicionamento de marca e desenvolvimento de pessoas.

A capacidade de inovar é importante pois em um cenário em constante mudança, negócios e produtos tornam-se rapidamente obsoletos. É importante dedicar foco e energia para inovar nos negócios, na oferta de produtos, entendendo especialmente quais são as tendências e as novas necessidades que estão surgindo trazidas pelos consumidores. Um exemplo disso é o modelo de Delivery. Esta modelo nunca foi tão popular quanto agora, especialmente com o início da pandemia onde restaurantes tiveram que fechar as portas. O modelo se instalou de tal maneira que empresas como Extra encerraram as atividades porque não conseguiu lidar com a competição dos deliveries e dos atacados e não adaptou a sua operação a um modelo mais enxuto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com