TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Introdução ao Direito

Por:   •  11/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 11

1 (Introdução ao Direito 01) O Direito, conjunto de normas que disciplinam as condutas sociais, busca a coexistência pacífica dos indivíduos e, para que isso seja possível, as normas tem caráter impositivo, sendo garantidas pelo Estado, que aplica as sanções a cada um que infringe as suas normas. O Direito, então, possui regras de conduta, que disciplinam algumas relações sociais, influenciando o comportamento dos indivíduos. E essas relações sociais que importam para o Direito são as chamadas: 

A

Relações Matrimoniais

B

Relações Exteriores

C

Relações Comerciais

D

Relações Pessoais

E

Relações Jurídicas *********

F

Não marcar esta alternativa.

2 (Introdução ao Direito 01) Os negócios jurídicos, em regra, devem ser válidos. Todavia, é possível que estes negócios estejam “contaminados” com alguma irregularidade que possa comprometer a sua existência, ou seja, os negócios não produzem os efeitos desejados pelas partes. O negócio é ______________ quando falta algum elemento estrutural, como, por exemplo, o consentimento. 

A

Confirmável

B

Escusável

C

Anulável

D

Nulo

E

Inexistente *********

F

Não marcar esta alternativa.

3 (Introdução ao Direito 01) O Código Civil menciona e regula seis defeitos que viciam a vontade e, por conseqüência, tornam o negócio anulável: o erro, o dolo, a coação, o estado de perigo, a lesão e a fraude contra credores. Um destes defeitos ocorre quando o indivíduo, sob pressão ou ameaça injusta e grave, se vê obrigado a concordar com a prática de determinado ato, ou realizar um negócio, sob pena de sofrer prejuízo a sua pessoa, bens ou pessoa de sua família. Qual é o defeito? 

A

Dolo de Terceiro

B

Dolo

C

Erro Real

D

Erro

E

Coação  **********

F

Não marcar esta alternativa.

4 (Introdução ao Direito 01) A definição de negócio jurídico encontra-se estreitamente relacionada com o princípio da Autonomia Privada. Segundo este princípio, cada indivíduo tem a possibilidade de estabelecer as suas relações jurídicas com os demais, de acordo com a sua vontade e na medida dos seus interesses. O negócio jurídico constitui, por excelência, o instrumento jurídico apto a manifestar a vontade de cada um. Os Negócios Jurídicos possuem uma grande variedade de formas e classificações e uma delas é: negócios que resultam de vários atos com eficácia independente 

A

Coligados

B

Complexos   ***********

C

Acessórios

D

Fiduciários

E

Solenes

F

Não marcar esta alternativa.

5 (Introdução ao Direito 01) O art. 7º da Constituição Federal relaciona os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais e a doutrina atual não faz nenhuma distinção entre eles. Em meio aos direitos dos trabalhadores previstos constitucionalmente, não pode-se relacionar: 

A

os direitos relativos ao salário do empregador  ************

B

os direitos relativos ao repouso do trabalhador

C

os direitos relativos aos trabalhadores domésticos

D

o direito ao trabalho e à garantia do emprego

E

o direito à proteção do trabalhador

F

Não marcar esta alternativa.

6 (Introdução ao Direito 01) O direito tem um ciclo vital: ele nasce, desenvolve-se e extingue-se. Essas fases ou momentos decorrem de fatos que produzem efeitos jurídicos. São os chamados fatos jurídicos. Mas não são todos os fatos da vida humana que possuem relevância para o mundo jurídico. Os fatos jurídicos naturais ordinários são: 

A

os fatos relacionados com o homem, mas dependentes de sua vontade

B

os fatos relacionados com o direito consuetudinário

C

os fatos relacionados com a natureza, mas dependentes da vontade do homem

D

os fatos relacionados com o homem, mas independentes de sua vontade ***********

E

os fatos relacionados com a natureza

F

Não marcar esta alternativa.

7 (Introdução ao Direito 01) A disciplina de Introdução ao Direito oportuniza aos alunos da Administração e das Ciências Contábeis - e futuros gestores - conhecimentos teóricos, práticos e jurídicos, que embasarão competências essenciais para a resolução de questões empresariais. Assim, é possível afirmar:
1) o objetivo de todo gestor é buscar “resultados” (positivos é claro) para a empresa, e o melhor resultado é aquele que não tem - ou tem muito pouco - risco jurídico.
2) conhecendo e compreendendo o funcionamento do mundo jurídico o gestor tem mais e melhores condições de aumentar a assertividade das suas decisões.
3) as mudanças jurídicas que implicam na gestão empresarial, ocorridas nos últimos dez anos, exigem um profissional capacitado para atuar nas varias funções que envolvem a gestão empresarial no contexto da realidade jurídica brasileira e vice-versa. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (371.5 Kb)   docx (81.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com